PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conceito por trás da Regra da Substituição

4 participantes

Ir para baixo

Conceito por trás da Regra da Substituição Empty Conceito por trás da Regra da Substituição

Mensagem por samuelmacedo1108 6/1/2020, 7:26 pm

Oi, estou estudando cálculo pelo livro Cálculo 1 do James Stewart. Porém, fiquei travado na regra da substituição, usada na resolução de integrais. Na explicação do James, ele manipula a notação da derivada algebricamente e eu não entendo porque isso é permitido. Exemplo:

\frac{d}{dx}(x^{^{2}}+1) = 2x      \rightarrow  d(x^{^{2}}+1) = 2x.dx

samuelmacedo1108
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/01/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Conceito por trás da Regra da Substituição Empty Re: Conceito por trás da Regra da Substituição

Mensagem por Elcioschin 6/1/2020, 8:32 pm

Não foi usada Regra da substituição

.d .................d ............d
---(x² + 1) = ----(x²) + ----(1) = 2.x + 0 = 2.x --->
dx ................dx ..........dx

.
---(x² + 1) = 2.x ---> d(x² + 1) = 2.x.dx
dx
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71437
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Conceito por trás da Regra da Substituição Empty Re: Conceito por trás da Regra da Substituição

Mensagem por samuelmacedo1108 7/1/2020, 9:57 am

A minha dúvida não é a resolução dessa derivada. Eu aprendi que \frac{d}{dx} é apenas uma notação para derivada (assim como log é uma notação para logaritmo) e, portanto, não deve ser interpretada como uma fração.

Se \frac{d}{dx} não é uma fração, porque é permitido manipular algebricamente o ''denominador''?

samuelmacedo1108
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/01/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Conceito por trás da Regra da Substituição Empty Re: Conceito por trás da Regra da Substituição

Mensagem por Elcioschin 7/1/2020, 10:47 am