Eclipse lunar
3 participantes
Eclipse lunar
"Um eclipse lunar demonstra que a Terra é esférica devido à forma circular da projeção da Terra em seu disco".
Alguém pode me explicar essa afirmação? Eu não consegui "visualizar" na mente o que seria esse "disco"?
Alguém pode me explicar essa afirmação? Eu não consegui "visualizar" na mente o que seria esse "disco"?
RAFA&L- Estrela Dourada
Elcioschin- Grande Mestre
Re: Eclipse lunar
Elcioschin, mas você concorda com a afirmação? No seu desenho eu vejo um arco de circunferência. Então como concluir que é a sombra de uma esfera e descartar que possa ser a sombra de um círculo? É porque nesse desenho que você fez não estão representados os aspectos nas três dimensões espaciais?
Rory Gilmore- Monitor
Entendi, Elcio! obrigado!
Mas ai eu fico com a mesma dúvida que o Rory: como eu descarto a possibilidade da terra ser plana e circular só com base nessa avaliação da sombra??
Mas ai eu fico com a mesma dúvida que o Rory: como eu descarto a possibilidade da terra ser plana e circular só com base nessa avaliação da sombra??
RAFA&L- Estrela Dourada
Na minha mensagem eu me limitei a responder a pergunta sobre o que seria o disco da Lua.
Quanto a afirmação, ela por si só não prova que a Terra é esférica. Poderia ser, por exemplo como um disco fino de papelão para apoio de um copo de chope.
Precisamos de algo mais para provar a esfericidade:
Notem que a figura que mostrei representa apenas a foto de um determinado instante do eclipse.
Mas lembrem-se que a Terra gira em torno de seu próprio eixo, com um período de 24 h
Continuando a girar, se a Terra fosse um disco (com espessura h), chegaria um instante em que a sombra seria apenas uma linha reta, com a espessura h do disco
Mas não é isto o que vemos na prática: Em qualquer eclipse, com qualquer duração, a forma da sombra é sempre circular.
Quanto a afirmação, ela por si só não prova que a Terra é esférica. Poderia ser, por exemplo como um disco fino de papelão para apoio de um copo de chope.
Precisamos de algo mais para provar a esfericidade:
Notem que a figura que mostrei representa apenas a foto de um determinado instante do eclipse.
Mas lembrem-se que a Terra gira em torno de seu próprio eixo, com um período de 24 h
Continuando a girar, se a Terra fosse um disco (com espessura h), chegaria um instante em que a sombra seria apenas uma linha reta, com a espessura h do disco
Mas não é isto o que vemos na prática: Em qualquer eclipse, com qualquer duração, a forma da sombra é sempre circular.
Elcioschin- Grande Mestre
Muito boa explicação, excelente!
Rory Gilmore- Monitor