PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM 2016 - Conde D'Eu

2 participantes

Ir para baixo

ENEM 2016 - Conde D'Eu Empty ENEM 2016 - Conde D'Eu

Mensagem por mila_2001 Sex 25 Out 2019, 17:18

ENEM 2016 - Conde D'Eu Img_59c82b5e96242
“Precauções que aconselhamos à Sua Alteza, o Sr. Conde D’Eu, quando tiver de visitar escolas. Se Sua Alteza imitasse o seu augusto sogro, Dom Pedro II, não teria nunca Ocasião de contestar fatos históricOS”.
AGOSTINI, A. Revista Ilustrada, n. 309, 29 jul. 1882 (adaptado).
Segundo a charge, os últimos anos da Monarquia foram marcados por
[list="box-sizing: inherit; margin-right: 0px; margin-bottom: 28px; margin-left: 35px; padding-right: 0px; padding-left: 0px; color: rgb(51, 51, 51); font-family:"]
[*]debates promovidos em espaços públicos, contando com a presença da família real.

[*]atividades intensas realizadas pelo Conde D’Eu, numa tentativa de salvar o regime monárquico.

[*]revoltas populares em escolas, com o intuito de destituir o monarca do poder e coroar o seu genro.

[*]críticas oriundas principalmente da imprensa, colocando em dúvida a continuidade do regime político.

[*]dúvidas em torno da validade das medidas tomadas pelo imperador, fazendo com que o Conde D’Eu assumisse o governo.

[/list]
Alguém poderia me explicar o significado da charge, por favor?

mila_2001
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 05/09/2019
Idade : 22
Localização : Campinas, SP

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2016 - Conde D'Eu Empty Re: ENEM 2016 - Conde D'Eu

Mensagem por Markerrzo Sáb 26 Out 2019, 11:07

Primeiramente, deve-se atentar que no final da monarquia o Brasil estava mergulhado em diversos problemas, tais como insatisfações dos militares positivistas, dos cafeicultores, da igreja(questão religiosa) e com questões abolicionistas. Desse modo, a charge faz uma metáfora ao "dormir", ou seja, representando o imobilismo de D.Pedro frente à complexidade dos problemas vigentes, uma vez que ele não tomava nenhuma atitude para resolução desses entraves. Logo, a letra (d) é a única correta, haja vista que todos esses problemas colocam em dúvida a continuidade do regime.
Markerrzo
Markerrzo
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 159
Data de inscrição : 05/02/2019
Idade : 25
Localização : Rio das Ostras - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos