Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EEAR - cfs-b 1-2/2014

3 participantes

Ir para baixo

EEAR - cfs-b 1-2/2014 Empty EEAR - cfs-b 1-2/2014

Mensagem por L. José Sex 07 Ago 2020, 08:09

Na distribuição de água potável em uma cidade, utiliza-se um grande reservatório situado em um local elevado, e deste reservatório saem os canos que estão ligados às caixas d’água das residências em níveis abaixo deste. Esta forma de distribuição é explicada pelo princípio de __________ ou dos vasos
comunicantes.

a) Pascal
b) Stevin
c) Clapeyron
d) Arquimedes

Gabarito: b)

OBS: Poderiam explicar como o princípio de Stevin se aplica na forma de distribuição de água dita na questão? Conheço o princípio de Stevin e os vasos comunicantes mas não sei como se aplicam nessa situação.

L. José
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

EEAR - cfs-b 1-2/2014 Empty Re: EEAR - cfs-b 1-2/2014

Mensagem por BatataLaranja345 Sex 07 Ago 2020, 10:07

Olá L. José! Bom dia! Vamos lá

Se você conheçe e entende a teoria dos vasos comunicantes, ou o Princípio de Stevin, você sabe que: independente do formato do vaso, os fluidos analisados possuirão a mesma altura. Agora, vamos levar essa teoria a vida real:

A questão diz que há um reservatório no alto da cidade, que a abastece; e desse reservatório saem vários canos que são ligados as caixas d'água das residências. Agora, veja bem: supondo que eu more numa casa de 3 andares, logo, minha caixa d'água fica lá em cima; portanto, o meu cano deve ser muito longo, ou então ele deve ser virado para esquerda ou para a direita em alguns pontos, dependendo, é claro, do formato da casa

E, supondo que você more em um apartamento. A sua caixa d'água fica no térreo, junta com inúmeras outras, porém, você mora no 5º andar; logo, o cano deve seguir um determinado trajeto com um determinado formato até a sua caixa d'água, e de lá, seguir outro caminho até o seu apartamento.

Espero que tenha conseguido entender... Vlw! Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Elcioschin Sex 07 Ago 2020, 10:18

A caixa d'água superior e a caixa d'água inferior são vasos.
Existe uma tubulação que interliga ambas, permitindo fluxo de água entre elas, logo os vasos são comunicantes.

Como a água do vaso superior tem emergia potencial gravitacional maior do que a inferior, se for aberta uma válvula na residência a água vai fluir.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste fórum