PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como passar na AFA?

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Como passar na AFA?

Mensagem por Pedro Celso Silva Qua 17 Abr 2019, 17:41

A prova da AFA é um compilado com antigas questões que caíram no IME e no ITA dos anos 80 e 90. A AFA,como tradicional vestibular da Aeronáutica gosta muito de fazer muitas questões em um tempo muito corrido. Não é a toa que você precisa fazer 64 questões+Redação+marcar no cartão resposta em 5 horas e 20 minutos. Você,não apenas precisa fazer muitos exercícios de forma rápida,como também saber muito bem a matéria.
Bizuário https://drive.google.com/open?id=0B8p9AavPeOpqa1h5emFXVTRtQ3c
A AFA em Inglês cobra muita Interpretação,logo,você precisa saber mais vocabulário e um tanto Gramática. Não é aquela prova impossível tipo EFOMM.
A prova de Português possui muitas pegadinhas. Não ignore-a e será premiado/a. A prova é ignorada por muitos,então é a sua chance para saltar a nota. 1)Morfologia e Sintaxe respondem por metade da prova 2)Gêneros Textuais 3)Ortografia,acentuação e novo acordo ortográfico 4)interpretação de textos 5)Pontuação 6)Pressupostos e subentendidos 7)Figuras de Linguagem 8)Intertextualidade e Interdiscursividade 9)Concordância e regências/crase 10)Processos de formação de palavras. A AFA costuma ser bem específica e gramatiqueira. Das 16,tem um pouco de interpretação. Tente treinar a velocidade de sua leitura para você poupar tempo e conseguir acertar mais do que 8. Digo 8,porque se você tirar 6,você não será chamado. Inclusive,a dica principal é você começar por redação. Comece por redação porque seu cérebro está cru ainda e dá para argumentar,escrever bem. E depois,acerte 8 numa prova e vá para próxima. 8 em Inglês,8 em Português, 8 em Física e 8 em Matemática. Normalmente,essa é a ordem crescente de dificuldade.
Matemática. A prova de Matemática da AFA é bem previsível. Sempre vão cair questões de Conjuntos, operações com conjuntos,aqueles de naturais, inteiros, racionais e reais. Sempre vai cair questões de Função, principalmente com gráficos de funções. Propriedades de Injetora,Sobrejetora e Bijetora sempre aparecem. Transporte de Gráficos também. Matérias como Análise Combinatória e Probabilidade sempre estarão lá. Geometria Analítica, Geometria Espacial, Números Complexos e Polinômios estarão sempre lá. Relações de Girard é um mecanismo de resolvê-los. Outro assunto que cai ano sim,ano não é Media,Mediana e Estatística. A AFA é um concurso que quer te eliminar. Quando tem questões de verdadeiro ou falso,é comum eles colocarem as alternativas (que é a resposta) como letra D e isso é para você perder tempo vendo uma por uma até chegar lá. Perder tempo e não conseguir fazer o resto e ser eliminado. Então o que você faz? Começa debaixo para cima. Letra D até a letra A. E a maioria das respostas é essa mesmo. Ordem do que mais cai
1)Funções 2)Geometria Analítica 3)Geometria Espacial 4)Polinômios e Equações Algébricas 5)Sequências 6)Matemática Básica 7)Binômio de Newton e Análise Combinatória 8)Logaritmo e Exponencial 9)Equações,Inequações e Módulos 10)Sistemas Lineares 11)Trigonometria 12)Probabilidade 13)Números Complexos 14)Determinantes 15)Conjuntos Numéricos 16)Circunferências  17)Áreas de figuras 18)Matrizes 19)Triângulos e suas relações 20)Teoria dos Números.
Física
Física é a prova com as menores notas do concurso. Isso porque,usam questões antigas de Física do IME,do ITA e da Escola Naval,concursos mais difíceis do país. São questões elaboradas. E sabe o que acontece? A prova da AFA é final de junho,final de julho. Você precisa estar bem preparado,mas não está porque é o primeiro concurso do ano e muita gente não viu a matéria toda. Por exemplo,questões de Eletromag,Física Moderna caem,matérias que são vistas no final do ano.
1)Cinemática 2)Eletrodinâmica 3)Termometria,Calorimetria,Máquinas Térmicas e Dilatação 4)Eletrostática 5)Ondas 6)Eletromagnetismo 7)Gases e Termodinâmica 8)Trabalho,Energia e Potência 9)Dinâmica 10)Gravitação 11)Lentes 12)Estática 13)Física Moderna 14)Hidrostática 15)Fundamentos da Óptica Geométrica 16)Impulso e Quantidade de Movimento 17)Refração
A AFA em Física costuma colocar questões que você consegue acertar pela unidade estar diferente das demais. Assim como por Análise Dimensional. Ou muitas questões,principalmente de Mecãnica que você mata pelo gráfico. Veja o comportamento do gráfico e veja se isso bate com a realidade que o enunciado te apresentou. Preste atenção nas questões de Moderna,que quase sempre se resolvem pela fórmula Ec=hxf
Muitos estudam errado. Almejam ter base no curto período de janeiro a junho,onde cursos aceleradamente tentam dar toda a matéria. Quem não tem base não consegue o resultado esperado e se culpa.Fundamental você estudar com antecedência. Tipo assim,na segunda feira depois da prova da AFA do ano anterior,já comeca sua base. Estudando o Fundamentos da Matemática Elementar do Iezzi de 1985 os 10 volumes capa a capa e os três tópicos de Física. Você tem que começar janeiro do ano seguinte sabendo a base. Aí você aprofunda fazendo questões dos anos anteriores da AFA até o dia da prova. Com certeza,você vai passar.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

enxaqueca69 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Como passar na AFA?

Mensagem por Pedro Celso Silva Qua 17 Abr 2019, 19:07

Quem precisar de material,favor entrar em contato comigo por aqui por mensagem privada

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Como passar na AFA?

Mensagem por Anderson Rodrigues Lima Qui 14 Nov 2019, 21:04

Quero saber sobre o material, te enviei a mensagem e não obtive resposta.

Anderson Rodrigues Lima
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/11/2019
Idade : 21
Localização : Mineiros do Tietê, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Como passar na AFA?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos