PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como me recuperar de um revés na redação do enem?

5 participantes

Ir para baixo

Como me recuperar de um revés na redação do enem?  Empty Como me recuperar de um revés na redação do enem?

Mensagem por Fósforos Malone Ter 21 Jan 2020, 15:57

Olá pessoal. Antes da pergunta, gostaria de falar um pouco sobre o meu histórico. Estudei em escola pública no interior do nordeste e sempre fui considerado bom em redação, porém em 2014, obtive apenas 640 na redação do Enem, uma vez que a minha escola me deu uma base horrível. Em 2016, aprendi o modelo de redação do Enem através de livros que adquiri, mas novamente, cometi um erro: fiz apenas duas redações no ano e obtive 780 no resultado da prova. Em 2017, vacilei de novo, pois escrevi apenas 5 redações no ano, porém, assisti a cursos de redação, além de ter minhas redações corrigidas por uma professora especializada no assunto e obtive 880 no Enem daquele ano. Entrei na faculdade de Engenharia Civil na federal, onde me mantive sempre escrevendo artigos, trabalhos e ainda assim continuei estudando redação, pois pensava em trocar de curso. Em 2018, decidi trocar de curso e tentar medicina. Comecei a ver todos os vídeos de modelo de redação do Enem, baixar apostilas, aprendi muito com os vídeos de feras em redação como Debora Aladim, Felipe Araújo, Umberto e Lucas Felpi e consegui chegar num bom modelo de redação, além de ler muitas redações nota mil dos anos anteriores. Eu assinei a plataforma Redação Online em 2019 e comecei a escrever redações e estudar temas, sempre buscando corrigir os erros e melhorando meu jeito de escrever. Durante o ano, escrevi mais de 30 redações. No começo, minhas notas transitavam entre 920 e 940. Corrigi os erros e comecei a obter notas entre 960 e 980 durante a maior parte do ano, até que no fim do ano, em outubro, as notas sempre chegavam entre 980 e 1000. Minha nota evoluiu conforme eu ia corrigindo os erros e seguindo as orientações dos corretores da plataforma, complementando com dicas do Youtube.
     Na prova do Enem 2019, me senti muito confortável com o tema, escrevi de forma consciente, com calma e feliz. Enviei minha redação para a plataforma e recebi 920. Entretanto, quando saiu o resultado do Enem, fiquei decepcionado, pois só obtive 820, uma nota inferior à de 2017, sendo que este ano eu treinei muito e possuo uma escrita bem melhor do que antes e naquele ano, mal escrevi. Fiquei abismado, pois com uma nota abaixo de 900, não vou conseguir entrar em MED esse ano, cheguei até a pensar que o corretor nem olhou minha redação e me deu uma nota qualquer.  
      O Redação Online é a única plataforma que posso pagar e vou continuar a enviar redações pra lá, mas também vou disponibilizá-las para correção aqui no fórum e pretendo escrever muito mais esse ano.
      Enfim, eu gostaria de saber o que vcs fariam para continuar progredindo e como me recuperar dessa rasteira que a vida me deu. Tive conhecidos que não escrevem tão bem quanto eu e nem se esforçaram, mas obtiveram notas ótimas, apesar das redações deles possuírem uma estrutura e citações bem similares à minha. Cara, como continuar acreditando que o meu esforço me trará frutos melhores no próximo Enem, sendo que das outras vezes eu nem escrevia bem e nem pratiquei, mas fui melhor do que nesse ano que eu me esforcei tanto?
      Há tempos ouço histórias de corretores que mal olham pra redação do candidato e atribuem uma nota qualquer. Como não me preocupar com uma possível injustiça e estudar firme durante a caminhada até novembro?
Obrigado a todos que puderem ajudar. Very Happy
Fósforos Malone
Fósforos Malone
Padawan
Padawan

Mensagens : 76
Data de inscrição : 20/10/2014
Idade : 27
Localização : Recife, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como me recuperar de um revés na redação do enem?  Empty Re: Como me recuperar de um revés na redação do enem?

Mensagem por PedroX Ter 21 Jan 2020, 18:46

Já tendo alcançado essa nota alta, aparentemente o melhor a se fazer é acompanhar os principais tópicos atuais, em especial aqueles com os quais você tem menos afinidade. Um fator que contribui muito com o seu desempenho na redação é a desenvoltura em lidar com qualquer tema, abordando as ideias centrais e elaborando bons argumentos. Como você escreve bem, acredito que seja a melhor abordagem a acima.
PedroX
PedroX
Administração
Administração

Mensagens : 1040
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 28
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como me recuperar de um revés na redação do enem?  Empty Re: Como me recuperar de um revés na redação do enem?

Mensagem por rtachinardi Ter 21 Jan 2020, 18:55

Vi teu comentário sobre a platforma. Olha o Stoodi depois, eles tem um plano de 4 correções por mês por um preço bem acessível. Além disso, sinto que a maioria das plataformas fica pouco precisa depois da barreira dos 800. O Stoodi mesmo teve uns vacilos comigo, a minha redação do enem foi corrigida 4 vezes e todas ficaram abaixo de 900, na correção oficial peguei 960. Já vi essas imprecisões no redação nota mil também (o descomplica usa essa plataforma).

rtachinardi
Padawan
Padawan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 30/05/2017
Idade : 21
Localização : barueri SP BR

Ir para o topo Ir para baixo

Como me recuperar de um revés na redação do enem?  Empty Re: Como me recuperar de um revés na redação do enem?

Mensagem por Rodolfocosta Qui 26 Mar 2020, 14:51

Para auxílio, tem um Ebook muito bom também com ótimos intertextos que usei ano passado e me ajudou muito(se chama 50 intertextos inéditos, por Vitor Fidry) dá uma boa base de repertório e 0 chance de voce não ter o que citar na hora Very Happy

Rodolfocosta
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 24/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Como me recuperar de um revés na redação do enem?  Empty Re: Como me recuperar de um revés na redação do enem?

Mensagem por magalhaes194 Sáb 28 Mar 2020, 01:06

O segredo é fazer um esqueleto e ser fiel a ele, o enem não quer saber se vc é diferente ou se é criativo eles fazem você seguir um padrão
magalhaes194
magalhaes194
Jedi
Jedi

Mensagens : 226
Data de inscrição : 24/02/2019
Localização : Salvador/BAHIA

Ir para o topo Ir para baixo

Como me recuperar de um revés na redação do enem?  Empty Re: Como me recuperar de um revés na redação do enem?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos