PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conhecimento, tempo e a vida

3 participantes

Ir para baixo

Conhecimento, tempo e a vida Empty Conhecimento, tempo e a vida

Mensagem por Kasiorowski Dom 27 Set 2020, 17:25

Olá pessoas queridas, como vocês estão?

Ultimamente venho repensando tudo em minha vida, sempre voltado aos estudos.
Reconheço que sou um alfabeto funcional, gosto de aprender e quero entender tudo o que nos rege. Esse é o verdadeiro problema, meu objetivo é estudar medicina na melhor faculdade do Brasil, conquistando essa vaga pelo SISU, mas não quero me limitar a estudar apenas o necessário para a prova.

Como ser humano eu sinto a necessidade de entender cálculo, saber filosofia, ser pensante!
Essa ideia de se aprofundar em tudo tem sido díficil, enquanto eu posso estudar matemática pelo livro de 3 volumes do Iezzi eu desejo criar base na matemática elementar pelos 11 volumes do mesmo autor, para depois me aprofundar no material dos russos, peruanos etc.

Se meu intelecto vai subir? Muito, até mais do que é necessário para um médico. Mas isso ocupa tempo, se posso ser aprovado em 1 ano e meio, talvez esse tempo dobre, a vantagem é que vou me garantir em qualquer vestibular desse Brazilzão.

Resumidamente, estou tendo que escolher entre focar, estudando para uma prova, ou então ampliar meu conhecimento em várias áreas, saindo de foco e me aprofundando totalmente no assunto. 

Espero que vocês tenham entendido a ideia.
E lembre-se, a sua opinião é tão importante que talvez possa mudar todo o curso da minha vida, obrigado.

Grande abraço!

Kasiorowski
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 24/09/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecimento, tempo e a vida Empty Re: Conhecimento, tempo e a vida

Mensagem por _Arthur_ Dom 27 Set 2020, 17:44

Voce ja começou a estudar? Voce parece mais preocupado com status do que com de fato aprender. A propria Susane Ribeiro passou no ITA e em Medicina na USP sem nunca ter tocado em livros russos/peruanos. Ela mesma diz que quem usa esses livros nem passa, pois eles estao preocupados em ostentar, não em aprender. Veja os videos da Susane para se referenciar.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecimento, tempo e a vida Empty Re: Conhecimento, tempo e a vida

Mensagem por Emanuel Dias Dom 27 Set 2020, 18:32

_Arthur_ escreveu:Voce ja começou a estudar? Voce parece mais preocupado com status do que com de fato aprender. A propria Susane Ribeiro passou no ITA e em Medicina na USP sem nunca ter tocado em livros russos/peruanos. Ela mesma diz que quem usa esses livros nem passa, pois eles estão preocupados em ostentar, não em aprender. Veja os videos da Susane para se referenciar.


Olá Arthur.


Eu discordo bastante. Entendo o ponto do Kasiorowski, ele não quer estudar para passar em medicina, no no ITA e no IME,  e aparecer em notícias no G1, ele quer aprender esses assuntos porque, tem legítimo interesse, pelo menos foi o que eu deduzi do texto.

O caso da Suzane, não tem como negar que é uma pessoa incrível, mas eu acho que no caso dela, pela sua ótica sim seria um caso de status, não me parece que ela é apaixonada nem por medicina nem por engenharia, mas passou em ambos fazendo somente o necessário. Não to dizendo que fazer o necessário é fácil, mas me parece comodismo, isso sim me parece querer status (não todo mundo, não estou generalizando). Obvio que tem casos de pessoas que tem uma condição muito difícil, nesse caso é perfeitamente aceitável. Eu não vi o video da Suzane falando isso, mas acredito que ela não generalizou, espero eu, acho ela realmente muito incrível, mas nem todo mundo é assim.

Acho que um profissional com a mentalidade como a do Kasiorowski é um profissional que se destaca em qualquer que seja a área, e não se acomoda em simplesmente fazer somente o necessário.

Kasiorowski eu acho que entendo bem como é isso, essa vontade de querer se aprofundar em tudo, de aprender de tudo, eu acho que essa virtude  que o vestibular deveria valorizar, mas não da para deduzir isso das pessoas, então não daria cento né. Mas como não é assim que a vida funciona, o que eu acho que seria melhor para você, como está na idade do vestibular, seria realmente focar nos assuntos da prova, ainda mais porque você vai tentar em um dos mais concorridos, depois que conseguiu isso, tem a vida toda para aprender cálculo, biologia, filosofia, programação, qualquer coisa que te agrade.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Kayo Emanuel Salvino e Kasiorowski gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecimento, tempo e a vida Empty Re: Conhecimento, tempo e a vida

Mensagem por Kasiorowski Dom 27 Set 2020, 19:51

Olá Arthur, agrdeço pelo seu comentário mas...sinto muito. Você está totalmente equivocado. 

Sim, já comecei a estudar e não, eu não me preocupo com status. O que me interessa aqui é o conhecimento em si próprio, dei exemplos de livros que conheço e são bem falados. Desculpe se me expressei errado. 

O ponto que levantei é: Vale a pena dedicar um tempo maior para investir em um conhecimento aprofundado sendo que com o "básico" eu consigo fazer a prova? 

A questão deve ser: Estudar para fazer uma mísera prova ou então aprender o conteúdo para a vida? Dúvida cruel.

Uma coisa que me deixa perplexo é essa ideia de querer estudar para fazer uma prova. Sua aprovação não deveria ser apenas uma consequência dos seus estudos? Eu penso que devemos ter prazer em estudar, pelo poder que isso trás, e não pelo papel. 

Fica a reflexão.

Sim, conheço a Susane, grande mulher. Ela me mostrou que Eng. Aeroespacial não é tudo aquilo que eu via. 

Abraço Very Happy

Kasiorowski
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 24/09/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecimento, tempo e a vida Empty Re: Conhecimento, tempo e a vida

Mensagem por Kasiorowski Dom 27 Set 2020, 20:00

Olá Emanuel

É exatamente isso, não consigo me contentar apenas com o necessário, desejo sempre mais e é assim que eu sou.

Preciso avaliar com muito cuidado essa ideia, talvez seja melhor me preparar para fazer a prova, porém, de forma aprofundada (sem exageros), que torne o estudo mais prazeroso. 


Tenho uma vida pela frente, muito tempo para aprender matemática, física, filosofia, até mesmo em uma segunda, terceira graduação. 

Agradeço pelo seu comentário! ;D

Estou aberto para novas ideias.

Kasiorowski
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 24/09/2020

Emanuel Dias e mao_sun gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecimento, tempo e a vida Empty Re: Conhecimento, tempo e a vida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos