PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Representação da nêurula. Um ou Dois celomas?

2 participantes

Ir para baixo

Representação da nêurula. Um ou Dois celomas? Empty Representação da nêurula. Um ou Dois celomas?

Mensagem por RAFA&L Qua 27 Nov 2019, 20:54

Por que existe duas representações diferentes da nêurula nos livros didáticos/apostilas?

Galera, eu estou muito confuso, pois existe duas representações da nêurula; uma com um único celoma e outro com dois. Por que disso?

Pensei que a imagem que possui dois celomas seria devido a nêurula ainda não completa. Ou seja, que os dois celomas estaria posteriormente se unindo e formando a nêurula com um único celoma representado. Mas acho que não é isso.
Representação da nêurula. Um ou Dois celomas? Downlo10
Representação da nêurula. Um ou Dois celomas? Downlo11

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 23
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Representação da nêurula. Um ou Dois celomas? Empty Re: Representação da nêurula. Um ou Dois celomas?

Mensagem por gabrielpieri8 Dom 01 Dez 2019, 15:06

Amigo, creio eu que está relacionado à forma com que o celoma foi formado. Existem duas maneiras: Enterocélica (Nos deuterostômios) e Esquizocélica (Nos protostômios). Aqui vai uma explicação breve retirada do site Brasil Escola:

Dois tipos de celomas podem ser formados:


Celoma esquizocélico – a mesoderme forma-se a partir de duas células endodérmicas, que vão originar o folheto parietal (externo) e visceral (interno) que envolvem o celoma. Animais deste tipo são conhecidos como protostômios, ou seja, a boca definida forma-se diretamente a partir da boca embrionária.
Celoma enterocélico – a mesoderme forma-se a partir de duas envaginações da parede do arquêntero, ou seja, da endoderme, que ao se individualizar formam os dois folhetos. Animais deste tipo são chamados de deuterostômios, onde a boca definitiva se forma secundariamente ao lado do blastóporo, onde se origina o ânus.
(Destaques meus).

Como pode se perceber, haverá a formação de um celoma envolvendo boa parte do corpo do organismo (caso de Anelídeos, Moluscos e Artrópodes) e um formando duas cavidades (Equinodermos e Cordados).

Aqui vão duas imagens retiradas do livro Biologia das Células do Amabis:

Perceba o celoma do anfioxo, um cefalocordado:

https://i.imgur.com/q6Wz3wV.png

Aqui a formação do Celoma em um Anfíbio:

https://i.imgur.com/FNhOrSL.png

Note que uma (a do anfíbio) é a representação da sua primeira imagem, enquanto a outra (do anfioxo) reflete a segunda imagem.

Espero ter ajudado! Bons estudos.
gabrielpieri8
gabrielpieri8
Padawan
Padawan

Mensagens : 86
Data de inscrição : 28/12/2018
Idade : 24
Localização : Monte Carlo, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Representação da nêurula. Um ou Dois celomas? Empty Re: Representação da nêurula. Um ou Dois celomas?

Mensagem por RAFA&L Seg 02 Dez 2019, 08:34

Você diz: "a mesoderme forma-se a partir de duas envaginações da parede do arquêntero". Essas duas seriam os somitos, correto?


Entendi o motivo, mas agora fiquei curioso. Nos protostômios não há a formação dos somitos? de onde vem (se forma a partir de que?) essa mesoderme "que origina o folheto parietal (externo) e visceral (interno) que envolvem o celoma"?


Do mais, muito obrigado, ja me deu uma esclarecida boa!

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 23
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Representação da nêurula. Um ou Dois celomas? Empty Re: Representação da nêurula. Um ou Dois celomas?

Mensagem por gabrielpieri8 Seg 02 Dez 2019, 10:08

Olha, eu acredito que os somitos apareçam sim, mas apenas em seres que apresentam a notocorda, ou seja, cordados, já que eles terão funções específicas na pré-formação da musculatura cardíaca, esquelética, e em sistemas específicos como o respiratório. Basta ver as diferenciações que o somito vai passar após algum tempo, sendo dividido em dermátomo, miótomo e esclerótomo. 
Enfim, acho que, no fim das contas, embriologia é um assunto muito complexo para se estudar com toda a profundidade no ensino médio, tanto que os livros didáticos trazem apenas um apanhado geral dos conceitos principais. 

Quanto aos folhetos, parietal e visceral, não consigo te dizer de onde se formam exatamente, apenas sei que são características do celoma esquizocélico.

Bons estudos!!
gabrielpieri8
gabrielpieri8
Padawan
Padawan

Mensagens : 86
Data de inscrição : 28/12/2018
Idade : 24
Localização : Monte Carlo, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Representação da nêurula. Um ou Dois celomas? Empty Re: Representação da nêurula. Um ou Dois celomas?

Mensagem por RAFA&L Seg 02 Dez 2019, 10:47

Bom, de toda forma obrigado, já me deu uma certa luz sobre essas duas nêurulas distintas existentes.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 23
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Representação da nêurula. Um ou Dois celomas? Empty Re: Representação da nêurula. Um ou Dois celomas?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos