Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Minha trajetória até passar em MEDICINA e LIÇÕES

+5
Mateus Meireles
Emanuel Dias
JMão
danielfogao
Dr.Astro
9 participantes

Ir para baixo

Minha trajetória até passar em MEDICINA e LIÇÕES       Empty Minha trajetória até passar em MEDICINA e LIÇÕES

Mensagem por Dr.Astro Sex 24 Abr 2020, 09:52

Olá caros amigos do fórum. Venho aqui de imensa gratidão agradecer a todos os componentes deste fórum que me ajudaram na minha preparação para o ENEM de 2019. Eu passei em Medicina na Universidade Federal do Goiás e sou muito grato por todo o conhecimento e democratização que esse site me permitiu. Sou oriundo de escola pública, e estudei para o ENEM em casa. 
Minhas 514 mensagens(até o dia da postagem deste tópico) foram na maioria de perguntas, mas muitas também de respostas. E todas essas mensagens foram responsáveis por acimentar minhas bases do conhecimento para conseguir enfrentar as provas. Enfim, eu tenho muito a dizer para vocês e quero ajudar os que estão nessa caminhada. Por isso vou listar algumas dicas, lições e métodos que aprendi... Aah não posso esquecer de agradecer os mestres que foram os principais responsáveis por tudo o que aprendi. Obrigado ao grande mestre Elcioschin(você é incrííííível, se eu tivesse metade do seu conhecimento em matemática eu gabaritava todas as provas), ao grande Pedro Celso Vieira, ao brilhante Medeiros, ao inteligentíssimo Mateus Meireles, ao esperto Emanoel Mendonça, e a muitos outros que compõem este fórum. Nunca deixem este fórum morrer! Ele está mudando a vida de muitas pessoas, assim como mudou a minha. MUUUUUITO OBRIGADO. Vocês são incríveis incríveis incríveis.

Enfim, vamos às dicas, lições e métodos que aprendi:

1) Não se preocupem com o tempo. O tempo é muito relativo para cada um. Alguns vão demorar para passar e outros não. Por isso, respeitem a vocês mesmos e se dediquem. Eu estudei durante uns 5 meses(comecei a estudar na semana em que criei minha conta no fórum: 12/06/2019) para o ENEM. É um tempo relativamente curto. Mas não se espelhem em tempo de ninguém ou não acham que você estão atrasados. Procurem não se comparar ou querer a todo momento superar o outro e sim busquem superar a vocês mesmos todos os dias.

2) Meu pilar do conhecimento veio através de exercícios(por isso que amo tanto esse fórum). Esse fórum respondeu muito das minhas perguntas. Entretanto, a principal dica que quero dar a vocês, além de fazer exercícios, é: respondam o máximo de perguntas dos integrantes desse fórum. Se alguém aqui me perguntasse apenas uma dica uma dica em que foi a principal responsável pelo meu aprendizado e me ajudou a ser aprovado em Medicina eu diria isso. Gente, se vocês forem capazes de responder e explicar alguma coisa para alguém, vocês nunca mais vão esquecer aquilo. Esse é o principal método de estudo que tive. Explicar. E obrigado a todos deste fórum que permitiram que eu respondesse suas perguntas. 

3) Além de eu utilizar este fórum e aprender perguntando e respondendo o pessoal, eu também utilizei a técnica de revisão espaçada e revisão ativa para não esquecer a teoria. Inclusive... Tem um tópico falando sobre FlashCards que eu até irei dar um comentada em Off-topic :: Bate-papo dos membros, pois quero dar umas dicas para a galera, porque foi os flashcards que utilizei para revisar meu conhecimento. Quem quiser saber como eu utilizei e mais dicas sobre esse tema visitem lá o "Flashcards / ANKI / Cartões para Memorização" no bate-papo entre membros que eu irei comentar agora.

4) Façam muuuuuuuitos simulados. Os simulados é que irão te mostrar seus pontos fracos e seus defeitos. Os simulados são seus melhores amigos. E simulado também inclui fazer as provas antigas. Eu fiz todas as provas antigas do ENEM. Sim, tooodas. Inclusive as do ENEM PPL e as segundas aplicações e terceiras aplicações, enfim... Sim, eu consegui fazer todos em 5 meses. Fazendo 2 simulados por semana deu para eu fechar tudinho. Mas, lembrem-se, eles só irão te fazer evoluir se vocês analisarem e diagnosticarem seus erros e acertos. Vocês têm que enxergar toda a sua preparação nesses simulados. Estou disponível para explicar como utilizei os simulados para diagnosticar meus conhecimentos e como eu os analisava. Então se alguém tiver interessado nesse tema, escreve aí embaixo ou me manda uma mensagem privada que eu aprofundo. 

5) Tudo que falei até agora diz muito sobre técnicas. Mas a preparação vai além de técnicas e métodos. Outra coisa muito importante é a questão de Saúde Mental. Gente, respeitem a si mesmos. Não exagerem. A preparação é árdua? Sim. Mas isso não significa que vocês têm que ficar exagerando. A saúde mental é um grande atributo na hora da prova. É importante vocês estarem de bem consigo mesmos. Eu não deixei de fazer as coisas que eu gosto durante minha preparação. Em 2019(ano da minha preparação) eu bati meu recorde de livros lidos. Eu também gosto muito de filmes e não deixei de vê-los. Eu não deixei de ir para o cinema. Inclusive, eu bati meu recorde de filmes vistos também hehe. Enfim, é claro que a preparação existe alguns sacrifícios. Por exemplo, eu não fazia exercícios e nem esportes durante minha preparação, que era uma coisa que eu queria muito. É muito importante não ser sedentário, mas eu não tinha condições, ou melhor, tinha sim, eu podia sair fora um tempinho para dar uma caminhada, mas eu não fiz isso, pois preferi utilizar esse tempo para consolidar meu conhecimento. Felizmente minha saúde estava bem, pois eu me alimentava bem. Então... é... façam exercícios, se alimentem bem e não esqueçam seus hobbies. 

Enfim, é isso. Se eu tiver esquecido algo eu edito a mensagem ou escrevo mais uma mensagem abaixo. Se alguém tiver dúvida ou querer que eu aprofunde algo, ou mesmo se tiver outras perguntas, podem fazer aí em baixo ou mandem no privado do fórum(embaixo da minha foto tem o ícone com um MP, é aí onde me manda mensagens privadas).

Novamente, eu tenho muito a agradecer a esse fórum. Ele foi meu grande amigo. Obrigado a todos que me ajudaram.

E, galera, utilizem esse tópico a favor de vocês. Aproveitem as oportunidades para responder a galera. Como eu disse, meu principal método de estudo foi responder e explicar o conteúdo para os integrantes deste fórum

Qualquer coisa podem mandar mensagem. Estarei presente no fórum inclusive para ajudar outras pessoas e até responder perguntas, com certeza o que irei estudar agora na Universidade pode ajudar vocês. Vou tentar ser um usuário frequente e utilizar o conhecimento que tenho para ajudá-los.

Obrigado Fórum! Obrigado Amigos!
Dr.Astro
Dr.Astro
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Minha trajetória até passar em MEDICINA e LIÇÕES       Empty Re: Minha trajetória até passar em MEDICINA e LIÇÕES

Mensagem por danielfogao Sex 24 Abr 2020, 10:12

Parabéns! Desejo que tenhas sucesso academicamente e profissionalmente.
danielfogao
danielfogao
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Minha trajetória até passar em MEDICINA e LIÇÕES       Empty Re: Minha trajetória até passar em MEDICINA e LIÇÕES

Mensagem por JMão Sex 24 Abr 2020, 11:19

Olá Astro, sucesso por onde for!
Mas fiquei curioso quanto às redações, como fez para se preparar nesse tempo?

JMão
Jedi
Jedi

Mensagem por Dr.Astro Sex 24 Abr 2020, 11:48

@JMão escreveu:Olá Astro, sucesso por onde for!
Mas fiquei curioso quanto às redações, como fez para se preparar nesse tempo?
Para a redação do ENEM eu pesquisava toda a estrutura, ideias e recursos socioculturais na internet. Eu mandava para correção aqui no fórum e também no site do Projeto Redação. Eu também corrigi muitas redações aqui no fórum como, por exemplo esses: 
https://pir2.forumeiros.com/t163590-mais-uma-redacao-do-enem-alguem-corrija-por-favor

https://pir2.forumeiros.com/t163426-tema-os-efeitos-da-vigilancia-sanitaria-no-brasil

https://pir2.forumeiros.com/t162848-alguem-pode-fazer-o-favor-de-corrigir-esta-redacao

Corrigir dos integrantes e explicar me ajudou muito.

Consegui 920 na redação.
Dr.Astro
Dr.Astro
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Emanuel Dias Sex 24 Abr 2020, 12:15

"meu principal método de estudo foi responder e explicar o conteúdo para os integrantes deste fórum. " Feynman dizia que só se aprendeu mesmo quando for capaz de explicar a alguém. Não há como discordar.

Parabéns de mais. Espero que tenha uma excelente graduação cheers

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagem por Mateus Meireles Sex 24 Abr 2020, 12:54

Meus parabéns, Astro!!!

Fico feliz em saber que consegui te ajudar pelo menos um pouquinho nessa conquista Very Happy

Tenho certeza que todos aprendemos algo com sua participação no fórum e aprenderemos mais ainda agora que você pretende ser mais ativo Very Happy

Abs.

Regras do fórum |

Como colocar imagens nas mensagens |

Como inserir códigos LaTex nas mensagens |
Mateus Meireles
Mateus Meireles
Matador
Matador

Mensagem por Medeiros Sex 24 Abr 2020, 13:07

Então você descobriu o truque: quem explica aprende mais!

P A R A B É N S !!!!! o mérito é todo seu.

Aproveite bem a oportunidade e privilégio de cursar uma universidade.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagem por @Khan@ Sab 25 Abr 2020, 12:26

Parabéns Astro!

Sucesso na sua jornada!
@Khan@
@Khan@
Padawan
Padawan

Mensagem por Emanoel Mendonça Ter 28 Abr 2020, 10:53

Opa, parabéns Dr.Astro!!  cheers cheers cheers sucesso na caminhada da medicina, obrigado pelo carinho, fico feliz em ter contribuído com uma pitadinha nesse processo. Um forte abraço  Wink
Emanoel Mendonça
Emanoel Mendonça
Fera
Fera

Mensagem por Elcioschin Ter 28 Abr 2020, 11:42

Parabéns atrasados caro colega Dr.Astro.
Sucesso no seu curso e na sua profissão!!!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo