PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Independência do Brasil (UP - PR)

2 participantes

Ir para baixo

Independência do Brasil (UP - PR) Empty Independência do Brasil (UP - PR)

Mensagem por guipenteado Sex 31 maio 2019, 15:15

Sobre o contexto e o processo que culminaram na independência política do Brasil, assinale a alternativa correta. 


a) O movimento de independência deve ser compreendido como um dos elementos de fortalecimento do absolutismo, em desenvolvimento à época. 

b) O sistema colonial estava em crise devido à sua substituição pelo mercantilismo, para o qual interessava o fim do colonialismo. 

c) O retorno de D. João VI a Portugal interessava ao Brasil, pois facilitaria seu processo de autonomia, uma vez que a vigilância e a repressão sobre os movimentos pela independência seriam enfraquecidos. 

►d) Quando da proclamação da independência, o Brasil passou à condição de monarquia constitucional, pois havia um príncipe e a perspectiva de uma assembleia constituinte (posteriormente, a Constituição de 1824). 

e) O “dia do Fico” demarcou o início da união dos setores conservadores e liberais que visavam a independência, em torno de um projeto comum quanto à condição política do Brasil.



Por que a letra C e a letra E estão erradas ?
guipenteado
guipenteado
Jedi
Jedi

Mensagens : 373
Data de inscrição : 02/03/2016
Idade : 26
Localização : paranavai

Ir para o topo Ir para baixo

Independência do Brasil (UP - PR) Empty Re: Independência do Brasil (UP - PR)

Mensagem por Hume_Mascarenhas Sáb 01 Jun 2019, 21:25

C
O retorno de D Joao VI a Portugal NAO interessava ao Brasil; na verdade assustava!
isso se explica pelo grande desenvolvimento e investimento que o Brasil recebeu a partir da transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro. Nesse período, o Brasilzao perdeu o status de colonia, foi elevado a Reino Unido a Algarves e Portuga! Isso significou o fim definitivo para o pacto colonial, logo com as primeiras medidas tomadas pelo monarca: a abertura dos portos ás nações amigas e o alvará de liberdade industrial romperam a lógica monopolista a qual o brasil tava submetido
alem disso houve abertura do banco do brasil instalacao de bibliotecas missoes artisticas e mto mais para tornar o brasil apto a ser sede da monarquia. Enfim, com o regresso do rei temia-se que esse avanço fosse perdido e que o brasil pudesse ser recolonizado! bem como sugeriam alguns liberais portugueses - revolucao liberal do porto (insatiseitos com essa inversao entre colonia e metropole e descontentes com a ditatura de do ingles beresford, que governava na ausencia do rei )

E
inicio da união? isso nao ocorrereu, o embate entre liberais e conservadores se acirrou com a figura de D Pedro, desde o momento em que ele decidiu permanecer no Brasil, passando pelo momento , talvez mais conflitante entre eles - o periodo regencial ( ja que nada havia sido dito sobre como seria a regencia ate que D pedro II atingisse a maioridade esses grupos passaram a disputar o poder mais arduamente), até a independencia de fato.

Espero ter ajudado


Hume_Mascarenhas
Hume_Mascarenhas
Padawan
Padawan

Mensagens : 56
Data de inscrição : 17/01/2018
Idade : 26
Localização : Guarulhos, SP, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos