Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PASSEI EM MEDICINA NA FEDERAL!!!!!!!!!!!!

+12
waydzik
gabrielpieri8
Markerrzo
Emanoel Mendonça
Rory Gilmore
Emanuel Dias
Elcioschin
marcosprb
Giovana Martins
Raquel Valadão
CastielBarbaBranca
folettinhomed
16 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Resolvido PASSEI EM MEDICINA NA FEDERAL!!!!!!!!!!!!

Mensagem por folettinhomed Ter 04 Fev 2020, 14:26

Relembrando a primeira mensagem :

Olá, colegas do fórum, passei na federal pra medicina!! Espero que os que me ajudaram sintam orgulho!!

Como não me apresentei no ano passado, me apresento agora:

Me chamo Zé Carlos Foletto da Silva, e no momento tenho 19 anos.

Ao longo do ano de 2019 me agarrei a esse fórum, que antes eu desconhecia, de uma maneira que jamais poderia pensar que me agarraria a algo online, e transformei meu estudo de uma forma inimaginável. Agora gostaria de contar um pouco da minha trajetória até aqui.

Estudei toda minha vida em escola pública estadual do interior do RS, com poucos recursos e poucos professores - não tive professor de física durante todo o ensino médio - e também nunca fui o mais dedicado e centrado ao estudo, não vou mentir. Sempre tive muito incentivo da minha mãe a estudar, a qual até 2015 não possuía o ensino médio completo, e que no momento possui metade da faculdade de pedagogia completa, pois me falava que era a única forma de eu me tornar alguém no mundo - discordo imensamente. Hoje ela trabalha como monitora da casa de passagem da minha cidade. Meu pai estudou até a oitava série, não tenho certeza se chegou a se formar no fundamental, hoje ele trabalha como chapeador de carros, numa oficina improvisada de um terreno que herdei do meu avô.

Sempre fui o aluno destaque da turma, não por "inteligência inata", mas por esforço, mas dentro de uma turma de ensino médio público estadual do interior, isso não significa nada, visto que até meu terceiro ano do ensino médio eu praticamente não sabia o que era o ENEM ou outros vestibulares.

No primeiro ano do ensino médio, eu peguei exame em matemática. 2015
No segundo ano do ensino médio, eu peguei exame em ciências da natureza. 2016
No terceiro ano do ensino médio, eu não sei como não peguei exame em tudo. 2017

Fiz o ENEM pela primeira vez em 2016, sem estudar nada diretamente pra ele, apenas por fazer, assim como TODOS os meus colegas. Não lembro a quantidade de acertos, a redação foi 680 e a média foi 537,98.

No início de 2017, influenciado por algumas colegas minhas de sala, comecei a fazer um cursinho presencial à noite que ficava a uns 45 minutos de nossa cidade. Tomei um choque. Nunca tinha visto aquelas matérias, não conseguia acompanhar os professores e o pior, não sabia como estudar. No início desse ano eu queria fazer psicologia, depois mudei pra relações internacionais. O tempo foi passando e eu via que algumas matérias eu tinha mais facilidade (humanas, linguagens e redação), e outras eu nunca tinha visto (exatas). 

No ENEM desse ano, eu acertei 17 questões de natureza, 24 de matemática, cerca de 45 questões de humanas e linguagens somadas juntas e na redação eu fiz 720. A média foi 624. É óbvio que me senti o cara mais burro do mundo, afinal, quem faz cursinho e faz uma média dessas? 
No meio desse ano, prestei vestibular pra medicina- ainda sem saber que os próximos anos eu me dedicaria ao máximo em função da aprovação em medicina- em uma particular (unifra, agora UFN), na qual acertei 19/50. Não tive nem a redação corrigida. 
No verão desse ano, prestei a UFRGS pra relações internacionais. Acertei 99/225, acertando 3 questões de matemática e 3 questões de física. Não tive a redação corrigida.
No verão desse ano, prestei um vestibular particular pra relações internacionais, o qual passei, mesmo zerando matemática.
Estava feliz de que tinha passado, mesmo sendo medíocre nas provas...
No verão desse ano eu comecei a caminhar com uma amiga minha, e começamos a falar sobre os cursos que nós mais gostávamos, e claramente os nossos dois eram medicina, embora ela quisesse cursar arquitetura, o que hoje cursa.

Dessa forma, a partir de várias caminhadas conversando sobre isso, eu fui martelando na minha cabeça de que eu desperdiçaria 4 anos da minha vida cursando R.I para depois tentar medicina. No final de janeiro, eu contei pra minha mãe que eu não iria para a faculdade de R.I, que eu já tinha feito a matrícula até, e que me matricularia em cursinho da cidade dessa faculdade (St. Cruz do Sul) pra medicina.

Dito e feito, em março de 2018 mudei de cidade para fazer cursinho, contei para uns 5 amigos no máximo, e minha vida se tornou o cursinho. Eu ia uma vez pra casa ao mês, porque tinha que fazer a manutenção do aparelho odontológico. Nesse período, minha vó ainda estava viva, minha mãe cuidava dela (cadeirante) e eu tinha o luxo de morar outra cidade para estudar em um cursinho de 1000 reais por mês. 

Meu crescimento foi absurdo, mesmo abaixo da média, eu sabia que tinha potencial de passar, principalmente pelo esforço. Nesse ano eu dormia cerca de 5 a 6 horas por dia durante a semana e umas 8 por dia no fim de semana. Não recomendo, mas me trouxe até aqui.

No meio de 2018, prestei 3 vestibulares de medicina (UFN, UPF e UNISC), não passei em nenhum deles.

Verão de 2018:

No ENEM, fiz 114 acertos (29 em natureza, 22 em matemática, 34 em humanas e 29 em linguagens) e 960 na redação.  Fiquei muito feliz, minha média foi 741,38, mesmo com acertos baixos. (claro que a média eu só fui saber em janeiro)

Na ACAFE, passei em medicina pela primeira vez. Fiz 44/65 e uma redação 7.5. Chorei muito.

Na semana seguinte a ACAFE, eu tinha prova marcada (UFN). A prova era em uma segunda, 25 de novembro, minha avó faleceu no sábado, 23 de novembro, eu estava na cidade de Santa Maria para fazer a prova, e não fui no velório dela no domingo, 24 de novembro.

Na UFN, passei em medicina pela segunda vez. Fiz 41/50 e uma redação 7.8. Não chorei.

Voltei pra casa pelo final de novembro, não fui fazer o vestibular da PUC-RS, e fiquei umas duas semanas com minha família. Foi o máximo de tempo que eu fiquei com eles em 2018.

Voltei à Sta Cruz para assistir as últimas aulas do cursinho e voltei no natal para casa. Foi um período muito triste.

No início de janeiro de 2019, prestei a UFRGS. Fiz 147/225, acertei 3/25 em matemática. Não tive a redação corrigida.

No início desse ano, tomei a decisão mais difícil que podia: eu ia largar o cursinho e voltar pra casa, pois não tinha condições de me manter lá, PS: eu ainda estava pagando o cursinho. Na época parecia um grande retrocesso, pois eu não sabia como eu iria estudar, não sabia quais seriam os julgamentos dos que estavam ao meu redor e nem se eu teria gás para passar em medicina em uma federal mais.

Em março, eu voltei a estudar, e já em março eu comecei a procurar resoluções das questões que eu não conseguia resolver, principalmente de exatas. Nesse momento eu descobri o fórum e decidi criar uma conta, já que eu estava entrando aqui quase todo dia.

Não prestei vestibular de inverno, veio a sensação de estagnação, mesmo acertando 130 questões em média nas provas antigas e simulados do ENEM, que virou o meu foco- antes era a UFRGS.

Não deixei me abalar e segui em frente. 

Fiz a UFRGS pela terceira vez. Acertei 151/225, acertei 19/25 em matemática. Não tive a redação corrigida.

Veio o ENEM, fiz 133 questões (37 natureza, 30 matemática, 32 humanas e 34 em linguagens) e 960 na redação de novo. A média foi 756,6. Quando eu vi, quase chorei, pois aumentei quase 20 acertos e mantive a redação e aumentou nem 15 pontos. Fui conversar com um amigo meu que tinha entrado em medicina no ano passado e ele me falou que o ponto de corte iria cair. Fiquei mais tranquilo.

No SISU, pude escolher entre todas as faculdades de medicina do RS na modalidade L1 (renda e E.Pública), menos a UFRGS.

Passei em 2º lugar na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e não me arrependo de nada que fiz durante o processo, a não ser ter perdido o velório da minha avó.

Gostaria de agradecer principalmente aos membros @Euclides, @Elcioschin, @Giovana Martins, dentre tantos outros, pois sem esse fórum eu tenho certeza que não teria passado.

MUITO OBRIGADO!!!!!!!!!!
folettinhomed
folettinhomed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 988
Data de inscrição : 23/02/2019
Idade : 21
Localização : Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


Resolvido Re: PASSEI EM MEDICINA NA FEDERAL!!!!!!!!!!!!

Mensagem por gabrielpieri8 Qui 13 Fev 2020, 14:06

Parabéns cara. Esforço muito bem recompensado e resultado merecido. Sucesso nessa nova jornada!!
gabrielpieri8
gabrielpieri8
Padawan
Padawan

Mensagens : 86
Data de inscrição : 28/12/2018
Idade : 22
Localização : Monte Carlo, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: PASSEI EM MEDICINA NA FEDERAL!!!!!!!!!!!!

Mensagem por waydzik Sab 22 Fev 2020, 21:51

Parabens! fiquei muito feliz com sua aprovacao! sucesso!!
waydzik
waydzik
Jedi
Jedi

Mensagens : 400
Data de inscrição : 25/09/2017
Idade : 23
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: PASSEI EM MEDICINA NA FEDERAL!!!!!!!!!!!!

Mensagem por felipe00_1 Ter 24 Mar 2020, 00:41

muito bom irmão, tambem tenho o sonho de cursar medicina na UFSM !! Espero um dia te conhecer !!!

felipe00_1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/07/2017
Idade : 24
Localização : Canoas, Rio grande do sul

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: PASSEI EM MEDICINA NA FEDERAL!!!!!!!!!!!!

Mensagem por Leandro2112 Qua 01 Abr 2020, 08:35

Só agora pude ler essa mensagem. Que lindo, hein.

Meus parabéns mesmo e muito sucesso nessa sua nova empreitada.
Leandro2112
Leandro2112
Padawan
Padawan

Mensagens : 51
Data de inscrição : 07/09/2012
Idade : 32
Localização : Magé, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: PASSEI EM MEDICINA NA FEDERAL!!!!!!!!!!!!

Mensagem por mila_2001 Sex 03 Abr 2020, 12:41

Nossa, parabénssss!!!! Muito sucesso para você!!

mila_2001
iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 05/09/2019
Idade : 20
Localização : Campinas, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: PASSEI EM MEDICINA NA FEDERAL!!!!!!!!!!!!

Mensagem por Salenave Sex 03 Abr 2020, 15:03

Linda história, só a vi agora. Parabéns, sua avó, agora, te olha com orgulho, enquanto descansa. Tens meu respeito e admiração, tenha uma bela jornada em sua nova caminhada dentro da faculdade, força, alegria e bom ânimo, abraços!
Salenave
Salenave
Padawan
Padawan

Mensagens : 92
Data de inscrição : 18/02/2017
Idade : 23
Localização : Brasil, Uberlândia - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: PASSEI EM MEDICINA NA FEDERAL!!!!!!!!!!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos