PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Isômeros S e R

3 participantes

Ir para baixo

Isômeros S e R Empty Isômeros S e R

Mensagem por RAFA&L Qua 04 Dez 2019, 08:34

Galera, a seguinte afirmação é verdadeira: "Uma mistura equivalente de seus isômeros S e R é descrita como uma mistura racêmica".

Eu sei sobre mistura racêmica, sobre isomeria e tudo mais. Mas eu NUNCA vi os termos S e R ao invés de D (dextrógiro) e L (Levógiro). Vocês sabem dessa denominação? Em que bibliografia posso encontrar?

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Ir para o topo Ir para baixo

Isômeros S e R Empty Re: Isômeros S e R

Mensagem por gabrielpieri8 Qua 04 Dez 2019, 14:59

olá RAFA&L;
Olha, pelo que eu estudei eu nunca cheguei a ver tal coisa também. Inclusive em bibliografias bem antigas como o volume 4 do Feltre e Setsuo, que é da década de 70, se usava apenas a denominação D e L para dextrogiro e levogiro. 
No entanto, em bibliografias estrangeiras (inglês, especialmente) essa denominação é mais comum, embora não seja a usual, como ressaltado pela própria Wikipedia no artigo sobre racemização:

The notation is not to be confused with D and L naming of molecules which refers to the similarity in structure to D-glyceraldehyde and L-glyceraldehyde. Also, (R)- and (S)- refer to the chemical structure of the molecule based on Cahn–Ingold–Prelog priority rules of naming rather than rotation of light.

Portanto, tudo leva a crer que a denominação R e S se baseia em um método diferente do usado para caracterizar levógiros e dextrógiros, tão pouco usual (ou tão específico, quem sabe?) que nem o livro de química do Brown traz.

Fontes: 
https://en.wikipedia.org/wiki/Racemization 
Brown, Theodore L. Química, a ciência central I Theodore L. Brown, H. Eugene LeMay, Jr ., Bruce E. Bursten ; tradutor Robson Matos ; consultores técnicos André Fernando de Olíveira e Astréa F. de Souza Silva. - São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2005.
Química orgânica: Ricardo Feltre e Setsuo Yoshinaga. São Paulo, Ed. Moderna, 1974. 670p. ilust.

Espero ter ajudado. Bons estudos!!
gabrielpieri8
gabrielpieri8
Padawan
Padawan

Mensagem por marcosprb Qua 04 Dez 2019, 15:16

A apostila do Alexandre(vestcursos) fala sobre esse assunto. Suponho que ele deva abordar isso nas aulas também.
Posso te enviar a apostila caso tenha interesse.
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por gabrielpieri8 Qua 04 Dez 2019, 16:47

Envia pra mim também, por favor.
gabrielpieri8
gabrielpieri8
Padawan
Padawan

Mensagem por RAFA&L Qua 04 Dez 2019, 22:52

Quero sim, Marcos. Fico muito agradecido. 
Essa denominação caiu em um vestibular e foi considerada como correta; por isso meu interesse no assunto. Achei bem específico, mas enfim...

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo