nietzsche
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nietzsche
“A rebelião escrava na moral começa quando o próprio ressentimento se torna criador e gera valores.”
(NIETZSCHE, F. Primeira Dissertação. In: Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras. 2007, p. 28.)
Analise as afirmações abaixo, considerando o pensamento de Nietzsche.
I - O ressentimento dos seres aos quais é negada a verdadeira reação, a dos atos, e que apenas por uma vingança efetiva obtém reparação.
II - Toda moral nobre nasce de concessões à moral escrava.
III - O ressentimento dos seres aos quais é negada a verdadeira reação, a dos atos, e que apenas por uma vingança imaginária obtém reparação.
IV - Toda moral nobre nasce de um triunfante "sim"a si mesmo.
V - A moral escrava diz “não” a um “fora”, “outro”, um “não-eu” — e este “não” é seu ato criador.
De acordo com essa análise, quais afirmações estão CORRETAS?
R=III, IV e V.
Poderiam explicar?
(NIETZSCHE, F. Primeira Dissertação. In: Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras. 2007, p. 28.)
Analise as afirmações abaixo, considerando o pensamento de Nietzsche.
I - O ressentimento dos seres aos quais é negada a verdadeira reação, a dos atos, e que apenas por uma vingança efetiva obtém reparação.
II - Toda moral nobre nasce de concessões à moral escrava.
III - O ressentimento dos seres aos quais é negada a verdadeira reação, a dos atos, e que apenas por uma vingança imaginária obtém reparação.
IV - Toda moral nobre nasce de um triunfante "sim"a si mesmo.
V - A moral escrava diz “não” a um “fora”, “outro”, um “não-eu” — e este “não” é seu ato criador.
De acordo com essa análise, quais afirmações estão CORRETAS?
R=III, IV e V.
Poderiam explicar?
Última edição por krllnx em Sex 04 Out 2019, 10:06, editado 1 vez(es)
krllnx- Recebeu o sabre de luz
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Re: nietzsche
Vejamos:
I - O ressentimento dos seres aos quais é negada a verdadeira reação, a dos atos, e que apenas por uma vingança efetiva
obtém reparação.
Incorreta. Ora, se lhes é negada a verdadeira reação, então como poderiam ter uma vingança efetiva, isto é, uma vingança
de ações contra os seus opressores. Pense no caso dos judeus escravizados no antigo Egito, como poderiam eles pegar em
armas e realizar uma vingança efetiva, no plano das ações, da força física, contra os seus opressores egípcios? Impossível,
por isso Nietzsche insiste em dizer que essa vingança se deu no plano moral, na repulsa por tudo o que era considerado
bom e digno de valor por parte dos nobres egípcios, daí surgiu a moral judaica, a Lei de Moisés, como um ato de vingança
no plano da moral e da religião contra a moral e a religião dos egípcios opressores. Entendeu?
II - Toda moral nobre nasce de concessões à moral escrava.
Incorreto. Os senhores nada concedem aos escravos, os senhores apenas os desprezam, buscam manter distância deles, e os
comandam. Pense bem, se houvessem concessões, então não haveria necessidade de se vingar no plano imaginário, no plano
da cultura ou da moral, porque haveriam certos alívios aos escravos que reduzissem o ódio em relação aos Senhores opressores. Em outras palavras, quando na história humana os opressores "aliviaram a barra" para os escravos?
III - O ressentimento dos seres aos quais é negada a verdadeira reação, a dos atos, e que apenas por uma vingança
imaginária obtém reparação.
Correto. Se segue da explicação dada na I.
IV - Toda moral nobre nasce de um triunfante "sim"a si mesmo.
Correto. A moral dos senhores, dos nobres guerreiros gregos, egípcios, nórdicos, etc., nasce de um "sim", isto é, de dizer "sim" aos
seus próprios instintos, à sua vontade por poder e prazer, etc., neste caso esse "sim" é claramente oposto ao "não" dos
sacerdotes da moral escrava, que negam seus instintos naturais através de práticas ascetas como jejum, privação sexual,
expiação de pecados através de sacrifícios animais devido ao sentimento de culpa (leia o livro de Levíticos a título de
curiosidade, está no Antigo Testamento, fala sobre esses rituais), etc. Aqui Nietzsche coloca uma condição para entendermos
suas ideias, precisamente a de que essa moral da negação originada em povos escravos não nasceu espontaneamente do ser
humano, não brotou completamente da natureza humana, isto é, se trata de um modo de ser e viver que surgiu em condições
históricas específicas, a saber, a opressão de um povo sobre o outro. Neste caso o povo opressor possui uma moral
espontânea, natural, já os escravos criam para si uma moral não-espontânea, contrária à natureza humana por um lado,
mas que por outro lado a afirma paradoxalmente. É contrária porque nega os instintos dionisíacos mais básicos, como
vontade de poder, de prazer, embriaguez, etc., mas é ao mesmo tempo natural porque nasce de uma reação natural de
vingança contra os opressores, porém essa vingança só pôde ser manifesta no plano cultural, moral, ou "imaginário"
como coloca a questão, justamente pelo fato de que escravos são destituídos de poder político e militar necessário
para efetivar essa vingança no plano das ações.
Espero que tenha gostado, abrass!
"Eu sou o caminho, a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim." Jo 14:6.
I - O ressentimento dos seres aos quais é negada a verdadeira reação, a dos atos, e que apenas por uma vingança efetiva
obtém reparação.
Incorreta. Ora, se lhes é negada a verdadeira reação, então como poderiam ter uma vingança efetiva, isto é, uma vingança
de ações contra os seus opressores. Pense no caso dos judeus escravizados no antigo Egito, como poderiam eles pegar em
armas e realizar uma vingança efetiva, no plano das ações, da força física, contra os seus opressores egípcios? Impossível,
por isso Nietzsche insiste em dizer que essa vingança se deu no plano moral, na repulsa por tudo o que era considerado
bom e digno de valor por parte dos nobres egípcios, daí surgiu a moral judaica, a Lei de Moisés, como um ato de vingança
no plano da moral e da religião contra a moral e a religião dos egípcios opressores. Entendeu?
II - Toda moral nobre nasce de concessões à moral escrava.
Incorreto. Os senhores nada concedem aos escravos, os senhores apenas os desprezam, buscam manter distância deles, e os
comandam. Pense bem, se houvessem concessões, então não haveria necessidade de se vingar no plano imaginário, no plano
da cultura ou da moral, porque haveriam certos alívios aos escravos que reduzissem o ódio em relação aos Senhores opressores. Em outras palavras, quando na história humana os opressores "aliviaram a barra" para os escravos?
III - O ressentimento dos seres aos quais é negada a verdadeira reação, a dos atos, e que apenas por uma vingança
imaginária obtém reparação.
Correto. Se segue da explicação dada na I.
IV - Toda moral nobre nasce de um triunfante "sim"a si mesmo.
Correto. A moral dos senhores, dos nobres guerreiros gregos, egípcios, nórdicos, etc., nasce de um "sim", isto é, de dizer "sim" aos
seus próprios instintos, à sua vontade por poder e prazer, etc., neste caso esse "sim" é claramente oposto ao "não" dos
sacerdotes da moral escrava, que negam seus instintos naturais através de práticas ascetas como jejum, privação sexual,
expiação de pecados através de sacrifícios animais devido ao sentimento de culpa (leia o livro de Levíticos a título de
curiosidade, está no Antigo Testamento, fala sobre esses rituais), etc. Aqui Nietzsche coloca uma condição para entendermos
suas ideias, precisamente a de que essa moral da negação originada em povos escravos não nasceu espontaneamente do ser
humano, não brotou completamente da natureza humana, isto é, se trata de um modo de ser e viver que surgiu em condições
históricas específicas, a saber, a opressão de um povo sobre o outro. Neste caso o povo opressor possui uma moral
espontânea, natural, já os escravos criam para si uma moral não-espontânea, contrária à natureza humana por um lado,
mas que por outro lado a afirma paradoxalmente. É contrária porque nega os instintos dionisíacos mais básicos, como
vontade de poder, de prazer, embriaguez, etc., mas é ao mesmo tempo natural porque nasce de uma reação natural de
vingança contra os opressores, porém essa vingança só pôde ser manifesta no plano cultural, moral, ou "imaginário"
como coloca a questão, justamente pelo fato de que escravos são destituídos de poder político e militar necessário
para efetivar essa vingança no plano das ações.
Espero que tenha gostado, abrass!
"Eu sou o caminho, a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim." Jo 14:6.
EricFerro- Recebeu o sabre de luz
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Re: nietzsche
Obrigada, Eric!!!
krllnx- Recebeu o sabre de luz
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