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Nietzsche

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Mensagem por Ceruko Seg 07 Set 2020, 09:00

“Não existe contraposição maior à exegese e justificação puramente estética do mundo [...] do que a doutrina cristã, a qual é e quer ser somente moral, e com seus padrões absolutos, já com sua veracidade de Deus, por exemplo, desterra a arte, toda arte, ao reino da mentira – isto é, nega-a, reprova-a, condena-a.” NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia, ou helenismo e pessimismo. – “Tentativa de autocrítica”. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 19. Nessa passagem, Nietzsche


A)apoia a valorização moral da obra de arte, negando que seja possível obras de arte divergentes da moral cristã.


B)defende uma arte verdadeira, contra a arte cristã, que adere à mentira, pois não passa de uma moral.

C)concebe que os padrões absolutos do cristianismo são supra estéticos, suprassensíveis, e por isso valorizam a arte.

D)critica a concepção moral da existência em defesa do caráter sensível, estético do mundo, tal como se configura na arte.



Alguém poderia me dar a luz nessa questão? Não entendi quase nada acerca da alternativa D, a qual é o gabarito. O que seria um caráter sensível? Estético do mundo?Agradeço desde já!


Última edição por Ceruko em Seg 07 Set 2020, 09:01, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Formatação)
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Mensagem por BatataLaranja345 Seg 07 Set 2020, 12:02

Olá Ceruko! Bom dia amigo! Vamos lá:

Eu diria a você que é a Letra D o gabarito, por isso te peço agr: se você conseguir o gabarito depois, mande aqui neste mesmo tópico!

Bom, vamos lá: lendo o texto, percebe-se que Nietzsche critica a religião católica, usando da exegese, isto é, a exegese é uma explicação ou interpretação crítica de um texto, no caso da sua dúvida e na maioria das vezes, um texto religioso; e isso se percebe bem, nesse texto! Percebe-se nesse texto que: "Não existe contraposição maior à exegese e justificação puramente estética do mundo do que a doutrina cristã". Veja que ele fala para nós que não existe uma crítica maior e com base em uma justificação totalmente estética(e isso eu quero dizer, no caso, ao humano em si, não sendo físico, mas mental) do que a doutrina imposta pelos cristãos!

Antes de irmos para a Letra D: o caráter, segundo a psicologia em si, é uma personalidade, sendo único a cada indivíduo, no caso filosófico, não tenho muita certeza do que seria, mas creio ser algo bem parecido! A parte estética do mundo, de acordo com o texto, seria muito a mente humana, ou seja, a análise da mesma. Tanto que, de acordo com Nietzsche, a doutrinação cristã iria completamente contra essa estética!

Agora, veremos as alternativas:
- Letra A) Nietzsche não apoia a valorização moral da arte, ele a critica!
- Letra B) Olha, nessa alternativa, eu não diria que o texto se refere a arte cristã como sendo algo mentiroso e somente na área moral; pois ele fala da doutrina cristã e essa desmente a arte verdadeira.
- Letra C) Realmente, pelo texto, percebe-se que a doutrinação cristã considera sua arte como sendo algo suprassensível, ou seja, algo que vai além da perpeção dos sentidos humanos. Porém, Nietzsche crítica a doutrinação e a Igreja Católica não valoriza a arte em geral, como fala a alternativa, e sim somente aquela relacionada ao cristão!
- Letra D) Eu diria a você que essa é a resposta!

Olha Ceruko, essa questão foi difícil. Posso ter errado ou não, mas ao meu ver, é a letra D a resposta! Espero ter te ajudado! Vlw! Abraços! cheers
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Mensagem por Ceruko Ter 08 Set 2020, 11:37

De fato, o gabarito da questão é a alternativa D.
Eu tinha optado pela alternativa B  mesmo essa sendo um pouco radical na passagem : "defende uma arte verdadeira"- algo não mencionado no texto-.

Porém, em relação a alternativa D, ainda me restou uma dúvida:  O "caráter sensível" seria meio que a realidade Apolínea defendida por Nietzsche? A valorização da vida?
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Mensagem por BatataLaranja345 Ter 08 Set 2020, 13:30

A alternativa B era uma forte candidata, porém, devido a expressão forte: "arte verdadeira" ela se tornou falsa pois, como vc mesmo disse, não é mencionado nada no texto!

Com relação a sua dúvida Ceruko, eu não posso e nem devo me alongar muito, pois ainda não aprendi o Apolíneo e nem o Dionisíaco; entretanto eu pesquisei a respeito e cheguei a uma conclusão de que esse "caráter sensível" está sim relacionado a realidade Apolínea, aquela que irá retratar a razão e o racional. Inclusive, Nietzsche retrata isso em seu livro: O Nascimento da Tragédia.

Espero que tenha conseguido resolver todas as suas dúvidas! Se ainda tiver alguma, fale aqui novamente! Vlw! Abraços amigo! cheers
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Mensagem por Ceruko Ter 08 Set 2020, 14:18

Agora sim, sem dúvidas!
Obrigado, amigo!
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