PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Avaliem, por favor (ENEM)

Ir para baixo

Avaliem, por favor (ENEM) Empty Avaliem, por favor (ENEM)

Mensagem por Oliveira.01 Qua 23 Out 2019, 07:19

Desafios da Educação a Distância no Brasil

É notório o fato de que a educação emancipa o Homem, tornando-o capaz de exercer plenamente a sua cidadania. Assim, percebe-se clara a necessidade de garantir que todos os brasileiros sejam devidamente educados. Em contrapartida, os desafios enfrentados pelo ensino a distância (EAD) no Brasil ainda impõem percalços à democratização da educação. Cabe avaliar, então, como lidar com aspectos socioculturais de estigmatização e com a negligência governamental a fim de que não haja barreiras à expansão dessa modalidade de ensino. 
Primeiramente, é importante evidenciar como grande parte da sociedade encara a formação acadêmica a distância. Por não exigir do aluno a presença em sala de aula nem o contato direto com o docente, muitos, orientados pelo senso comum, acreditam ser dubitável a qualidade do aprendizado adquirido. Desse modo, assenta-se a estigmatização, motivada pela desinformação e pelo preconceito. Vê-se importante, pois, desconstruir o imaginário popular acerca da mistificação dessa forma de ensinar. 
Outra discussão fundamental diz respeito ao papel do Estado como responsável pela educação formal de seu povo, direito constitucional inalienável. A negligência governamental impossibilita a expansão e o desenvolvimento das instituições educacionais EAD. Além disso, a iniciativa privada, sozinha, é incapaz de alcançar cidades remotas, distantes das capitais onde estão concentradas as universidades. Percebe-se, portanto, que a ausência de políticas públicas efetivas perpetua essa desigualdade educacional. 
Diante do exposto, verifica-se o quanto a ausência de uma população bem informada e de um Estado atuante impedem o alcance de uma educação formal, EAD, àqueles hoje precariamente atendidos. A fim de mitigar tais adversidades, o Ministério da Educação deve promover, em consonância com a iniciativa privada, palestras incentivadoras que desmistifiquem as ideias desacertadas e possibilitem, assim, melhor recepção aos cursos ministrados a distância. Dessa forma, mais brasileiros poderão ser formalmente educados e terão maior autonomia para exercerem a sua cidadania.

Oliveira.01
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/03/2014
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos