PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Empuxo do ar

2 participantes

Ir para baixo

Empuxo do ar Empty Empuxo do ar

Mensagem por eversonmedrado Ter 29 Out 2019, 14:37

Olá, tenho uma empresa de metrologia onde calibramos balanças de pesagem.
Para emitirmos um certificado de calibração, devemos utilizar um cálculo de incerteza para garantirmos a confiabilidade na calibração.
Nesse cálculo, utilizamos algumas fontes de incerteza, como a resolução do equipamento, a repetitividade das leituras e etc.

Acho que todos conhecem o órgão do governo chamado Inmetro, certo?
Ele indica o Empuxo do ar como fonte de incerteza...mas não nos obriga a fazer a correção do empuxo em relação ao peso padrão que utilizamos na calibração, desde que provamos que o empuxo do ar tem um valor tão insignificante que não alteraria a confiabilidade.

Como funciona a calibração?
Simplesmente colocamos um peso padrão sobre o prato de uma balança e o valor indicado deve ser correspondente ao padrão utilizado.

Já procurei saber por várias pessoas e nunca encontrei uma resposta onde satisfaça essa dúvida.
O que me foi informado é que o empuxo do ar passa a ser relevante quando estamos abaixo do nível do mar, pois a pressão atmosférica muda drasticamente, o que afeta o peso padrão, devendo assim ser feito o cálculo de correção do empuxo do ar (o qual também não sei).

Gostaria de saber como posso provar para o Inmetro que podemos desprezar o empuxo do ar, pq não trabalhamos abaixo do nível do mar.

Espero que possam me ajudar.

eversonmedrado
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/10/2019
Idade : 36
Localização : Rio Claro/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Empuxo do ar Empty Re: Empuxo do ar

Mensagem por Elcioschin Ter 29 Out 2019, 16:50

Estou supondo que a balança vai estar sempre imersa no ar (e não no fundo do mar). Assim, um exemplo do uso da balança é no fundo de uma mina de 300 m de profundidade, por exemplo.

Assim, não concordo que  empuxo do ar vai aumentar drasticamente de um ponto na superfície do mar para um ponto 300 m abaixo dela, por exemplo. Poderá haver uma pequeníssima variação na pressão do ar. E também uma pequeníssima variação na aceleração da gravidade g.

Na minha opinião haverá aumento do erro quando a massa do corpo a ser medida for pequena e o seu volume grande

E = μ.V.g ---> μ = massa específica do ar --> V = volume do corpo na balança 

P = m.g ---> P = μc.V.g ---> peso do corpo no vácuo

Diferença de peso: ∆P = P - E ---> ∆P é o erro
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos