Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pescadores e anzóis

2 participantes

Ir para baixo

Pescadores e anzóis Empty Pescadores e anzóis

Mensagem por Lucas Frazão Dom 14 Abr 2019, 08:46

No capítulo 6 do livro Filosofia da Ciência,introdução ao jogo e suas regras,do autor Rubem Alves,
Rubem Alves, faz uma analogia, embora ressalvando a sua incompletude, entre o pescador e o cientista, as redes e as teorias, os peixes e os objetos de estudo, os anzóis e os métodos de pesquisa e investigação.Qual a ideia que ele procura nos transmitir?


Link do PDF do livro para consulta:

http://www.moretti.agrarias.ufpr.br/pda/filosofia_da_ciencia_rubem_alves.pdf
Lucas Frazão
Lucas Frazão
Jedi
Jedi

Mensagens : 247
Data de inscrição : 04/05/2015
Idade : 24
Localização : Teresina,PI,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pescadores e anzóis Empty Re: Pescadores e anzóis

Mensagem por BatataLaranja345 Qua 05 Ago 2020, 20:25

Olá Lucas! Boa noite! Vamos lá:

Para começar, eu li o capítulo que fala a respeito dos pescadores e dos anzóis. Bom, basicamente, pelo o que eu entendi, é que ele compara os pescadores com seus objetos de uso com o cientista com os objetos dele.

Ou seja, por exemplo, ele disse que ambos pertencem a mesma classe. O que eu entendi sobre isso: um pescador passa por uma aventura enorme, principalmente aqueles que se propõem a pescar tubarões, por exemplo, logo, aquele cientista que se arrisca, se supera e vai até o limite, percebe que está na mesma classe que um pescador.

Basicamente, as redes de pescas são artifícios do trabalho de um pescador; para você pescar um peixe gigante, você precisa de uma rede forte, resistente, potente, grande etc; se um cientista precisa, por exemplo, descobrir a cura para o câncer, ele deverá ter um aparato enorme para tentar resolver esse problema.

O que o pescador mais quer? Ele está ali para pegar peixes, pois ele precisa deles, para poder, no dia seguinte, voltar ali e pescar mais peixes. O que o cientista precisa? Algo que ajude-o a viver mais um dia, algo que possa ajuda-lo a avançar um dia; logo, ele precisa de um objeto de estudo: um livro, um artigo científico, uma postagem na revista científicia, pesquisas de amigos etc.

E, o que nós podemos ver a respeito dos anzóis? Simples, como o pescador vai pegar o peixe? Ele já tem a rede, a força de vontade, e os peixes estão ali na frente dele, despreparados e prontos para serem colhidos. Logo, ele usa o anzol, ele usa um artifício de prova; agora, o que o cientista precisa para descobrir a cura para o câncer? Além de estudos, pesquisas, ele precisa de métodos! Ele vai precisar provar aquilo, investigar se aquilo que ele pesquisou e provou está correto.

Espero que você tenha entendido essas relações. Continue postando! Vlw, Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 648
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 16
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos