Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estou confuso com essa questão de Geografia(NivelFácil)

4 participantes

Ir para baixo

Estou confuso com essa questão de Geografia(NivelFácil) Empty Estou confuso com essa questão de Geografia(NivelFácil)

Mensagem por Dr.Astro Sab 07 Set 2019, 13:26

(ENEM PPL 2017) A conclusão tardia e perversa para o meio ambiente é o verdadeiro desastre ecológico e econômico ocasionado pelo plantio de café em terrenos declivosos. E o mais grave é que tal lavoura continua a ser praticada em moldes não muito diferentes daqueles que arrasaram florestas, solos e águas no século XIX.
SOFIATTI, A. Destruição e proteção da Mata Atlântica no Rio de Janeiro: ensaio bibliográfico acerca da eco-história. História, Ciências, Saúde, n. 2, jul.-out. 1997.

A atividade agrícola mencionada no texto provocou impactos ambientais ao longo do século XIX porque

a)reforçava a ocupação extensiva.
 b)utilizava o solo do tipo terra roxa.
 c)necessitava de recursos hídricos.
 d)estimulava investimentos estrangeiros.
 e)empregava mão de obra desqualificada.

Eis minha dúvida:
O que todos os sites que eu pesquisei falam sobre a questão: "O café foi um dos gêneros agrícolas desenvolvidos no período que ficou conhecido como de vigência dos Arquipélagos Econômicos. Essa atividade era desenvolvida a partir da adoção do modelo de plantation, cujas algumas de suas características são, a produção voltada para o mercado externo, produção desenvolvida em latifúndios e a monocultura." 

Portanto, o café reforçou o estilo de ocupação PLANTATION(o que os sites e o ENEM diz)

Entretanto, o que está me deixando maluco é que se você pesquisar Tipos de uso da terra você verá que o PLANTATION se caracteriza como um estilo de OCUPAÇÃO INTENSIVA.
O ENEM diz que é EXTENSIVO
Nos livros dizem que é INTENSIVO.
Não sei o que fazer. Alguém me ajuda????

Última edição por Dr.Astro em Sab 07 Set 2019, 13:27, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Introduzir a origem da questão: ENEM)
Dr.Astro
Dr.Astro
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Estou confuso com essa questão de Geografia(NivelFácil) Empty Re: Estou confuso com essa questão de Geografia(NivelFácil)

Mensagem por folettinhomed Sab 07 Set 2019, 13:41

Cara, tu ta confundindo com agricultura intensiva. Ocupação extensiva seria mais no âmbito do desmatamento para plantar mais, ou seja, não ficar restrito a uma área, o que também pode ser entendido como plantar em áreas inadequadas- terrenos declivosos; a questão era bem fácil, pq as outras alternativas não tinham lógica. Acho que tu complicou demais ela kkkkk
folettinhomed
folettinhomed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Estou confuso com essa questão de Geografia(NivelFácil) Empty Re: Estou confuso com essa questão de Geografia(NivelFácil)

Mensagem por Dr.Astro Sab 07 Set 2019, 13:50

É verdade kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Obrigado!!!
Dr.Astro
Dr.Astro
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Pedro Celso Silva Sab 07 Set 2019, 15:20

Os professores e os livros nos ensinam errado nesta parte.
Qualquer coisa intensiva significa algo de alto aproveitamento. Alta produtividade. Normalmente,usa-se uma pequena área,mas a qualidade e a eficiência é ótima. Exemplo? Frutificultura irrigada em Petrolina e Juazeiro. Pecuária no Nordeste,no Sertão Nordestino. Agora extensiva,é de baixa produtividade e aproveitamento. Como esse exemplo do café. Plantava-se numa área desfavorável. Plantava-se numa grande área.
Pedro Celso Silva
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagem por Dr.Astro Seg 09 Set 2019, 10:09

Faz sentido. Obrigado!
Dr.Astro
Dr.Astro
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por _Arthur_ Qui 22 Jul 2021, 11:58

Em nenhum lugar é dito que o plantation é ocupação intensiva. Você provavelmente se confundiu porque é falado que o plantation era voltado para o mercado externo, daí tu leu que, na ocupação intensiva, a produção é voltada para o mercado externo. Apesar dessa coincidência, plantation continua sendo ocupação EXTENSIVA.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo