PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM 2019 PPL

2 participantes

Ir para baixo

ENEM 2019 PPL Empty ENEM 2019 PPL

Mensagem por _Arthur_ Qui 09 Jul 2020, 22:28

Adesão da Alemanha à Otan
A adesão da Alemanha Ocidental à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) há 50 anos teve como pano de fundo o conflito entre o Ocidente e o Leste da Europa e o projeto da integração europeia. A adesão da República Federal da Alemanha foi um passo importante para a reconstrução do país no pós-guerra e abriu o caminho para a Alemanha desempenhar um papel relevante na defesa da Europa Ocidental durante a Guerra Fria. 
Otan discute medidas para deter os jihadistas no Iraque e na Síria.
O regime de terror imposto pelos islamitas radicais no Oriente Médio alarma a Otan tanto ou mais que a Rússia, ainda que a estratégia para detê-los ainda seja difusa. O avanço do chamado Estado Islâmico, que instalou um califado repressor em zonas do Iraque e da Síria, comandou boa parte das reuniões bilaterais que mantiveram os líderes da organização atlântica no País de Gales. 

As diferentes estratégias da Otan, demonstradas nos textos, são resultantes das transformações na:

a) composição dos países-membros.

b) localização das bases militares.

c) conformação do cenário geopolítico.

d) distribuição de recursos naturais.

e) destinação dos investimentos financeiros.​

Gabarito:
Spoiler:
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2019 PPL Empty Re: ENEM 2019 PPL

Mensagem por Pedro Celso Silva Sex 10 Jul 2020, 00:06

Aqui,precisamos ver os bastidores,o pano de fundo,o "por baixo dos holofotes".
Vamos lá!
O capitalismo foi criado no século 18. No século 19,Karl Marx apresentou ao mundo,a ideia do socialismo. O capitalismo ficou por um bom tempo restrito às grandes industrializações de Inglaterra e França,que tinham acúmulo de capital, indústria, mercado consumidor,área de fornecimento de matérias primas e mão de obra. Porém, haviam países que queriam se industrializar,queriam matérias primas e não tinham. Então, queriam pegar de quem tinha (Alemanha,Itália,Império Austro Húngaro e Turco Otomano).
A Alemanha queria construir uma estrada de ferro de Berlim até Bagdá,para ter acesso ao petróleo de Bagdá. Bagdá é a capital do Iraque,e naquele momento,o Iraque era colônia inglesa. Muito bem,a Alemanha arrumou um pretexto de unir os países germânicos para fazer esse caminho e essa estrada. Ao mesmo tempo,na Rússia,queria ter acesso a portos quentes. Porto na Rússia congela e isso atrapalha a economia (dificulta importação e exportação). A Rússia queria unir os países eslavos para ter acesso a portos quentes ali na Sérvia. Os interesses se chocavam e houve a Primeira Guerra Mundial.
Um adendo,a Rússia,até ali (1905),e no caso (1914),era um país feudal,mesmo a prática tendo sido quase extinta há 600 anos. O czar russo tinha praticamente toda a riqueza do país,enquanto o povo passava fome. O czar se envolveu em guerras inúteis (Russo Japonesa) que criaram um clima maior de insatisfação. Isso gerou protestos,duramente reprimidos. O russo que passava fome,começou a achar que o capitalismo era uma farsa. As ideias contrárias ao capitalismo de Marx começaram a ganhar força na Rússia. A Alemanha,sabia disso e jogou verde. A Alemanha colocou Vladimir Lenin num trem e encheu ele de dinheiro e mandou ambos para a Rússia.
Ocorreu a Revolução Russa. A Rússia saiu da Guerra. A Rússia virou socialista em 1922. O mundo inteiro ficou com medo. A Primeira Guerra Mundial acabou,a Alemanha perdeu e foi obrigada a pagar caras indenizações e ainda teve que assinar um humilhante tratado de Versalhes. A Itália mudou de lado na guerra,porque os ingleses prometeram doar terras na África a eles. Era mentira a a Itália se enfureceu. Os EUA,enriqueceram-se e venceram a guerra,consolidando o capitalismo mundial. Mais da metade de todos os produtos industrializados eram fabricados nos EUA. Com a Rússia virando socialista em 1922,isso era um perigo ao capitalismo (vai que a moda pega?). Até que,em 1929,ocorre a quebra da Bolsa de Nova York e o capitalismo mundial fique ameaçado. O mundo todo entra em grave recessão econômica. Inclusive,essa recessão pelo Covid 19 é mais grave do que essa quebra da bolsa de NY.
A Alemanha começa a ouvir discursos de vingança e revanche aos países que a derrotaram na I Guerra. A Alemanha começa a querer vingança dos capitalistas,que causaram essa crise econômica nela. Itália também. Ao mesmo tempo,os populares começam a ficar seduzidos com o socialismo. A URSS fez propaganda de que a vida no socialismo,era muito boa e muito feliz,usando e abusando do argumento de que, a URSS não sofreu com a quebra da Bolsa de NY. Com isso,governos totalitários crescem. Ocorre a II Guerra,que é uma vingança à primeira.
A Segunda Guerra acaba. A URSS invade a Alemanha e a guerra acaba. Os países ocupados pela URSS são forçados a virarem zona de influência,área de fornecimento de matérias primas e mercado consumidor socialista. Isso inclui,todo o Leste Europeu e Alemanha Oriental,menos a Grécia e a Iugoslávia. Consequentemente,os locais aonde os Aliados Ocidentais libertaram,viram zona de influência capitalista,dentre eles a Alemanha Ocidental. Havia um temor entre 1945 até 1991,de que o mundo socialista invadisse o mundo capitalista e ocorresse a guerra nuclear.
A OTAN é uma organização militar entre EUA,Canadá e esses países da Europa Ocidental para se defender dessa possível invasão da URSS. Ao mesmo tempo,a URSS achava que o mundo capitalista iriam invadir o mundo socialista,e criou a "OTAN deles". Nome dela? Pacto de Varsóvia. Extinto em 1991.
Já ouviu o provérbio: o inimigo do meu inimigo é o meu amigo?
O Estado Islâmico (ISIS) é um grupo terrorista assustador,que não tem lei,que mata indiscriminadamente todo mundo. Por isso,a OTAN quer salvar o mundo e foi lá intervir contra ele. Ele se localiza no Iraque e na Síria. O inimigo nao é mais o russo do outro lado do Muro de Berlim,ou na Rússia,ou no Leste Europeu. E nem militares russos que ficam ameaçando pilotos suecos. A URSS acabou em 1991. Agora,são terroristas do Oriente Médio. Agora são piratas somalis. Agora são ditadores na África (Muammar Kadafi),(Bashar Al Assad).
Inclusive,a Rússia era inimiga entre 1945-1991. A Rússia,trabalhou junto com a OTAN para resolver a Guerra na Bósnia (1992-1995),a Guerra no Kosovo (1999). A Rússia permitiu o envio de forças militares a partir de 2015 para destruir o Estado Islâmico na Síria e no Iraque,junto com a OTAN (sua inimiga de outrora)

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

_Arthur_ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos