Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estática dos sólidos

+7
podoxo
Smasher
dthl135
thiago ro
AmandaPericles
Kongo
jesselp
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Estática dos sólidos Empty Estática dos sólidos

Mensagem por jesselp Dom 31 Jul 2011, 18:19

Considere o bloco cúbico homogêneo de lado d e massa m em repouso sobre um plano inclinado de ângulo Estática dos sólidos Codecogseqn74 , que impede o movimento de um cilindro homogêneo de diâmetro d e massa m idêntica à do bloco, como mostra a figura. Suponha que o coeficiente de atrito estático entre o bloco e o plano seja suficientemente grande para que o bloco não deslize pelo plano e que o coeficiente de atrito estático entre o cilindro e o bloco seja desprezível.

Estática dos sólidos 51486457

O valor máximo do ângulo Estática dos sólidos Codecogseqn74 do plano inclinado, para que a base do bloco permaneça em contato com o planó, é tal que:

Resolução:

Observando o esquema e, considerando que o valor máximo de Estática dos sólidos Codecogseqn74 se dá quando o bloco encontra-se em iminência de tombo, vem:

Estática dos sólidos 81712783

Estática dos sólidos Codecogseqn75

jesselp
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

Estática dos sólidos Empty Re: Estática dos sólidos

Mensagem por Kongo Dom 31 Jul 2011, 19:15

Não entendi..Você já tem a questão e a resolução. Sua dúvida foi aonde?
Kongo
Kongo
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagem por AmandaPericles Dom 15 Set 2013, 17:16

A resolução está muito boa! Parabéns! Vc pode apenas me explicar pq quando a força horizontal for igual a vertical o bloco estaria na iminência de rotacionar? Obrigada desde já ^^.

AmandaPericles
iniciante

Mensagem por thiago ro Sab 30 Ago 2014, 12:09

Cara a força de atrito não seria a soma da de reação e a componente do peso???

thiago ro
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por thiago ro Sab 30 Ago 2014, 12:25

Cara a minha resolução é assim:

o torque em relação a qualquer ponto deve ser zero já que eles estão em equilíbrio,assim tomando o centro como o ponto origem,temos

fat.d/2-Fn.d/2=0
fat=Fn (I)

dai vc tem a 1 condição de equilíbrio as forças na direção horizontal se compensam.

psenx+freação=fat(II)

e as verticais também se compensam
pcosx=Fn(III)

de (I) deduzimos que (II)=(III)

dai chegamos naquela equação de sua resolução.

Desculpa Jesselp mas Não entendi sua resolução com clareza,pulou tópicos importantes e não relacionou a força de atrito,pense naqueles que vão ver sua resolução e que não vão entender e irão se prejudicar,para mim a resolução tem que ser clara e detalhada!!desculpa é por que estudava sozinho pro ITA e tinha muita dificuldade,por isso penso naqueles que estudam sozinho!!!

thiago ro
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Estática dos sólidos Empty duvida

Mensagem por dthl135 Ter 14 Jul 2015, 23:58

desculpe , mas nao entendi como vc relacionou o polo O com duas forcas que estao perpendiculares entre si.
no caso as forcas Py ,Px e Fc

dthl135
iniciante

Mensagem por Smasher Qui 10 Set 2015, 00:19

Por que a normal está aplicada no ponto O, e não no centro gravitacional do sistema (que eu considerei composto pelos dois corpos)?
Smasher
Smasher
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por podoxo Sex 26 Ago 2016, 16:11

a questao é mal elaborada...vc tem que inferir que o cilindro nao tem forca de atrito

podoxo
iniciante

Mensagem por Willian Honorio Qua 03 Maio 2017, 01:17

Pessoal, alguém pode refazer o exercício? Pois o colega jesselp o resolveu utilizando imagens cujo o meu navegador não está abrindo (aparece uma pequena foto de ''paisagem'' no canto superior esquerdo das fotos). Não sei se é um problema apenas meu (na qual constantemente sofro no fórum), caso não, ai está a imagem da questão munida das alternativas, tal que o gabarito diz que é E.

Estática dos sólidos Estyyt12

Minha tentativas: Eu chamei o vértice da extremidade inferior direita do bloco de ''O''. Para que a base do bloco não escape do plano inclinado, os momentos de todas as forças nesse ponto devem ser iguais. No braço de alavanca que ''está'' no plano inclinado age apenas a componente vertical do peso do bloco. No outro, agem as somas das componentes horizontal do bloco e da esfera, tal que essa soma será subtraída pela força de atrito presente no bloco. Para a condição de não deslizar:  

Sendo as forças aplicadas no centro geométrico do bloco:

Essa seria a alternativa na qual eu assinalaria durante a prova. Mas a minha segunda tentativa, dizendo que não existe atrito, ou que pelo menos, não devo considerar o atrito no momento, coincide com o gabarito:

Gostaria de saber do porquê é errado eu considerar o atrito na 1º tentativa. Seria porque ele age na linha do eixo de rotação na qual eu adotei? E por favor, aponte algum equivoco a mais na minha resolução pois repare que em momento algum eu utilizei o diâmetro do cilindro, informação esta que me deixa um pouco ''cabreiro''. Pensei posteriormente também que a força Px' na qual eu estou contando deve ser, na verdade, uma força de reação do bloco pelo cilindro.
Willian Honorio
Willian Honorio
Matador
Matador

Mensagem por Euclides Qua 03 Maio 2017, 13:03

O enunciado garante que não haverá escorregamento do bloco. O ângulo-limite refere-se, portanto, ao tombamento do bloco.

Estática dos sólidos Figura

na iminência de tombamento as forças de contato (atrito e Normal) estarão com suas linhas de ação aplicadas no ponto A e não exercem momentos em relação a ele. Teremos

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

Permissões neste fórum