PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estados Unidos e China

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Estados Unidos e China

Mensagem por waydzik Qui Out 17 2019, 20:03

Com base no texto e em conhecimentos sobre a atual disputa comercial entre Estados Unidos e China e suas consequências econômicas em escala mundial, avalie as afirmativas como verdadeiras ou falsas.

1)Impulsionada pelo comércio exterior desde o governo de Deng Xiaoping, a China deixou de ser uma nação pobre e agrária para se tornar uma potência mundial, com o PIB per capita quase similar ao norte-americano e ao europeu.

2)Iniciada em 2018 e intensificada nos primeiros meses de 2019, a disputa acirrada entre chineses e norteamericanos já provocou a desaceleração do comércio mundial, fato que pode ser observado com o início do quadro recessivo em algumas das economias emergentes, como a do Brasil. 

3)China e Estados Unidos são, hoje, os maiores parceiros comerciais do Brasil, e ambas as potências apresentaram, nos últimos anos, superávit na balança comercial em relação às compras e vendas de produtos brasileiros, principalmente de commodities como petróleo, soja e carne bovina. 

4)Um dos golpes mais recentes dos EUA contra a China foi a decisão do Presidente Donald Trump de barrar o comércio entre empresas de alta tecnologia americanas e chinesas.

5)A curto prazo, o Brasil vem lucrando com a guerra comercial, pois aumentou suas exportações de manufaturados para os EUA, apesar de competir em desvantagem com países como o México e a Coreia do Sul, que já possuem acordos de livre comércio com os norte-americanos. 

Resposta:
1-F  2-F  3-F  4-V  5-V

Alguem poderia me dizer porque a 1 e a 3 estao erradas?
Sobre a 5, poderia dar uma visao do porque aumentou o Brasil aumentou as exportacoes para o EUA e que acordo com a Coreia do sul seria esse?
Muito obrigada!


Última edição por waydzik em Sex Out 18 2019, 02:21, editado 1 vez(es)
waydzik
waydzik
Jedi
Jedi

Mensagens : 401
Data de inscrição : 25/09/2017
Idade : 26
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Estados Unidos e China

Mensagem por Pedro Celso Silva Sex Out 18 2019, 01:14

Eu não só vou explicar uma a uma,como também vou revisar,explicar a matéria.
1)Falsa!
Nos anos 70,a China pôs em prática a política do trevo de 4 folhas (ciência, tecnologia, forças armadas e educação). Em 1976,Mao Tsé Tung morreu e Deng Xiaoping assumiu. Deng Xiaoping adotou medidas liberalizantes na economia. Foi ele quem estruturou as ZEEs (Zonas Econômicas Especiais) no litoral chinês. Com 20 kms do litoral ao "interior" 
E mais: A China é o país mais populoso do mundo. Logo,a concorrência é enorme. Consequentemente, a disputa é grande. E a China (assim como faz com sua população nas Olimpíadas),ela força as pessoas a trabalharem. Ameaça demitir caso não trabalhem. Ameaçam que vão passar fome. Ameaçam caso não queiram receber pouco. As empresas poderiam pagar salários de 50 centavos a hora para os funcionários. Ou nem isso. Escravidão mesmo. A China tem o maior número de trabalhadores em condição de escravidão do mundo.
Além disso,a China queria atrair empresas. A China permitiu poluírem à vontade, permitiu usarem carvão,permitiu fazerem testes em animais,permitiu fazerem testes em humanos. Criou uma boa infraestrutura no litoral. Criou bons portos e uma malha de transportes interessantes para o escoamento da produção. Zero impostos, incentivos fiscais. Além disso,a China ganhou novamente a concorrência,porque a China desvalorizou o yuan,a sua moeda. Como 1 dólar valem muitos yuans (200),fica fácil comprar produtos chineses. O fato de ter a maior população do mundo,você tem o maior mercado consumidor do mundo. Abocanhar 30% deste mercado,você consegue ter mais gente do que os EUA inteiro (terceiro mais populoso) e isso é muito dinheiro.
E isso fez com que a China se tornasse plataforma de exportação. Na 1 opção, é bem verdade que a China deixou de ser pobre e agrária. Se tornou a segunda maior economia e uma potência. Mas é falso sobre o PIB per capta. PIB Per capta é o PIB do país dividido pela população do mesmo. A China tem 1,5 bilhão de habitantes. É a maior população do mundo. É a segunda economia. Se você pegar essa população e dividir pelo PIB, vai dar um PIB muito pequeno. E é mesmo. A China tem 84% da sua população pobre. Além disso,ela é um dos países mais desiguais do mundo. Ocupa uma das últimas posições do índice GINI. É uma riqueza muito mal distribuída.
Os EUA são a primeira economia,com 350 milhões de habitantes. A Alemanha, quarto país mais rico, tem um PIB de mais ou menos 3 trilhões de dólares para 88 milhões de habitantes. Que eu lembre,o país com maior PIB per capta do mundo,é Luxemburgo, que é um país (grão ducado) MINÚSCULO na Europa. Neste país, moram 590 mil pessoas. O PIB per capta é 9.000 dólares para cada cidadão. Para ter um PIB per capta grande,tem que (ou ter riqueza bem distribuída) ou ser rico e ter população pequena.
2-Falso
A "crise" do Brasil nada tem a ver com a disputa EUA e China. Pelo contrário,essa disputa fez bem a nós. O maior parceiro comercial do Brasil é justamente a China e depois os EUA. Quando a briga começou,a China parou de importar a soja americana e passou a importar a brasileira. Ganhamos muito dinheiro com essas desavenças.
3-Falso
Superávit é quando você vende muito mais do que compra. E está errado. O Brasil, realmente vende muitos commodities a esses países. Vende mais do que compra. Eles, na verdade tem déficit com a gente em commodities,eles compram mais commodities de nós,do que vendem para nós (compramos deles). Pois bem. No que tange à balança comercial,eles vendem mais produtos a nós do que nós vendemos a eles. Se bem que,com a China,pela extrema dependência dela de matérias primas, se eu não me engano,ainda temos balança comercial favorável para nós em relação a eles. Porque produtos chineses são "xing-ling" para nós ainda. Mas EUA não.
E isso acontece porque o Brasil ainda não produz produtos industrializados ou de grande valor agregado. Nem produtos tecnológicos. O Brasil compra produtos industrializados (carros,máquinas,notebooks,celulares,eletrônicos e outros) de China e EUA. Esses produtos são caros de se fazer,e são caros e vende para eles, produtos baratos (commodities;carne,soja). Existem poucas exceções,como a Petrobrás e a Embraer,que produz aviões.
4-Verdadeiro
Parte do America First
5-Verdadeiro
A China tem a maior população do mundo. Ela precisa alimentar toda aquela gente (1,5 bilhão de pessoas). E é por isso que ela compra commodities e matérias primas em massa. Ela precisa construir infra estrutura e manter sua força de trabalho (segunda economia). O Brasil é um país que,ainda vive de commodities. O Brasil é um dos maiores produtores de soja do mundo. A Região Centro Oeste,antes dos anos 70, era um meio do nada,com solos ácidos,até a EMBRAPA fazer a calagem do solo e ele ficar próprio para o plantio. E lá,se plantou soja e trigo. Ali e o MAPITOBA. E ocorre a expansão da fronteira agrícola. Sabendo disso,a China importa muita soja da gente.
O Brasil é o maior produtor de gado do mundo. Contribuem para esse quadro,a região Sul,Sudeste e Nordeste. Até Norte também. O fato do Brasil ser um país enorme (4 maior país) e até população grande (5 mais populoso: 206 milhões de brasileiros). Gostam de uma carne,churrasco de domingo. Tem demanda,então produzem muito. A carne é bem tratada. O mundo todo compra nossa carne. Japão compra. Países árabes compram. Eles não gostam de carne de porco e existe todo um procedimento para fazer ela e cortá-la. O segundo maior produtor é justamente os EUA. Bem como suco de laranja. O Brasil é o primeiro e os EUA segundo. Quando os EUA subsidiaram a produção,denunciamos ele à OMC.
Para reduzir a dependência de um só país,e também para baratear o preço,a China importa alimentos de vários países. Como os EUA sacanearam a China,a China parou de comprar algumas coisas dos EUA e compraram da gente. Assim como os EUA. Acontece que,o México faz parte do NAFTA (se ferrou,por acaso). Faz parte da APEC (Comércio Ásia Pacífico), e faz fronteira com os EUA. A proximidade,o baixo custo de produção,os impostos mais baixos,a mão de obra mais barata, fazem empresas americanas ou que iriam produzir nos EUA,usem o México como sede para poderem produzir lá e exportar para os EUA. São as maquilladoras.
A Coréia do Sul faz parte da APEC. A APEC é o maior bloco econômico do mundo. Acordos de livre comércio facilitam exportações,porque reduzem ou aniquilam tarifas alfandegárias (impostos para a mercadoria chegar no país). Reduzem o preço e reduzem a concorrência,uma vez que, países fora do bloco irão pagar a a tarifa alfandegária e,consequentemente;o produto custará mais caro. O maior exemplo disso é a União Européia. A União Européia possui zero tarifas alfandegárias entre os 28 estados-membros. Se eu quiser comprar um carro. Aí no mercado,eu posso escolher carro alemão,francês,italiano,americano,sul-coreano e japonês. Eu serei mais inclinado (financeiramente falando) a comprar um carro europeu. Porque ele não paga tarifa alfandegária. Porque ele é mais barato. Porque, até mesmo as peças vão ser baratas (talvez não precise importar). Enquanto os carros oriundos de países fora do bloco irão ter que pagar a taxa e as peças também,ao serem importadas. Mas depende do valor do carro e estratégia da montadora,mas quase sempre é assim.
E é por isso que o BREXIT causa tanta polêmica. Uma vez fora do bloco,a Inglaterra vai ter que pagar essa taxa: 15% do valor do produto. É alto e isso atrapalhará a economia inglesa,caso ela precisar importar artigos de países da União Européia.
Voltando à questão,aí o Brasil não tem acordo com os EUA. Quando o Brasil importa algo dos EUA,ele paga impostos de importação. 
A Coréia do Sul não. Além disso,a Coréia do Sul produz produtos industrializados e produtos de alto valor agregado (Samsung,LG, Hyundai,Kia, SsangYong),a moeda é desvalorizada,há muita concorrência entre os 48 milhões de sul-coreanos,além do investimento maior em educação,pesquisa científica,pesquisa e desenvolvimento, a mão de obra ser qualificada e o país produzir tecnologia. Então,quando a China proibir algo que os EUA comprarem dela,ela ficará entre Brasil e Coréia do Sul (comprar no lugar). Mas como o produto brasileiro não é tão tecnológico,não tem uma qualidade tão boa e talvez não seja tão barato (fazer parte da APEC),talvez o yankee prefira o sul coreano. E o mexicano,pela proximidade, NAFTA e o próprio APEC. Lembrando que o México também não produz tecnologia e é até pior que o Brasil em tecnologia, produção de tecnologia, indústria, qualificação e economia.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos