Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UNINTA 2018) Q57 - Reações Orgânicas

2 participantes

Ir para baixo

(UNINTA 2018) Q57 - Reações Orgânicas Empty (UNINTA 2018) Q57 - Reações Orgânicas

Mensagem por Dr.Astro Sab 05 Out 2019, 16:36

(UNINTA 2018) Q57 - Reações Orgânicas 21876010
Todo o ano são produzidas mais de 300 milhões de toneladas de plástico. Quase a metade acaba nos aterros sanitários e até 12 milhões de toneladas poluem os mares. Até agora não há uma forma sustentável de a humanidade se ver livre da poluição causada por material tão importante para civilização. Um estudo realizado por pesquisadores da Espanha e da Inglaterra mostrou que as larvas da traça-grande-da-cera, Gableria mellonella, degradam polietileno que respondem por 40% dos plásticos poluentes. As larvas do inseto consumiram e decompuseram filmes de polietileno no estômago, sob ação de enzimas, onde foram encontrados traços de etileno glicol, HO(CH2)2 OH, sinal de biodegradação. Uma cientista do Instituto de Biomedicina e coautora dos estudos, biotecnologia da Cantábria, Espanha, destacou a velocidade das larvas em degradar a dieta básica de cera-de-abelhas, material formado por cadeias carbônicas semelhantes às de polietileno. O próximo passo é identificar a causa da degradação. Se decorrentes de enzimas, produzidas pela larva ou micro-organismos intestinais. Os pesquisadores esperam que as descobertas possam algum dia ajudar a aproveitar a enzima para decomporem tanto os plásticos dos aterros sanitários quanto os que estão espalhados pelos mares
 
 
Considerando-se as larvas da traça-grande-da-cera e o processo de degradação do polietileno e da cera-de-abelhas, é correto afirmar:
 a)As enzimas encontradas no estômago das larvas do inseto diminuem a velocidade de degradação e aumentam a energia de ativação na formação de etilenoglicol.
 b)A quantidade de energia envolvida no processo da biodegradação das ligações C-C, no polietileno, é igual à das ligações C-C, na cera-de-abelhas.
 c)A decomposição enzimática de filmes de polietileno nos aterros sanitários requer menos energia quando comparadas à de filmes em igualdade de condições arrastados pelas águas oceânicas.
 d)A biodegradação pelas larvas da traça-grande-da-cera do polietileno originado de fonte fóssil se torna sustentável em razão da natureza do processo de degradação biológico.
 e)O palmitato de mericila, quando saponificado, dá origem a dois álcoois primários.

Por que a "d" está errada?
Dr.Astro
Dr.Astro
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 516
Data de inscrição : 12/06/2019
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(UNINTA 2018) Q57 - Reações Orgânicas Empty Re: (UNINTA 2018) Q57 - Reações Orgânicas

Mensagem por Raquel Valadão Sab 05 Out 2019, 17:04

Fontes fósseis (no caso da questão o polietileno) não são biodegradáveis.
Raquel Valadão
Raquel Valadão
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 04/04/2017
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos