PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFFS/UFSC 2020 - Física Questão 26

2 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

UFFS/UFSC 2020 - Física Questão 26 Empty UFFS/UFSC 2020 - Física Questão 26

Mensagem por Tarfk Qui 16 Jan 2020, 13:32

QUESTÃO 26 A deficiência visual é considerada em dois casos: a cegueira, na qual a pessoa perde a visão totalmente ou apresenta um resíduo mínimo que a leva a necessitar da leitura e escrita em Braille, e a baixa visão, na qual a pessoa possui um comprometimento visual em ambos os olhos, mesmo com o uso de óculos, mas consegue ler textos impressos ampliados. 
Considere a situação em que um estudante com baixa visão utiliza uma lupa constituída de uma lente biconvexa de raios R1 = R2 = 40 cm que obedece às condições de Gauss. Ele a coloca em uma posição na qual o centro óptico de sua lente esteja a 20 cm do seu livro para enxergar as letras cinco vezes maiores e, assim, conseguir ler o texto. Sobre o assunto abordado e com base no exposto acima, é correto afirmar que: 

01. as imagens das letras vistas pelo estudante encontram-se a 25 cm do centro óptico da lente.
 02. o índice de refração da lente que compõe a lupa é 1,5. 
04. a distância entre a imagem de uma letra conjugada pela lente da lupa e a própria letra é de 80 cm. 
08. se o estudante posicionar o centro óptico da lente da lupa a 30 cm do livro, ele vai ler com maior facilidade, pois as letras ficarão maiores. 
16. as imagens das letras vistas pelo estudante são virtuais. 
32. se aumentarmos o índice de refração da lente que compõe a lupa sem alterarmos seus raios, a vergência da lente aumentará.

Tenho dúvida no seguinte: A lente biconvexa nesse caso é convergente. Sendo assim, a imagem das letras só poderão ser maiores se o livro(objeto) estiver entre o Foco e o centro óptico. Mas a questão diz que ele colocou o livro exatamente em cima do foco(20 cm). Essa imagem não seria imprópria? 
Além disso, na 04, a distancia entre a imagem da letra e a própria letra não varia de acordo com a posição do objeto?

Aguardo as respostas! Obrigadão.

Tarfk
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

UFFS/UFSC 2020 - Física Questão 26 Empty Re: UFFS/UFSC 2020 - Física Questão 26

Mensagem por Elcioschin Dom 19 Jan 2020, 17:52

Cada foco deste lente situa-se à uma distância f = R/2 = 40/2 = 20 cm, sendo esta distância medida a partir do vértice de cada face da lente, e NÃO do centro óptico.

Portanto um objeto colocado a 20 cm do centro óptico, não fica exatamente sobre o foco da lente: fica entre o foco e a lente, bem próximo do foco.

Você sabe o gabarito da questão?
Se sabe, você não está respeitando a Regra XI do fórum.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Tarfk Ter 21 Jan 2020, 12:55

Elcioschin escreveu:Cada foco deste lente situa-se à uma distância f = R/2 = 40/2 = 20 cm, sendo esta distância medida a partir do vértice de cada face da lente, e NÃO do centro óptico.

Portanto um objeto colocado a 20 cm do centro óptico, não fica exatamente sobre o foco da lente: fica entre o foco e a lente, bem próximo do foco.

Você sabe o gabarito da questão?
Se sabe, você não está respeitando a Regra XI do fórum.
Essas distÂncias seriam equivalentes apenas se a questão tivesse me dito que essa lente é uma lente delgada, certo? Acho que  foi nisso que me confundi, pois normalmente as questões desprezam a espessura das lentes. Obrigado, Elcio. E desculpe-me pelo erro. Eu sei da regra , mas tive que editar o comentário e acabei apagando o gabarito.

gabarito:

E quanto À 04?

Tarfk
Padawan
Padawan

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo