PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Palitos de Fósforos

2 participantes

Ir para baixo

Palitos de Fósforos Empty Palitos de Fósforos

Mensagem por ALDRIN Sáb 12 Set 2009, 21:50

Um suposto mágico faz uma brincadeira com uma caixa de fósforos muita curiosa.
Ele pega uma caixa, dessas comuns, e conta quantos fósforos há - 40, digamos.
Dá a caixa a alguém e pede que este retire, às escondidas, um certo número de palitos; em seguida, que some os algarismos deste número e reponha esta quantidade de palitos. (Por exemplo, retira 25 palitos e repõe 2 + 5 = 7 palitos). Aí, vem o surpreendente: pega a caixa, a balança ao lado do ouvido, faz uma cena e vaticina: "Há 22 palitos na caixa! Qual o segredo, se ele não viu nada, não teve nenhuma informação e, apenas pelo som dos palitos dentro da caixa, descobriu a quantidade deles?
ALDRIN
ALDRIN
Membro de Honra
 Membro de Honra

Mensagens : 950
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 40
Localização : Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Palitos de Fósforos Empty Re: Palitos de Fósforos

Mensagem por Euclides Sáb 12 Set 2009, 22:33

Se o mágico conhece a quantidade de palitos que retorna à caixa, com um pouco de matemática e um bom ouvido tudo se resolve. Se ele não conhece a quantidade de palitos que retorna à caixa, então é um bom mágico!!

Se ele sabe que foram retornados 7 palitos, então conclui que haviam sido retirados 16, 25 ou 34 palitos, únicos números menores que 40 cujos algarismos somam 7. Então estarão na caixa:

a) 40+7-16=31 palitos

b) 40+7-25=22 palitos

c) 40+7-34=13 palitos

agora, ao manuseá-la, ele tem de decidir o quão cheia a caixa está...
Palitos de Fósforos Magicos

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos