Unig 2019

Ir em baixo

Unig 2019 Empty Unig 2019

Mensagem por icaro256 em Sab 25 Jan 2020, 20:23

Sobre os conhecimentos da mecânica dos fluidos associados à respiração e à pressão arterial, é pertinente afirmar: 

01) A pressão atmosférica que empurra o ar para dentro dos pulmões no processo de inspiração, que ocorre com a contração do diafragma e a diminuição da pressão dos pulmões, é um processo biológico que independe da altitude. 

02) Uma pessoa suporta uma força de, aproximadamente, 1,0kgf para cada m2 , ao nível do mar, onde a pressão atmosférica é igual a 1,0atm, sendo 1,0atm equivalente a 1,0.105 Pa. 

03) A colocação da bolsa do esfigmomanômetro enrolada no braço do paciente, à altura do coração, no processo de medição da pressão arterial, é fundamentada na lei de Stevin. 

04) A diferença de pressão hidrostática sanguínea entre os pés e a cabeça de uma pessoa de 1,60m de altura é igual a 16,0Pa, admitindo-se o módulo da aceleração da gravidade igual a 10,0m/s2 e a densidade do sangue igual a 1,0g/cm3 . 

05) A vazão volumétrica do sangue que atravessa a área da secção transversal de veias e artérias de diferentes diâmetros varia em proporção direta com o raio dessas secções. 

gabarito 02. Por eliminação eu marcaria a 03, mas não sei por que a lei de stevin fundamenta isso e se realmente fundamenta. Não entendo por que o gabarito é 02 se ao nível do mar a pressão é  10330 kgf/m². Alguém me ajuda, por favor?

icaro256
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Unig 2019 Empty Re: Unig 2019

Mensagem por Emanoel Mendonça em Seg 17 Fev 2020, 17:31

Boa tarde, 

Você não precisa mas vou indicar o erro de cada uma:

01) A pressão atmosférica que empurra o ar para dentro dos pulmões no processo de inspiração, que ocorre com a contração do diafragma e a diminuição da pressão dos pulmões, é um processo biológico que independe da altitude. 

Depende sim, por que se a pessoa estiver numa altitude acima do nível do mar, por exemplo, a pressão atmosférica é menor, logo o ar não vai encher os pulmões com tanta facilidade. 

03) Ao meu ver está correta.

04) A diferença de pressão hidrostática sanguínea entre os pés e a cabeça de uma pessoa de 1,60m de altura é igual a 16,0Pa, admitindo-se o módulo da aceleração da gravidade igual a 10,0m/s2 e a densidade do sangue igual a 1,0g/cm3 . 

∆P = Pcabeça - Ppés 

Ppés = 0

∆P = 1000 . 10 . 1,6 = 16kPa 

05) A vazão volumétrica do sangue que atravessa a área da secção transversal de veias e artérias de diferentes diâmetros varia em proporção direta com o raio dessas secções. 

Admitindo as veias e artérias como cilindros perfeitos, seja H a o comprimento da secção transversal:

Vazão = Volume / tempo --> π.d². h / 4t

A proporção não é direta, isto é, linear e sim exponencial.

Não sei o porquê o gabarito ser 02, vamos esperar talvez algum colega possa nos ajudar.
Emanoel Mendonça
Emanoel Mendonça
Fera
Fera

Permissão deste fórum: