Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maquiavel

2 participantes

Ir para baixo

Maquiavel Empty Maquiavel

Mensagem por Arthur Lira Sab 18 Abr 2020, 11:15

Assinale a alternativa INCORRETA. 

(A) Pode-se dizer que a política de Maquiavel é realista, pois procura a verdade efetiva, ou seja, “como o homem age de fato”. A esse realismo alia-se a tendência utilitarista, pela qual Maquiavel pretende desenvolver uma teoria voltada para a ação eficaz e imediata. 

(B) Em relação ao pensamento medieval, Maquiavel procede à secularização da política, rejeitando o legado ético-cristão. 

(C) Maquiavel se distancia da política normativa dos gregos e medievais, pois não mais busca as normas que definem o bom regime, nem explicita quais devem ser as virtudes do bom governante. 

(D) Maquiavel está a procura do príncipe ideal, indicando as normas para conquistar e não perder o poder. Nesta perspectiva, não há diferenças entre o “dever ser” da política clássica e aquele a que se refere Maquiavel na obra O príncipe. 

(E) Embora Maquiavel não tivesse usado o conceito de razão de Estado, é considerado o pensador que começa a esboçar a doutrina que vigorará no século seguinte, quando o governo absoluto, em circunstâncias críticas e extremamente graves, a ela recorre permitindo-se violar normas jurídicas, morais, políticas e econômicas

Quando fui responder essa questão fiquei entre as alternativas C e D, a alternativa errada é a letra D, mas ainda não consigo entender o motivo da letra C estar correta. Pelo que eu estudei, Maquiavel definia, sim, virtudes para um bom governante, como a força de um leão e a astúcia de uma raposa. Enfim, se alguém puder me explicar essa assertiva ficarei muito grato!!
Arthur Lira
Arthur Lira
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Maquiavel Empty Re: Maquiavel

Mensagem por Medeiros Qua 22 Abr 2020, 00:25

Concordo contigo, para a C ficar correta dever-se-ia trocar aquele "nem" por um "mas".
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

Permissões neste fórum