PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM 2016 - INTERPRETAÇÃO

2 participantes

Ir para baixo

ENEM 2016 - INTERPRETAÇÃO Empty ENEM 2016 - INTERPRETAÇÃO

Mensagem por mila_2001 Qui 17 Out 2019, 19:23

Ô ô, com tanto pau no mato
Embaúba* é coroné
Com tanto pau no mato, ê ê
Com tanto pau no mato
Embaúba é coroné
* Embaúba: árvore comum e inútil por ser podre por dentro, segundo o historiador Stanley Stein.
STEIN, S. J. Vassouras: um município brasileiro do café, 1850-1900. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990 (adaptado).
 
Os versos fazem parte de um jongo, gênero poético-musical cantado por escravos e seus descendentes no Brasil no século XIX, e procuram expressar a

a)exploração rural.

b)bravura senhorial.

c) resistência cultural.

d)  violência escravista.

e) ideologia paternalista. 


Resposta: C





Realmente não entendi o motivo de ser C...

mila_2001
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 05/09/2019
Idade : 22
Localização : Campinas, SP

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2016 - INTERPRETAÇÃO Empty Re: ENEM 2016 - INTERPRETAÇÃO

Mensagem por gabrielpieri8 Seg 02 Dez 2019, 13:52

Olá mila_2001;

Olha, realmente essa questão me pegou quando eu a vi pela primeira vez também, mas por eliminação das alternativas pode-se excluir as alternativas incorretas. Vou explicar:
a. Exploração rural: O poema claramente não se refere à exploração rural, por mais que o contexto da obra seja da exploração escravista. No entanto, ao comparar a madeira que é podre por dentro ao coronel, o eu-lírico quer passar a ideia da personalidade do coronel, como uma pessoa sem moralidade, literalmente "podre" por dentro. Não há, portanto, denúncia de nenhum tipo de atividade de cunho violento, apenas a denúncia da moralidade do coronel.
b. Bravura senhorial: A obra passa exatamente o contrário, principalmente com a metáfora da Embaúba.
c. Resistência Cultural: Uma característica do ENEM é sempre se referir às formas de resistência das populações escravizadas no período colonial e imperial brasileiro, pois é isso que contribuiu para a manutenção das suas culturas. Esse aspecto da prova ficou bem evidente após a sua reforma em 2009 com o novo modelo e o início do ensino da história africana nas escolas brasileiras.
d. Violência Escravista: Não há menção à violência, a questão quer que você note a forma como os escravos mantinham sua cultura viva, através de cantigas como essa.
e. Ideologia Paternalista: O paternalismo, se não me engano, tem a ver com a ideologia positivista de trabalhador e empregado, então não se encaixa no contexto da questão.

Espero ter ajudado. Bons estudos!!
gabrielpieri8
gabrielpieri8
Padawan
Padawan

Mensagens : 86
Data de inscrição : 28/12/2018
Idade : 24
Localização : Monte Carlo, SC, Brasil

_Arthur_ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos