Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aprovação e agradecimento

+4
Giovana Martins
Raquel Valadão
marcosprb
Ferrazini
8 participantes

Ir para baixo

Aprovação e agradecimento Empty Aprovação e agradecimento

Mensagem por Ferrazini Dom 09 Fev 2020, 14:28

Olá, gostaria de testemunhar uma fase da minha vida que acaba de ser concluída.

Após estudar a vida toda em escola pública, meu pai me transferiu para uma escola particular em 2014, quando eu estava no 2º ano do ensino médio. Foi a partir disso que eu passei a ter uma noção maior sobre o vestibular. No início de 2016, logo após eu terminar o ensino médio, fui aprovado, na 5ª chamada, em Engenharia Química na EEL-USP (http://download.uol.com.br/vestibular2/fuv2016_chamada_5.pdf). Então, fui para Lorena e morei em uma república por apenas um mês. Esse foi o tempo necessário para eu perceber que seria inviável continuar o curso, por dois motivos principais, sobre os quais falarei a seguir.

Eu não me identifiquei com o curso, senti que eu não pertencia àquele lugar onde me encontrava. Confesso que era muito imaturo na época, tinha 17 anos e possuía muitas dúvidas na minha mente, talvez, se eu tivesse insistido e continuado, hoje eu estaria muito próximo de me formar engenheiro. No entanto, é aí que entra o segundo motivo: eu percebi que minha família passava por sérios problemas financeiros e que, mesmo se eu quisesse, não seria possível eu me manter no curso, pois meus pais não poderiam me bancar, eu não cogitava a possibilidade de trabalhar para me manter e seria muito difícil eu conseguir qualquer auxílio da faculdade, uma vez que viera de escola particular e, até então, não apresentara nenhuma dificuldade econômica.

Voltei para a casa dos meus pais, ainda não completamente consciente da situação, mas sabendo que eu teria que estudar sozinho, se quisesse passar no vestibular. Foi um ano difícil, muitas coisas acontecendo e eu tentando estudar sozinho. Resolvi prestar EsPCEx, seria a resolução dos meus problemas, eu não teria que pagar moradia, receberia um salário e possuiria estabilidade financeira pelo resto da minha vida. Fui aprovado no concurso no final de 2016 (https://www.acheconcursos.com.br/imagens/post/31738/resultado-espcex-2016.pdf) e convocado para realizar o exame de saúde. Entretanto, não fui fazer o exame, eu sentia que a carreira militar não era pra mim. Assim, pela segunda vez, abandonei uma oportunidade promissora e fiquei em casa. Teria que estudar mais um ano sozinho, mas estudar pra que? 

Iniciava-se o ano de 2017, o clima em casa estava ruim, a situação piorava e eu resolvi estudar pra Medicina porque queria ajudar pessoas. Porém, nesse ano, eu fiz de tudo, menos estudar. Apesar de ter ficado com uma média de 764,7 no ENEM, não era uma nota suficiente para passar em Medicina em ampla concorrência.

No começo de 2018, um amigo meu de escola foi aprovado em Direito na USP e doou o material do Poliedro que ele usou no cursinho para mim. Entretanto, esse seria o ano mais difícil de todos. Muita coisa aconteceu, eu tive que mudar de cidade no início do ano, fui morar na casa da minha tia e, apesar das dificuldades, continuei tentando estudar. Após o meio do ano de 2018, eu tive que largar totalmente os estudos, foi quando a situação chegou ao ápice de dificuldade. Sem saída, eu fui trabalhar como jovem aprendiz no Burguer King, tive contato com jovens que me procuravam para que eu os ajudasse a resolver problemas relacionados ao trabalho, como conversar com o gerente para reivindicar folgas e para exigir o cumprimento de normas que não estavam sendo cumpridas, ajudar a preencher documentos e elaborar e-mails, entre outras coisas. Aprendi muita coisa nessa época e percebi que dava pra ajudar as pessoas sem ser, necessariamente, pela Medicina.

Em janeiro de 2019, eu me desliguei do Burguer King, pois estava determinado a fazer desse o ano da minha aprovação. Eu saí do BK porque queria mais tempo pra estudar e percebi que teria mais tempo se começasse a fazer entregas por meio de aplicativo. A casa da minha tia, onde moro, fica próxima a um hipermercado que possui uma praça de alimentação, então eu não precisaria ir pra muito longe para trabalhar. Eu comprei uma bicicleta com um dinheiro que eu tinha guardado e comecei a fazer entregas. Eu conseguia tirar uns 300 reais por mês, o suficiente para eu pagar a internet para poder estudar, pagar minhas despesas e poupar um pouco. Senti na pele o que é ser "precariado", pedalava longas distâncias de dia, de noite, sob chuva, muitas vezes para ganhar menos que 5 reais. Não estou reclamando, fui eu quem escolheu trabalhar assim, e para mim deu certo, eu finalmente consegui estudar de uma maneira eficiente. Porém, tem uma coisa que ainda me entristece muito: muita gente depende das entregas para poder sustentar os filhos, para poder comer e morar. É uma situação muito triste que, juntamente com tantas outras pelas quais passei, influenciou-me a prestar Direito.

Em setembro de 2019, eu estava com um dinheiro guardado e, como era reta final, diminui o número de entregas, até parar de fazer em outubro. Ainda assim, precisava de dinheiro para continuar pagando a internet, e, por isso, passei a fazer uns bicos de designer gráfico (fazia cartões de visita) para arrecadar a quantia necessária. Prestei os vestibulares e, depois das segundas fases, comecei a trabalhar em um site para ajudar outras pessoas que estudam sozinhas e que não têm condições de bancar um cursinho. Terminei o site recentemente, eis o resultado: https://vestibularemcasa.wixsite.com/vestibularemcasa.

Pouco tempo depois, saiu o resultado da FUVEST, fui aprovado em Direito. Fiquei feliz e, principalmente, aliviado. Eu havia dito pra mim mesmo que seria o último ano que eu estudaria pro vestibular e que, se eu não passasse, faria qualquer outro curso viável. No SISU, eu obtive nota para ser aprovado em Medicina em federais, mas acabei decidindo que o que eu realmente quero fazer é Direito. 

Esse site que eu criei é a forma que encontrei para agradecer a todos do Fórum PIR2, muito obrigado por serem uma referência para aqueles que enfrentam a batalha de se prepararem sozinhos para o vestibular. Se depender de mim, esse fórum será pra sempre.

Atenciosamente, Rafael.

Acessem: VESTIBULAR EM CASA
Ferrazini
Ferrazini
Elite Jedi
Elite Jedi

https://vestibularemcasa.wixsite.com/vestibularemcasa

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação e agradecimento Empty Re: Aprovação e agradecimento

Mensagem por marcosprb Dom 09 Fev 2020, 14:45

Parabéns, Ferrazini!
Sua trajetória é uma grande inspiração.
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Raquel Valadão Dom 09 Fev 2020, 15:02

Muito, muito inspirador.
Parabéns e obrigada a você também, Ferrazini.
Raquel Valadão
Raquel Valadão
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Giovana Martins Dom 09 Fev 2020, 15:20

Parabéns, Ferrazini. Sua história é muito legal.

Desejo sorte e sucesso no seu novo caminho.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Indiano Dom 09 Fev 2020, 15:26

Parabéns pela aprovação, Ferrazini.
Desejo-te todo o sucesso do mundo na sua jornada.

Indiano
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por lejandrocohen Dom 09 Fev 2020, 15:31

Parabéns, Ferrazini, sua história é inspiradora !!
Muito sucesso na sua caminhada
lejandrocohen
lejandrocohen
Padawan
Padawan

Mensagem por Emanuel Dias Dom 09 Fev 2020, 16:19

Esse tipo de post que me faz ter vontade de estudar até nos domingos. Meus parabéns!

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagem por waydzik Sab 22 Fev 2020, 22:15

Parabens pela iniciativa do site e sucesso no seu caminho!
waydzik
waydzik
Jedi
Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo