PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EESC ou Poli

4 participantes

Ir para baixo

EESC ou Poli Empty EESC ou Poli

Mensagem por NinjaQuadratico Dom Set 06 2020, 11:11

A inscrições da Fuvest começaram eu preciso da ajuda de vcs aqui do fórum. Estou em dúvida entre a poli e a EESC, eu sei que ambas são excelentes, mas o que me preocupa são as notas de corte.
As notas da eesc são um pouco mais baixas do que as da poli, no entanto a poli é a poli né, mas como eu já to no meu quarto ano de estudos pra vestibular, preciso de algo mais garantido. E esse ano eu já passei em engenharia mecânica na UFF mas como as aulas só começam ano que vem, acabou que dando pra prestar vestibular mais uma vez. Caso eu decida realmente entre uma das duas, terei que cancelar a matrícula pra estudar pra segunda fase da Fuvest, e assim ficando a mercê de uma das duas. Ai se eu não passo, fico só com a incerteza do enem, o que não garanti que eu consiga entrar novamente na UFF, o que vcs do fórum recomendam ? 
Cursos pretendidos: eng mecânica, eng mecatrônica ou outra eng que envolva tecnologia.
NinjaQuadratico
NinjaQuadratico
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 27/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

EESC ou Poli Empty Re: EESC ou Poli

Mensagem por Elcioschin Dom Set 06 2020, 12:33

Meu filho fez Engenharia Mecatrônica na EESC na 1ª turma.
Ficou entusiasmado com o curso e saiu de lá capacitado, com estágio na J&J em São José dos Campos. Após obter o diploma foi efetivado no ato.
Após um ano inscreveu-se para um mestrado em Engenharia Aeroespacial na França. Foi aceito depois de enviar currículo com suas notas na USP e conhecimentos de inglês (língua do mestrado, mesmo na França).

Isto demonstra que sua graduação na EESC foi muito boa.

Um dado adicional: São Carlos é uma ótima cidade para estudantes, devido a EESC e UFSCAR e múltiplas empresas de tecnologia que contratam vários recém-formados.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

NinjaQuadratico gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

EESC ou Poli Empty Re: EESC ou Poli

Mensagem por NinjaQuadratico Dom Set 06 2020, 12:45

Muito bom saber disso, o que me preocupava também é a localidade, morei um tempo no Butantã do lado da cidade universitária, e não me agradou muito, além da muvuca do centro tinha um custo de vida muito alto o que limitava um pouco as coisas.
NinjaQuadratico
NinjaQuadratico
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 27/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

EESC ou Poli Empty Re: EESC ou Poli

Mensagem por Elcioschin Dom Set 06 2020, 14:59

Exatamente devido a isto meu filho escolheu a EESC.

Lá existe muita oferta de moradias para estudantes (apart., casas para repúblicas, etc).

A parte de alimentação também é bastante variada e com preços acessíveis.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

NinjaQuadratico gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

EESC ou Poli Empty Re: EESC ou Poli

Mensagem por marcosprb Dom Set 06 2020, 18:29

Eu também estava com essa dúvida, mas optei pela Poli.
O curso que eu quero (computação) é quadrimestral na Poli, ou seja, há módulos de aulas e estágios intercalados desde o terceiro ano. Na EESC o curso é semestral.

A EESC vai ficar como uma segunda opção via Sisu, com a vantagem de que na USP São Carlos é possível fazer transferências internas do tipo Licenciatura em Ciências Exatas para Engenharia de Computação.
E acredito que depois de ir para computação, é possível ir para outra engenharia.
É só um artifício caso não atinja a nota de corte.

A questão da moradia também é uma preocupação minha.
Se eu não conseguir os auxílios estudantis na Poli vai ser bem complicado de me sustentar.
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

NinjaQuadratico gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

EESC ou Poli Empty Re: EESC ou Poli

Mensagem por rtachinardi Dom Set 06 2020, 20:46

Faço engenharia de computação na Poli, aqui https://drive.google.com/file/d/1hfsKI8I8_Bu9ait2TG1axj9Skir3MApX/view?usp=sharing tem um link para um texto sobre porque escolher a Poli escrito pelo presidente do nosso grêmio.

Sobre suas escolhas de curso: mecânica e mecatrônica são dois dos cursos mais difíceis de se passar na fuvest pela Poli, dá uma olhada em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] pra comparar os cursos. (tem alguns da eesc tbm)

Algumas coisas a se conisderar:
- São Carlos tem custo de vida mais barato, e é uma cidade universitária com várias festas e eventos super legais pra essa fase da vida. 
- São Paulo é o coração econômico do Brasil, então você encontra estágios mais bem pagos e diversos, e através de grupos de extensão da faculdade você consegue aproveitar isso pra visitar e interagir com muitas empresas. Fazendo Poli você consegue, com relativa facilidade, sair trampando em basicamente tudo que você puder imaginar, de videogames à bancos, passando por aviões, carros, drones e até no setor público. Em São Carlos isso também seria possível, mas São Paulo facilita muito as coisas, especialmente pro estágio.
- A interação entre as engenharias da Poli também é maior do que na EESC: especialmente nos primeiros anos, os quase 1000 alunos que entram com você tem muitas oportunidades pra se conhecerem
- Há um fundo patrimonial (o amigos da poli) que financia projetos na Poli e impacta muito nossa vivência. Desde melhorar um laboratório, financiar uma startup ou um grupo de extensão e até providenciar cursos gratuitos e muito bons
- Você também vai ter um contato maior com pessoas de outros cursos e mais possibilidades de fazer matérias optativas em institutos bem diferentes, seja com medicina, psicologia, matemática ou até letras
- A cultura de grupos de extensão da poli (grupos organizados por alunos para atividades extracurriculares que podem ser desde drones até teatro, passando por mercado financeiro, carros e muito mais) é muito forte, e esses grupos são uma das melhores coisas que você vai fazer durante o curso. São Carlos também tem isso, mas a seriedade com que os grupos são levados por aqui na poli é diferente, e a variedade também é maior.

rtachinardi
Padawan
Padawan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 30/05/2017
Idade : 21
Localização : barueri SP BR

NinjaQuadratico gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

EESC ou Poli Empty Re: EESC ou Poli

Mensagem por marcosprb Seg Set 07 2020, 09:33

Rtachinardi, você sabe se a unicamp também tem muitos grupos de extensão ? Não achei muitas informações sobre isso.
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

EESC ou Poli Empty Re: EESC ou Poli

Mensagem por rtachinardi Seg Set 07 2020, 09:46

A Poli/USP tem mais que a Unicamp, que tem um pouco mais que as de São Carlos. Mas o que mais pesa é que o pessoal da Poli geralmente leva os grupos mais a sério

rtachinardi
Padawan
Padawan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 30/05/2017
Idade : 21
Localização : barueri SP BR

marcosprb gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

EESC ou Poli Empty Re: EESC ou Poli

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos