PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ufrgs história 2019 Q21

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido ufrgs história 2019 Q21

Mensagem por folettinhomed Sáb 14 Set 2019, 20:50

Leia o segmento abaixo.
Desde a década de 1970, a desigualdade voltou a aumentar nos países ricos, principalmente nos Estados Unidos, onde a concentração de renda na primeira década do século XXI voltou a atingir - e até excedeu - o nível recorde visto nos anos 1910-1920.             PIKETTY, Thomas. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014. p. 22.
Considere as afirmações abaixo, sobre os fenômenos históricos que se relacionam ao atual processo de intensificação da desigualdade social descrito pelo autor.
I - A diminuição do papel do capital financeiro na economia global e o aumento do capital produtivo oriundo do trabalho favoreceram os países industrializados, em detrimento daqueles predominantemente rurais.
II - A ascensão concomitante de govemos ultraliberais, como o de Margaret Tatcher, no Reino Unido, e o de Ronald Reagan, nos Estados Unidos, contribuiu para a redução da agência do Estado na regulação dos mercados.
III - A disseminação de ideologias econômicas e práticas de governança resultaram no enfraquecimento das políticas públicas, promovidas no contexto após a Segunda Guerra Mundial e voltadas ao bem-estar social.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(6) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.

Poderiam explicar a I? Obrigado!!


Última edição por folettinhomed em Seg 16 Set 2019, 10:48, editado 1 vez(es)
folettinhomed
folettinhomed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 988
Data de inscrição : 23/02/2019
Idade : 23
Localização : Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: ufrgs história 2019 Q21

Mensagem por Pedro Celso Silva Dom 15 Set 2019, 22:33

Capital financeiro não diminuiu.
Pelo contrário,aumentou. As Bolsas de Valores simbolizam a força da economia dos países. A circulação de capital e capital especulativo. Bolsa de Nova Iorque, Bolsa de Frakfurt... Ao passo que,as indústrias eram deles também. Rio Reno na Alemanha (Vale do Reno) e Manufacturing Belt,nos EUA. As Indústrias continuam lá,mas apenas as de maior qualificação profissional. Já,o capital produtivo;foi para países em desenvolvimento. A indústria e a mão de obra foram para países aonde os custos de produção, de operação são menores. Onde a mão de obra também é mais barata. E isso é encontrado em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Mas claro:indústrias com menor qualificação profissional.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos