Fuvest 2005 - DNA/RNAm
2 participantes
Página 1 de 1
Fuvest 2005 - DNA/RNAm
Abaixo está representada a seqüência dos 13 primeiros pares de nucleotídios da região codificadora de um gene.
--- A T G A G T T G G C C T G ---
--- T A C T C A A C C G G A C ---
A primeira trinca de pares de bases nitrogenadas à esquerda, destacada em negrito, corresponde ao aminoácido metionina.
A tabela a seguir mostra alguns códons do RNA men- sageiro e os aminoácidos codificados por cada um deles.
a) Escreva a seqüência de bases nitrogenadas do RNA mensageiro, transcrito a partir desse segmento de DNA.
(...)
Resposta: O RNAm transcrito a partir do segmento de DNA é ...AUG AGU UGG CCU G
Minha dúvida é como posso saber qual das fitas de DNA é pra usar de molde para o RNAm? eu sei que só uma fita pode ser codificada por vez, mas as duas não são possíveis de serem codificadas? obrigada
--- A T G A G T T G G C C T G ---
--- T A C T C A A C C G G A C ---
A primeira trinca de pares de bases nitrogenadas à esquerda, destacada em negrito, corresponde ao aminoácido metionina.
A tabela a seguir mostra alguns códons do RNA men- sageiro e os aminoácidos codificados por cada um deles.
Códon do RNAm | Aminoácido | ||
ACC | treonina | ||
AGU | serina | ||
AUG | metionina | ||
CCU | prolina | ||
CUG | leucina | ||
GAC | ácido aspártico | ||
GGC | glicina | ||
UCA | serina | ||
UGG | triptofano |
a) Escreva a seqüência de bases nitrogenadas do RNA mensageiro, transcrito a partir desse segmento de DNA.
(...)
Resposta: O RNAm transcrito a partir do segmento de DNA é ...AUG AGU UGG CCU G
Minha dúvida é como posso saber qual das fitas de DNA é pra usar de molde para o RNAm? eu sei que só uma fita pode ser codificada por vez, mas as duas não são possíveis de serem codificadas? obrigada
lalaluigimario- Iniciante
Re: Fuvest 2005 - DNA/RNAm
1ª ATG
2ª TAC
1ª UAC
2ª AUG -> metionina (start códon)
a fita com o start códon
2ª TAC
1ª UAC
2ª AUG -> metionina (start códon)
a fita com o start códon
"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."
Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A- Monitor
_Arthur_ gosta desta mensagem

» fuvest 2005
» Fuvest 2005
» (Fuvest-2005)
» (Fuvest-2005) - detergentes
» (FUVEST 2005) Triângulo equilátero
» Fuvest 2005
» (Fuvest-2005)
» (Fuvest-2005) - detergentes
» (FUVEST 2005) Triângulo equilátero