PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UNCISAL 2018

Ir para baixo

UNCISAL 2018  Empty UNCISAL 2018

Mensagem por Legendcross Ter 12 Nov 2019, 23:21

Uma fábrica produz metanol, que é um álcool primário, e álcool butílico terciário, cuja fórmula está mostrada abaixo. Esses produtos são armazenados em barris, que são rotulados para identificação, antes de serem comercializados. Devido a uma falha no processo de identificação, suspeita-se quanto ao verdadeiro conteúdo de um dos barris produzidos. Um técnico ficou encarregado de elaborar um procedimento capaz de identificar qual o real conteúdo desse barril. Para implementar o procedimento, o técnico tinha à disposição as seguintes substâncias: hipoclorito de sódio, dicromato de potássio, ácido sulfúrico e hidróxido de sódio. Nesse procedimento, o técnico, inicialmente, selecionou uma amostra do conteúdo do barril suspeito, e, em seguida, adicionou, na amostra obtida, duas substâncias escolhidas entre as disponíveis. Após terminada a reação, o técnico observou que a coloração de uma das substâncias adicionadas foi alterada de alaranjada para esverdeada. O técnico pôde, assim, concluir que o barril suspeito continha, com certeza, metanol.As duas substâncias que permitiram ao técnico identificar como metanol o conteúdo do barril suspeito são o 
UNCISAL 2018  120px-Tert-butyl-alcohol-2D-skeletal.svg
Álcool Butílico Terciário


A) hipoclorito de sódio e o ácido sulfúrico. 
B) dicromato de potássio e o ácido sulfúrico. 
C) hipoclorito de sódio e o hidróxido de sódio. 
D) dicromato de potássio e o hidróxido de sódio. 
E) dicromato de potássio e o hipoclorito de sódio. 

Gostaria de entender a questão como um todo e o que raios essa imagem do alcool terc-butilico tem a ver com o enunciado. Como dicromato de potassio e acido sulfurico são fortes oxidantes, marquei isso e foi a resposta, mas não entendi o porquê exatamente.

Legendcross
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 163
Data de inscrição : 06/09/2015
Idade : 23
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UNCISAL 2018  Empty Re: UNCISAL 2018

Mensagem por Legendcross Sáb 16 Nov 2019, 00:07

Cheguei a essa conclusão: o metanol pode sofrer oxidação, pois a oxidação de álcoois ocorre em primários e secundários. Porém, o álcool butilico é terciário, logo não sofre oxidação. Como  o dicromato de potássio e o acido sulfurico são agentes oxidantes, a reação só poderia ter acontecido se tivesse metanol na amostra.

Legendcross
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 163
Data de inscrição : 06/09/2015
Idade : 23
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos