PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Detergentes. Tensoativos.

2 participantes

Ir para baixo

Detergentes. Tensoativos.  Empty Detergentes. Tensoativos.

Mensagem por RAFA&L Qui 21 Nov 2019, 21:30

(Ufg) Na formulação de alguns agentes de limpeza encontram-se, além do detergente, ácidos fluorídrico e clorídrico diluídos. O detergente utilizado nessa formulação pode ser representado por: 
Detergentes. Tensoativos.  Sem_tz10

GALERA, eu sei que a resolução está relacionada ao fato do H+ do ácido anular o efeito dos saís de sódio a); d) e e).
E que o composto da letra c) também não pode ser porque a cadeia carbônica é muito curta e, portanto, o composto não possui uma parte apolar considerável para ser caracterizado como um detergente - ou em outras palavras, formar micelas.
Mas na b), porque os íons F- e Cl- dos ácidos da solução não anulam o efeito do tensoativo catiônico? isto é, do cátion do sal da alternativa B). ?????

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 23
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Detergentes. Tensoativos.  Empty Re: Detergentes. Tensoativos.

Mensagem por José Gilvan Jr. Qui 12 Dez 2019, 14:16

Posso estar falando muita besteira mas acho que é isso. A carga + Do nitrogênio não pode ser neutralizada por F- ou Cl- pois, ao se estabilizar fazendo 3 ligações covalentes, o nitrogênio ainda tem um par de elétrons livres, podendo realizar uma 4º ligação covalente dativa doando/compartilhando esse par de elétrons com outro conjunto logo, adquirindo carga "+" pela menor densidade eletrônica(o par de elétrons estará localizado próximo ao outro ligante). A tendência é que essa ligação seja desfeita e o nitrogênio volte a neutralidade de carga, o que não aconteceria com os íons F- e Cl- que não aumentariam sua estabilidade. Contrariamente de íons Na+ que podem formar um sal e se estabilizar.

José Gilvan Jr.
Padawan
Padawan

Mensagens : 65
Data de inscrição : 26/11/2018
Idade : 20
Localização : Fortaleza, Ceará - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Detergentes. Tensoativos.  Empty Re: Detergentes. Tensoativos.

Mensagem por RAFA&L Qui 12 Dez 2019, 15:05

Acabei de ver que tem gabaritos considerando a B como correta e gabaritos considerando a D como correta. Questão bem confusa...

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 23
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Detergentes. Tensoativos.  Empty Re: Detergentes. Tensoativos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos