PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Enem PPL 2018) Colonização e as doenças

3 participantes

Ir para baixo

(Enem PPL 2018) Colonização e as doenças Empty (Enem PPL 2018) Colonização e as doenças

Mensagem por VctMR Seg 02 Set 2019, 16:12

Na África, os europeus morriam como moscas; aqui eram os índios que morriam: agentes patogênicos da varíola, do sarampo, da coqueluche, da catapora, do tifo, da difteria, da gripe, da peste bubônica, e possivelmente da malária, provocaram no Novo Mundo o que Dobyns chamou de “um dos maiores cataclismos biológicos do mundo”. No entanto, é importante enfatizar que a falta de imunidade, devido ao seu isolamento, não basta para explicar a mortandade, mesmo quando ela foi de origem patogênica. 
CUNHA, M. C. Índios no Brasil: história, direitos e cidadania. São Paulo: Claro Enigma, 2012. 

Uma ação empreendida pelos colonizadores que contribuiu para o desastre mencionado foi o(a) 

A) desqualificação do trabalho das populações nativas. 
B) abertura do mercado da colônia às outras nações. 
C) interdição de Portugal aos saberes autóctones. 
D) incentivo da metrópole à emigração feminina. 
E) estímulo dos europeus às guerras intertribais.


Não entendi esse gabarito... Como assim estímulo às guerras intertribais, como isso acontecia e a motivação para ela (o que faziam os europeus para que acontecem tais guerras)?
Outra duvidasinha... Porque não a alternativa B? Sei que não foi o caso de Portugal, mas e com os outros países colonizadores, não teve uma certa abertura ao mercado concernente as suas colônias?
VctMR
VctMR
Jedi
Jedi

Mensagens : 255
Data de inscrição : 11/05/2018
Idade : 23
Localização : Brasíla

Ir para o topo Ir para baixo

(Enem PPL 2018) Colonização e as doenças Empty Re: (Enem PPL 2018) Colonização e as doenças

Mensagem por folettinhomed Seg 02 Set 2019, 16:42

O texto da questão afirma que não só as doenças promovidas pela colonização causaram o extermínio das populações nativas. Dessa forma, analisando as alternativas percebe-se que a letra E poderia ser a única resposta correta, pq a A não tem lógica, a B está errada pq o pacto colonial não permitia a abertura entre outras nações, a C tb não faz mt sentido, pois, mesmo se eles tivessem interferido nos "saberes autóctones", não tem relação com o extermínio. A D está errada pois nunca houve essa prática.
Quanto a E, veja: milhares de tribos indígenas habitavam o Brasil pré-colonial e, ao contrário do que o senso comum nos leva a crer, elas não viviam em perfeita harmonia. Diversas tribos possuíam richas, de forma que os colonizadores, não só os portugueses, mas em um contexto mais amplo de América Latina, fizeram usufruto dessas rivalidades para conquistar o território
folettinhomed
folettinhomed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 988
Data de inscrição : 23/02/2019
Idade : 23
Localização : Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(Enem PPL 2018) Colonização e as doenças Empty Re: (Enem PPL 2018) Colonização e as doenças

Mensagem por VctMR Seg 02 Set 2019, 21:38

Só não entendo o seguinte, veja que no gabarito fala do estímulo dos europeus às guerras intertribais. Como os europeus estimulavam essas guerras para assim, posteriormente, os patógenos serem espalhados?
VctMR
VctMR
Jedi
Jedi

Mensagens : 255
Data de inscrição : 11/05/2018
Idade : 23
Localização : Brasíla

Ir para o topo Ir para baixo

(Enem PPL 2018) Colonização e as doenças Empty Re: (Enem PPL 2018) Colonização e as doenças

Mensagem por folettinhomed Seg 02 Set 2019, 21:50

VctMR escreveu:os patógenos serem espalhados?
A questão não quer saber das doenças, mas sim das outras formas que a população indígenas foi dizimada. Tu pode pensar, por exemplo, no escambo de mercadorias como "contrato" entre os portugueses e algumas tribos para dominar outras
folettinhomed
folettinhomed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 988
Data de inscrição : 23/02/2019
Idade : 23
Localização : Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(Enem PPL 2018) Colonização e as doenças Empty Re: (Enem PPL 2018) Colonização e as doenças

Mensagem por Pedro Celso Silva Qua 25 Set 2019, 19:44

Isso aconteceu muito na África!
E isso foi feito para facilitar a dominação!
Bélgica fez isso em Ruanda. Ruanda tinha dois grupos majoritários étnicos rivais. Os tutsis e os hutus. Se eu não me engano,os tutsis eram a maioria da população. A África já tinha virado um caldeirão de pólvora na Conferência de Berlim de 1885. Porque as grandes potências européias dividiram o continente africano entre elas. Desrespeitando todos os limites históricos,tribais e étnicos, e só levando em consideração o seu poder. A sua influência e rios,lagos,montanhas e florestas. O europeu chegava ao continente europeu com a mentalidade determinista de que o homem negro é inferior e que ele,branco era superior. E o homem branco,carregava um fardo que era levar cultura a esse homem negro. O fardo do homem branco considerava ele aculturado. E então chegava ele à colônia. Os europeus detectavam se haviam tribos ou se haviam guerras em andamento. Provavelmente tinha alguma,já que essas tribos viviam em guerras e,o tráfico de escravos simplesmente eram prisioneiros de guerras dessas tribos mais fortes que foram capturados e comercializados como escravos.
Imagine(eu não sei) que tem você e seu irmão ou irmã. Normalmente,irmão e irmão se amam ou odeiam,e vivem entre tapas e beijos. Irmãos disputam com o outro poder e influência com os pais. Disputam as coisas:batata frita,video game,televisão essas coisas. Imagine que vocês brigam por causa de tudo. Brigam porque não querem lavar a louça,brigam porque querem o banco da frente do carro... Quando você briga com alguém,você perde energia,você cansa,você se desconcentra. Você se desconcentra brigando com essa pessoa, enquanto talvez seu pai ou sua mãe cheguem e conseguem dominar você e ele(a),já que estão enfraquecidos por brigarem entre si. Seu pai e/ou sua mãe tem mais poder,mais força e vocês estão desatentos brigando entre si. Como fica fácil: já que você está cansado,talvez machucado, talvez distraído,talvez desatento,fica fácil para seu pai e sua mãe dominarem porque você e ele/a não percebem o que está acontecendo ao seu redor:só está focado em brigar com seu irmão ou irmã.
Mesma coisa que na África; eles estimularam guerras justamente para que as tribos não se unissem e lutassem contra o europeu. Ou então elas simplesmente lutarem contra o colonizador. Porque isso causaria desgaste,perdas e custos para a metrópole,caso ela tivesse que enfrentar a tribo. A tribo conhece o território,a tribo estava em maior número e por aí vai... No caso belga,eles armaram os tutsis para exterminar os hutus. Usaram como argumento as diferenças tribais. Ou a rivalidade. Ou,com a definição de fronteiras, eles colocaram tribos rivais no mesmo terreno. Isso fez,até os anos 60,um grande extermínio e êxodo hutu. Contudo,os belgas pararam de armar os tutsis e armaram os hutus. Houve uma virada de jogo na guerra e os hutus conseguiram ganhar algumas batalhas. Agora eu não lembro aonde (talvez Congo) os franceses armaram os dois lados da guerra. Um momento um lado com mais armas,maior intensidade e mais treinamento e o outro muito menos. Quando viram que esse lado mais armado estava massacrando,eles diminuíram muito o suprimento bélico e deram ao outro lado,aí o outro lado menos armado antes,passou a ganhar. Resultando num banho de sangue catastrófico. Isso foi feito na Guerra Irã-Iraque (1980-1988). Os EUA armaram ambos os lados. A Guerra terminou com 400 mil iranianos mortos contra 300 mil iraquianos mortos e preço do petróleo disparado por causa da destruição.
Esse negócio da doença aconteceu aqui na América Latina. Na América Espanhola,os espanhóis entraram em confronto com incas e astecas. Os espanhóis tinham a varíola na Europa. A varíola havia sido adquirida pela guerra de reconquista com os mouros e os nativos americanos não tinham sistemas de defesa no corpo para isso. Eles acabaram sucumbindo pelo contágio. Não tinham defesa para isso. Povos rivais de astecas e incas queriam se libertar e se aliaram aos espanhóis e os espanhóis tinham armas e cavalos.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

(Enem PPL 2018) Colonização e as doenças Empty Re: (Enem PPL 2018) Colonização e as doenças

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos