Direção da força magnética
2 participantes
Página 1 de 1
Direção da força magnética
Na figura, apresenta-se um elétron inicialmente em movimento retilíneo e uniforme no vácuo, na direção e sentido indicados pelo eixo z. Ao passar pela origem 0 dos eixos cartesianos, uma corrente elétrica de valor constante i é estabelecida no fio condutor que se encontra no plano yz e paralelo ao eixo z.
Nessas condições de movimento, é previsível que o elétron
(A) sofra ação de uma força de direção igual à do eixo x, no sentido de seus valores positivos.
(B) sofra ação de uma força de direção igual à do eixo x, no sentido de seus valores negativos.
(C) sofra ação de uma força de direção igual à do eixo y, no sentido de seus valores positivos.
(D) sofra ação de uma força de direção igual à do eixo y, no sentido de seus valores negativos.
(E) não sofra efeitos da corrente i, seguindo na direção do eixo z, sem alteração de sua velocidade.
Em minha resolução eu acho como resposta a alternativa A.
Pela regra da mão direta acho o sentido do campo criado pelo fio , entrando na pagina abaixo do fio e saindo da pagina acima do fio. Nesse sentido o campo onde V está imerso está saindo da página .A partir dai uso a regra do tapa para cargas negativas. Achando a Fmag no eletron seguindo a direção do eixo X de baixo p cima .
Qual o erro do meu raciocínio??
Nessas condições de movimento, é previsível que o elétron
(A) sofra ação de uma força de direção igual à do eixo x, no sentido de seus valores positivos.
(B) sofra ação de uma força de direção igual à do eixo x, no sentido de seus valores negativos.
(C) sofra ação de uma força de direção igual à do eixo y, no sentido de seus valores positivos.
(D) sofra ação de uma força de direção igual à do eixo y, no sentido de seus valores negativos.
(E) não sofra efeitos da corrente i, seguindo na direção do eixo z, sem alteração de sua velocidade.
Em minha resolução eu acho como resposta a alternativa A.
Pela regra da mão direta acho o sentido do campo criado pelo fio , entrando na pagina abaixo do fio e saindo da pagina acima do fio. Nesse sentido o campo onde V está imerso está saindo da página .A partir dai uso a regra do tapa para cargas negativas. Achando a Fmag no eletron seguindo a direção do eixo X de baixo p cima .
Qual o erro do meu raciocínio??
powermetal- Jedi
Re: Direção da força magnética
O elétron em movimento implica numa corrente elétrica i' no sentido do eixo z negativo.
Tudo se passa, portanto, como se fossem dois fios paralelos, conduzindo correntes opostas i, i'
Vai surgir uma força entre eles, de repulsão: o elétron vai sofrer um força na direção do eixo y negativo.
Sugiro ler teoria sobre "Força entre dois fios paralelos, conduzindo corrente elétrica"
Tudo se passa, portanto, como se fossem dois fios paralelos, conduzindo correntes opostas i, i'
Vai surgir uma força entre eles, de repulsão: o elétron vai sofrer um força na direção do eixo y negativo.
Sugiro ler teoria sobre "Força entre dois fios paralelos, conduzindo corrente elétrica"
Elcioschin- Grande Mestre
O que eu n estou conseguindo entender bem é esse sentido dos eixos . Ao passar pela origem ,conforme a figura, o eletron não está caminhando para os sentidos crescente de z . Tendo então velocidade no sentido positivo? Pois a corrente criada por um eletron em movimento tem a msm direção de sua velocidade . E assumiria a configuração de fios paralelos com correntes de msm sentido.Elcioschin escreveu:O elétron em movimento implica numa corrente elétrica i' no sentido do eixo z negativo.
Não estou conseguindo entender pq nesse caso a corrente criada pelo eletron deve ter direção diferente de sua velocidade , para se chegar a resposta , Poderia me ajudar?
powermetal- Jedi
Não meu caro: o sentido da velocidade do elétron está mostrado na figura.
Por definição, o sentido da corrente convencional i' é oposto ao do movimento das cargas negativas, logo tem sentido oposto ao da velocidade.
Você precisa dar uma lida na teoria básica sobre as convenções dos sentidos das corrente de cargas positivas e negativas.
Por definição, o sentido da corrente convencional i' é oposto ao do movimento das cargas negativas, logo tem sentido oposto ao da velocidade.
Você precisa dar uma lida na teoria básica sobre as convenções dos sentidos das corrente de cargas positivas e negativas.
Elcioschin- Grande Mestre