(UFRGS 2019) Q7 - Mecânica de vetores
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
(UFRGS 2019) Q7 - Mecânica de vetores
Um bloco B está suspenso por um fio de massa desprezível e apoiado sobre um plano inclinado P, conforme representa a figura abaixo. Não há atrito entre o bloco e o plano nem entre o plano e a superfície horizontal. O sistema está inicialmente em repouso.
Assinale a alternativa que indica, respectivamente, através das setas, a trajetória seguida pelos centros de massa do bloco e do sistema bloco+plano inclinado, quando o fio é cortado.
a)
b)
c)
d)
e)
Não estou conseguindo "enxergar" esses vetores. Alguém me ajuda?
Assinale a alternativa que indica, respectivamente, através das setas, a trajetória seguida pelos centros de massa do bloco e do sistema bloco+plano inclinado, quando o fio é cortado.
a)
b)
c)
d)
e)
- Resposta::
- "e"
Não estou conseguindo "enxergar" esses vetores. Alguém me ajuda?
Dr.Astro- Mestre Jedi
Re: (UFRGS 2019) Q7 - Mecânica de vetores
A trajetoria do centro de massa do bloco eh o vetor da velocidade do bloco e o vetor do centro de massa do sistema (bloco+plano) tem o mesmo sentido/direçao do vetor da força peso do plano inclinado (ja que colocar o bloco em cima "ajudaria" a aumentar a massa total do sistema e aumentaria a força peso resultante).
Ou seja, o centro de massa 1 se move com a trajetoria do bloco.
O centro de massa 2 se mantem em direçao ao chao por causa da massa do bloco + plano
Ou seja, o centro de massa 1 se move com a trajetoria do bloco.
O centro de massa 2 se mantem em direçao ao chao por causa da massa do bloco + plano
Nickds12- Mestre Jedi