PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desigualdade ao acesso a alimentação

3 participantes

Ir para baixo

Desigualdade ao acesso a alimentação  Empty Desigualdade ao acesso a alimentação

Mensagem por tkueda Sex 02 Ago 2019, 19:14

Desigualdade em relação ao acesso a alimentação, como a sociologia ajuda na compreensão deste fenômeno?

tkueda
Jedi
Jedi

Mensagens : 253
Data de inscrição : 10/02/2013
Idade : 30
Localização : Mato Grosso

Ir para o topo Ir para baixo

Desigualdade ao acesso a alimentação  Empty Re: Desigualdade ao acesso a alimentação

Mensagem por Pedro Celso Silva Dom 22 Set 2019, 12:11

A Sociologia é a ciência que estuda o comportamento humano. Consequentemente,ela irá estudar as relações de poder. E como funcionam. Eu darei um exemplo da vida real. Imagine o Nordeste brasileiro. Nele,tivemos as capitanias hereditárias (Brasil inteiro), e então tivemos o ciclo da cana,até a sua decadência,em 1654. Pois bem. Aí,a partir do século 18,tivemos o ciclo do ouro,e o Nordeste deixou de ser o centro dos holofotes do país.
Em 1763,a capital deixa de ser Salvador e,assim o Nordeste permanece abandonado, talvez até hoje. Isso fez,a estrutura permanecer quase a mesma. De plantation mesmo: grandes latifúndios monocultores agro exportadores e usando mão de obra negra escrava. Sempre temos um riquíssimo latifundiário dono de terras que,manda em absolutamente tudo. Ele praticamente domina toda a renda. Em 1888,foi abolida a escravidão. Certo. Mas os negros e até mesmos os pobres,continuaram pobres. Não havia emprego para eles. Não havia algo que pudesse lhes qualificar e dar alguma renda,algum sustento.
Por isso que muitos ex-escravos continuaram a trabalhar nas terras do senhor. E o senhor latifundiário lhe dava um salário mísero ou nem dava salário para ele trabalhar em suas terras. Talvez só um prato de arroz com feijão e o cara ficava o dia todo trabalhando. Isso permanece até hoje. Temos inúmeras denúncias de condições de trabalho análogas à escravidão.  E isso é uma relação de poder. O cara tem dinheiro. O trabalhador em sua fazenda é miserável. Ele se sujeita a trabalhar incessantemente só para ter um prato de comida. 
Para você ver o quanto o Nordeste foi abandonado,apenas em 1942 que foi criada uma estrada interligando o Sudeste ao Nordeste,porque os EUA descobriram que o Brasil era um interessante aliado estratégico. De Natal até a África são menos de 3000 km. Dentro do alcance dos aviões americanos que iriam para a guerra. Aí seria preciso suprir a região com soldados,armas e munições. Antes disso,eram feitas as navegações por cabotagem.
Depois da Guerra e com a mecanização do campo e êxodo rural,os nordestinos foram tentar a sorte e fugir da seca no Sudeste nos anos 70. E também porque queriam mais do que uma semi-escravidão nessas fazendas. Digo o Nordeste,porque cada um dos 9 estados têm uma família super poderosa que faz isso com os habitantes, Sarney no Maranhão (já morei lá). Collor no Alagoas... Alagoas tem os piores índices socio econômicos do país. Lembremos que Collor foi o primeiro presidente a sofrer o impeachment por corrupção... alguma semelhança?

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Desigualdade ao acesso a alimentação  Empty Re: Desigualdade ao acesso a alimentação

Mensagem por EricFerro Seg 07 Out 2019, 11:50

Fantástica resposta Sr. Pedro Celso. Lembremos ainda que o estado de Alagoas possui o maior índice do país em relação a feminicídio. Mas mudando de assunto, então na sua perspectiva o principal problema do nordeste são os condicionamentos histórico-sociais, não pura e simplesmente o clima árido da região (semidesértico)? Também me parece razoável, pois regiões de clima desértico como Tel-aviv e Jerusalém se sobressaem em outras esferas, como ciência e tecnologia, além de possuírem o melhor sistema artificial de irrigação atual em suas lavouras. Não obstante ainda nos resta a seguinte questão: o Brasil, de dimensões continentais, possui recursos suficientes para alterar radicalmente o nordeste brasileiro? É pura e simplesmente uma questão política, mas não econômica e geográfica?

EricFerro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 152
Data de inscrição : 09/09/2017
Idade : 28
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Desigualdade ao acesso a alimentação  Empty Re: Desigualdade ao acesso a alimentação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos