Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conceito de física - trabalho e energia

4 participantes

Ir para baixo

Conceito de física - trabalho e energia Empty Conceito de física - trabalho e energia

Mensagem por otaviobonassi Qui 28 Jul 2011, 19:48

Fala galera, belezinha ?
Então, eu tneho uma dúvida meio que conceitual brutal que vem me perseguindo ...

Temos que Trabalho resultante = Variação da energia cinética ,né ? (Famoso TEC)
Mas vi em um livro que trabalho resultante = - Variação da energia potencial e até que trabalho resultante = variação da energia mecânica , mas ai me vem uma dúvida ... Se eu trabalhar com o segundo ou terceiro caso ,tenho que considerar que HÁ uma energia potencial existente, mas se há energia potencial também nao há trabalho da força peso ?!?! Tenho varios exercicios de corpos caindo e tals e nao sei como resolve-los concretamente ,eu posso aplicar o TEC por exemplo num exercicio do tipo "Uma bola presa a uma corda caindo de um patamar ... qual é a maxima altura alcançada pela bola antes de voltar" em que voce considera a força elástica e fazer o seguinte : velocidade inicial = 0 , velocidade final = 0 (ponto de mudança de sentido) e Trabalho Resultante = 0 (já que as velocidades são 0 ) ?!?!?!

Valeus !

otaviobonassi
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Conceito de física - trabalho e energia Empty Re: Conceito de física - trabalho e energia

Mensagem por Kongo Qui 28 Jul 2011, 20:03

Fala galera, belezinha ?
Então, eu tneho uma dúvida meio que conceitual brutal que vem me perseguindo ...
Temos que Trabalho resultante = Variação da energia cinética ,né ? (Famoso TEC)
Mas vi em um livro que trabalho resultante = - Variação da energia potencial e até que trabalho resultante = variação da energia mecânica , mas ai me vem uma dúvida ... Se eu trabalhar com o segundo ou terceiro caso ,tenho que considerar que HÁ uma energia potencial existente, mas se há energia potencial também nao há trabalho da força peso ?!?! Tenho varios exercicios de corpos caindo e tals e nao sei como resolve-los concretamente ,eu posso aplicar o TEC por exemplo num exercicio do tipo "Uma bola presa a uma corda caindo de um patamar ... qual é a maxima altura alcançada pela bola antes de voltar" em que voce considera a força elástica e fazer o seguinte : velocidade inicial = 0 , velocidade final = 0 (ponto de mudança de sentido) e Trabalho Resultante = 0 (já que as velocidades são 0 ) ?!?!?!

Valeus !

2º) Trabalho também pode ser escrito como:
T = F.d
Então imagine uma bolinha caindo de um prédio de altura H. Imagine que ela tenha percorrido toda a distância H. Qual o trabalho feito por ela:
T = F.D
-> Qual a força atuante?
R: Força Peso.
P = mg

-> Qual a distãncia percorrida:
d = H

-> Então qual foi o trabalho?
T = mgH

Energia potência gravitacional é: Ep = mgh, certo?
-> Qual a energia potencial no final?
Epf = 0

-> Qual a energia potencial no inicio?
Epi = mgH

-> Qual a variação da energia potencial ?
Delta Ep = Epf - Epi
Delta Ep = 0 - mgH
Delta Ep = -mgH

Mas vimos que T = mgH
Então T = -(Delta Ep)

Não sei se foi essa sua dúvida, mas qualquer coisa, estamos aí =)

Kongo
Kongo
Elite Jedi
Elite Jedi

Conceito de física - trabalho e energia Empty Re: Conceito de física - trabalho e energia

Mensagem por jojo Qui 28 Jul 2011, 20:05

Esses conceitos não estão explicados no livro? É na parte de conservação da energia mecânica. Procure o livro "Tópicos de Física" muito bom.

Em= Ep ( gravitacional ou elástica ) + Ec

Epg= trabalho do peso = mgh
epel= trabalho da forca elástica = Fel.Δx/2

Ec=mv²/2 ( procure a demonstração )

Última edição por jojo em Qui 28 Jul 2011, 20:47, editado 1 vez(es)
jojo
jojo
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Kongo Qui 28 Jul 2011, 20:06

O trabalho de forças não conservativos é calculado por:
T(fnc) = Delta Em
Kongo
Kongo
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagem por Euclides Qui 28 Jul 2011, 20:27

Trabalho é o resultado da ação de uma força e implica em variação de energia:

1) um automóvel que é freado tem a velocidade reduzida pela força de atrito, sofre variação da energia cinética.

2) uma carga içada por um elevador sofre variação da energia potencial de altura.

É preciso identificar qual a força que realiza o trabalho e qual a consequência do trabalho.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por otaviobonassi Qui 28 Jul 2011, 20:35

Então eu posso concluir que sempre que estiver avaliando alguma queda de objeto considerarei a energia potencial e nao o trabalho da força peso, certo ?

Por exemplo na corda , teríamos que

Trabalho = variação da energia mecânica

Kx² / 2 = mgH + mv² /2

No caso do ponto de "viragem" temos V = 0 , logo

kx² /2 = mgH , né ?

otaviobonassi
iniciante

Mensagem por jojo Qui 28 Jul 2011, 20:51

Se o exercício perguntar Vmax envolvendo molas é o ponto em que a aceleração é zero, portanto Fel=P. Se a pergunta for qual a variação máxima da mola, ai é o "ponto de viragem" v=0. Epel = Epg
jojo
jojo
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo