PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AFA - 2020/2021

3 participantes

Ir para baixo

AFA - 2020/2021 Empty AFA - 2020/2021

Mensagem por Alysonaa Qui 01 Ago 2019, 20:49

Oi, gente, como visto no título do tópico irei falar da AFA e pedir dicas para vocês, visto que muitos são mais experientes do que eu. Bom, eu sempre pensei em tentar concursos militares, porém nem com tanto enfoque, visto que queria fazer engenharia. Entretanto, com o passar e o fim do terceiro ano decidi, finalmente, focar nessas provas. 
Primeiramente, gostaria de ressaltar que não sou um aluno EXEMPLAR, sempre tive notas altas e era o procurado da turma quando o pessoal tinha problema em exatas, mas isso em razão do meu nível um pouco maior em relação aos meus colegas, os quais não queriam seguir no ramo de exatas, apenas humanas e biológicas(odonto, med, etc...).
Então, com isso que expus, nem sei se era tão necessário, gostaria de perguntar a vocês sobre a rotina para passar. Vou retratar minha situação atual: estava estudando para EsPCEx, porém, tive problemas com materiais de humanas para estudar, visto que eram muito abrangentes e não eram realmente bons, passavam o conteúdo de qualquer maneira, sem aprofundar no que o concurso realmente cobra. 
Dessa forma, eu pesquisei sobre vestibulares/concursos que foquem em exatas, e acabei achando a AFA, ITA/IME, EEAR, EN e EFFOM, porém decidi focar mesmo na AFA e na EEAR. Peguei uma prova antiga da EEAR e tive aproveitamento de 79%, seria aprovado, mas claro, preciso melhorar. 
Peguei a prova da AFA de 2019 e resolvi POUQUÍSSIMAS questões, deu até um desânimo kkkk, mas era óbvio que o nível entre as duas escolas tinha um abismo de dificuldade.

Então, depois de relatar tudo isso, gostaria de perguntar pra vocês algumas coisas:

1) Tenho os livros FME(1, 2, 4, 5, 6, 7, 9 e 10)
Baixei o livro 3, pelo que vi, esses são os necessários para embasamento AFA e concursos militares. Recomendam alguma ordem específica para seguir, ou pode ser cronológicamente?

2) Usarei os livros Tópicos de Física(os 3 volumes)
Vi que são muito utilizados para embasamento e possuem questões dividas em níveis. Já tive contato e gostei bastante do livro na parte de mecânica e eletricidade. Será apenas eles o bastante para a prova da AFA?

3) Quanto a português, que biografia vocês recomendam?(aceito apostilas de recomendação também)

4) Inglês não é problema para mim, possuo um bom nível, fiz curso por 6 anos, tenho diplomas PET, FCE e CAE de Cambriedge, achei a prova da AFA bem puxada no inglês, mas consegui ficar com 90%+, errei 2 questões. Porém, se quiserem indicar provas parecidas para eu realizar ou biografias para caso alguém tenha interesse, talvez ajude outra pessoa que esteja lendo.

5) Esta é a minha dúvida maior: a rotina de estudos. Por serem 4 matérias, como vocês dividiriam elas, visto que são pouquíssimas mesmo, sempre fui acostumado com um número grande de assuntos, visto que eu fazia provas como o ENEM, o qual possui uma gama de matérias bem maior que a AFA. Poderiam indicar uma forma de divisão?(exemplo: mat e fís focados, 2h intervalando, etc)

6) Última pergunta: Vi muita gente dividindo por frentes a física e a matemática, vou exemplificar


Seg     Ter

Mat 1  Fis 1
Mat1   Fis 1

Fis 2    Mat 2
Fis 2    Mat 2
 
Isso seria recomendado, nunca estudei assim, sempre fui por ordem cronológica.




Bom, sei que ficou grande pra caramba, mas queria tirar essas dúvidas, não consegui saná-las nos tópicos que li pela net, esses assuntos sobre provas militares parece que são "escondidos", pouca gente fala sobre. Desde já agradeço a todos.

Alysonaa
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 08/03/2017
Idade : 23
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AFA - 2020/2021 Empty Re: AFA - 2020/2021

Mensagem por SnoopLy Qui 01 Ago 2019, 21:29

1) É interessante aprender função antes de tudo, mas já adianto que tem algumas partes de funções no iezzi e no aref que são horrorosas, o que acontece é que acaba-se aprendendo sozinho. É interessante estudar 2 volumes distintos pra não saturar a mente, por exemplo funções e geometria juntos, depois logaritmo e trigonometria, isso fica ao próprio critério

2) Eu sou um dos poucos que não gostaram do tópicos, eu preferi as apostilas da Poliedro, mas até então, tópicos é o suficiente, se quiser estudar mais além, tem os peruanos

3) Esqueci o nome do livro, quando eu lembrar posto aqui

4) Acho desnecessário perder tempo com inglês já que tu provavelmente é quase fluente, deixe de lado, e faça inglês quando for fazer as provas anteriores apenas

5) Depende de quantas horas vc vai estudar no dia

6) Pode ser bom pra não saturar, mas eu aconselharia não estudar mais de 2 frentes ao mesmo tempo,


Última edição por SnoopLy em Qui 01 Ago 2019, 21:54, editado 1 vez(es)
SnoopLy
SnoopLy
Jedi
Jedi

Mensagens : 225
Data de inscrição : 23/02/2017
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

AFA - 2020/2021 Empty Re: AFA - 2020/2021

Mensagem por Alysonaa Qui 01 Ago 2019, 21:58

SnoopLy escreveu:1) É interessante aprender função antes de tudo, mas já adianto que tem algumas partes de funções no iezzi e no aref que são horrorosas, o que acontece é que acaba-se aprendendo sozinho. É interessante estudar 2 volumes distintos pra não saturar a mente, por exemplo funções e geometria juntos, depois logaritmo e trigonometria, isso fica ao próprio critério

2) Eu sou um dos poucos que não gostaram do tópicos, eu preferi as apostilas da Poliedro, mas até então, tópicos é o suficiente, se quiser estudar mais além, tem os peruanos

3) Esqueci o nome do livro, quando eu lembrar posto aqui

4) Acho desnecessário perder tempo com inglês já que tu provavelmente é quase fluente, deixe de lado, e faça inglês quando for fazer as provas anteriores apenas

5) Depende de quantas horas vc vai estudar no dia

6) Pode ser bom pra não saturar, mas eu aconselharia não estudar mais de 2 frentes ao mesmo tempo,
 
Quanto ao 5: Tenho o dia todo, por enquanto apenas estudo. Minha dúvida é mais quanto ao problema de dividir as matérias, quanto coloco pra cada uma, já que são poucas, como relatado no primeiro texto.

Alysonaa
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 08/03/2017
Idade : 23
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AFA - 2020/2021 Empty Re: AFA - 2020/2021

Mensagem por SnoopLy Qui 01 Ago 2019, 22:21

Se você estudar 10horas por dia com intervalos, por exemplo

separe 2 horas pra português , 4 horas matemática, 4 horas física, podendo separar 2 horas de matemática pra MAT 1 e 2 horas pra MAT 2, ou pode fazer 6 horas de física e 2 de matemática no dia, e no dia seguinte 6hrs de matemática e 2hrs de física, isso é questão de se adaptar


SnoopLy
SnoopLy
Jedi
Jedi

Mensagens : 225
Data de inscrição : 23/02/2017
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

AFA - 2020/2021 Empty Re: AFA - 2020/2021

Mensagem por Alysonaa Qui 01 Ago 2019, 22:34

Entendi. Muito obrigado pela ajuda. Enviei-te um MP para facilitar a interação, depois faço um adendo aqui e adiciono as coisas caso alguém queria ter informações úteis.

Alysonaa
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 08/03/2017
Idade : 23
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AFA - 2020/2021 Empty Re: AFA - 2020/2021

Mensagem por SanchesCM Qui 01 Ago 2019, 23:21

Quanto a divisão das matérias, isso é um tanto quanto subjetivo, cada um possui lá sua forma de estudar, mas, se me permite um conselho: recomendo que tome como prioridade matemática e física (falando em relação a prova da AFA), mesmo que tu tenhas certa facilidade em exatas, é de suma importância que você aprofunde bastante essa área para a prova da AFA. Recomendo deixar 2 matérias fixas por dia e rotacionar uma terceira, por exemplo: no dia A você estuda FIS/MAT/PORT , no dia B FIS/MAT/ING. Essa recomendação é baseada na forma que estudo, então não é nada milagroso, depende só do seu "estilo de estudar". 
Uma última coisa: recomendo muito usar um app chamado "aprovado" , lá você cronometra seu tempo de estudo e, por meio de graficos, você pode ter uma noção do que tu estudas mais ou menos e se está conseguindo aproveitar bem seu tempo ao longo do dia.


Última edição por SanchesCM em Seg 05 Ago 2019, 20:34, editado 1 vez(es)
SanchesCM
SanchesCM
Jedi
Jedi

Mensagens : 434
Data de inscrição : 19/09/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

AFA - 2020/2021 Empty Re: AFA - 2020/2021

Mensagem por Alysonaa Qui 01 Ago 2019, 23:55

SanchesCM escreveu:Quanto a divisão das matérias, isso é um tanto quanto subjetivo, cada um possui lá sua forma de estudar, mas, se me permite um conselho: recomendo que tome como prioridade matemática e física (falando em relação a prova da AFA), mesmo que tu tenhas certa facilidade em exatas, é de suma importância que você aprofunde bastante essa área para a prova da AFA. Recomendo deixar 2 matérias fixas por dia e rotacionar uma terceira, por exemplo: no dia A você estuda FIS/MAT/PORT , no dia B FIS/MAT/ING. Essa recomendação é baseada na forma que estudo, então não é nada milagroso, depende só do seu "estilo de estudar". 
Uma última coisa: recomendo muito usar um app chamado "aprovado" , lá você cronometa seu tempo de estudo e, por meio de graficos, você pode ter uma noção do que tu estudas mais ou menos e se está conseguindo aproveitar bem seu tempo ao longo do dia.
 Eu até nem tenho facilidade em exatas, foi mais o tempo de estudo focado na área kkkk, mas entendi o que tu quis dizer. Gostei da ideia da rotação, eu ia aplicar o que o colega acima tinha mencionado, mas com essa alteração de rotação, acredito que física e matemática sejam as mais pesadas do concurso mesmo. Obrigado pela indicação, eu uso ele mesmo, é muito bom!

Obrigado pela ajuda, colega! Boa sorte nos estudos.

Alysonaa
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 08/03/2017
Idade : 23
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AFA - 2020/2021 Empty Re: AFA - 2020/2021

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos