PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mais uma redação do ENEM, alguém corrija, por favor!

2 participantes

Ir para baixo

Mais uma redação do ENEM, alguém corrija, por favor! Empty Mais uma redação do ENEM, alguém corrija, por favor!

Mensagem por romulos1 Ter 08 Out 2019, 04:23

Eu tenho a impressão de que essa redação ficou pior que as outras, acho que as duas semanas sem praticar me atrapalharam então se possível, explique onde eu errei, de forma um pouco mais detalhada, se der.
Percebi alguns erros: falta de acento em "incêndio" e resíduos com "z"
Tema: O aquecimento global
Aquecimento global e suas consequências
     A industrialização pesada unida com a produção em massa, incentivada pelo modo de vida americano, "american way of life", cria toda uma cadeia de sistemas para que os bens demandados, veículos, serviços, eletrônicos, sejam fabricados. Entretanto, roda essa corrente de ações gera como subproduto gases de efeito estufa e outros químicos, que são liberados na natureza.
    Pela grande parte dos especialistas, geólogos e climatologistas, gases como o dióxido de carbono diminuem certos camadas atmosféricas que têm a capacidade de reter calor proveniente do sol, além de ondas danosas à saúde. Porém, diferentemente de problemas médicos, algumas consequências da redução da proteção do planeta são mais difíceis de serem percebidas. Entre elas, o que tem mais destaque é o aquecimento global, que em certas regiões, como na Amazônia, pode ser especialmente danoso, tendo em vista o crescimento da possibilidade de incendios devido ao aumento da temperatura, o que, consequentemente, apresenta riscos à fauna e flora.
    No nordeste do Brasil, as mudanças climáticas representam um problema ainda maior, pois, nessas localidades, a seca é alarmante e unindo-a com o aumento da temperatura, pode-se inferir que há uma diminuição da pluviosidade, fator esse, que é responsável por piorar a situação enfrentada pelas populações dessas regiões. A partir disso, é possível afirmar a existência de uma relação entre problemáticas sociais e o aquecimento global, causada principalmente pela liberação de gases estufa, em destaque os que provém das industrias.
     Tendo em vista o que foi dito, é possível relacionar problemas, tanto para a natureza em si quanto ao homem, como uma consequência direta das mudanças climáticas. Por isso, faz-se necessário que o  governo, especificadamente, o Ministério da Economia, aliado à ONGs desenvolva incentivos, como o já existente créditos de carbono, àquelas empresas que produzem rezíduos químicos, para reduzirem a emissão de gases de efeito estufa. Dessa forma, as companias ao perceberem vantagens econômicas: concessões fiscais, contratos com orgãos públicos, podem fazer sua cadeia produtiva ser menos danosa à natureza, sem uma mudança drástica nos lucros, permitindo assim, ao longo do tempo, uma normalização da temperatura e redução de outros efeitos da mudança climática causada pelo aquecimento global.
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma redação do ENEM, alguém corrija, por favor! Empty Re: Mais uma redação do ENEM, alguém corrija, por favor!

Mensagem por Dr.Astro Ter 08 Out 2019, 07:40

    A industrialização pesada unida com a produção em massa e incentivada pelo modo de vida americano "american way of life" cria toda uma cadeia de sistemas para que os bens demandados, veículos, serviços e eletrônicos, sejam fabricados. Entretanto, rtoda essa corrente de ações gera como subproduto gases de efeito estufa e outros químicos, que são liberados na natureza.
    Em primeiro lugar, pela grande parte dos especialistas, geólogos e climatologistas, gases como o dióxido de carbono diminuem certoas camadas atmosféricas que têm a capacidade de reter calor proveniente do sol, além de ondas danosas à saúde. Porém, diferentemente de problemas médicos, algumas consequências da redução da proteção do planeta são mais difíceis de serem percebidas. Entre elas, o que tem mais destaque é o aquecimento global, que em certas regiões, como na Amazônia, pode ser especialmente danoso, tendo em vista o crescimento da possibilidade de incêndios devido ao aumento da temperatura, o que, consequentemente, apresenta riscos à fauna e flora.
    Além do mais, no nordeste do Brasil, as mudanças climáticas representam um problema ainda maior, pois, nessas localidades, a seca é alarmante e, unindo-a com o aumento da temperatura, pode-se inferir que há uma diminuição da pluviosidade, fator esse que é responsável por piorar a situação enfrentada pelas populações dessas regiões. A partir disso, é possível afirmar a existência de uma relação entre problemáticas sociais e o aquecimento global, causada principalmente pela liberação de gases estufa,: em destaque os que provém das industrias.
     Tendo em vista o que foi dito, é possível relacionar problemas, tanto para a natureza em si quanto ao homem, como uma consequência direta das mudanças climáticas. Por isso, faz-se necessário que o  governo, especificadamente,com o Ministério da Economia e aliado à ONGs, desenvolva incentivos, como o já existente crédito de carbono, àquelas empresas que produzem rezsíduos químicos, para reduzirem a emissão de gases de efeito estufa. Dessa forma, as companhias, ao perceberem vantagens econômicas - concessões fiscais, contratos com órgãos públicos -, podem fazer sua cadeia produtiva ser menos danosa à natureza, sem uma mudança drástica nos lucros, permitindo assim, ao longo do tempo, uma normalização da temperatura e redução de outros efeitos da mudança climática causada pelo aquecimento global.

COMPETÊNCIA 1

Dominar modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Você possui bastantes erros gramaticais relacionados à vírgula, conectivo e pontuação. Cuidado! Muito desses erros retiraram a coerência de algumas frases.
NOTA: 80


COMPETÊNCIA 2

Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.

Há poucos recursos socioculturais no seu texto.
Também, cuidado com algumas informações apresentadas nele. Por exemplo, o dióxido de carbono não afeta a camada de ozônio(segundo parágrafo), mas você disse que afeta: "gases como o dióxido de carbono diminuem certoas camadas atmosféricas que têm a capacidade de reter calor proveniente do sol"
Nota: 80


COMPETÊNCIA 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa da sua tese.

Você soube construir argumentações encima do seu ponto de vista e utilizou uma boa argumentação causa-consequência. 
Porém, você quase se perdeu no primeiro desenvolvimento quando falou da camada de ozônio em um tema que pede sobre aquecimento global. Cuidado para não receber 0 por fuga ao tema.
NOTA:120

COMPETÊNCIA 4

Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Você utilizou bons recursos coesivos. Mas, em alguns casos que eu intervi no texto acima, faltou alguns conectivos.
NOTA:160


COMPETÊNCIA 5

Proposta de Intervenção.

Falta o modo e a finalidade com que a proposta será feita.Você apresentou o agente, a ação e o efeito.
Responda essas perguntas para completar a proposta:
"Como será feito?"
"Qual a finalidade dessa ação?"
NOTA: 120



Portanto, somado tudo, nota 560.
Dr.Astro
Dr.Astro
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 516
Data de inscrição : 12/06/2019
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos