PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UnB 2017 relatividade

Ir para baixo

UnB 2017 relatividade Empty UnB 2017 relatividade

Mensagem por luizo Ter 12 Mar 2019, 07:18

O filme Passageiros (Passengers, 2016) retrata uma história de ficção em que uma nave espacial transporta 5.000 passageiros da Terra para um planeta distante em uma viagem com duração prevista de 120 anos. Os passageiros são colocados em cápsulas para hibernação, mas, devido ao mau funcionamento de uma das cápsulas, um deles acorda 90 anos antes do previsto e, ao perceber o problema, envia imediatamente uma mensagem para a Terra. A mensagem, apesar de viajar na velocidade da luz, leva 19 anos para chegar à Terra.
       Se, no filme Passageiros, a nave estivesse viajando com velocidade próxima à velocidade da luz, algumas medidas apresentadas no filme seriam alteradas. Nesse caso, as coordenadas e o tempo tomados no sistema de referência na Terra — Ox' — e no sistema de referência na nave — Ox — seriam relacionados como a seguir, segundo a Teoria da Relatividade Especial.

                                                                                            
                                                                                       x' = γ (x - v.t) e t' = γ ( t - v.x/c )
Nessas expressões, γ = 1 ÷ √1 - v²/c², "v" é a velocidade relativa entre a nave e a Terra e "c" é a velocidade da luz.

A partir dessas informações, julgue os itens seguintes.
1-) Considere que a nave se desloque em linha reta, com velocidade constante. Nesse caso, a velocidade da nave espacial é inferior a 2/3 c.
2-) De acordo com a Teoria da Relatividade Especial, as medidas de intervalos de tempo são relativas ao estado de movimento daquilo que se observa.
3-) O tempo, na mecânica newtoniana, é absoluto, ou seja, independe do estado de movimento do observador ou do observado.
4-) Se a velocidade da nave fosse de 0,98 c, então os 19 anos que um observador na Terra levaria para receber a mensagem enviada pelo passageiro da nave equivaleriam a menos de dois anos transcorridos na nave.
5-) De acordo com a Teoria da Relatividade Especial, para o observador na Terra, o tempo passaria mais lentamente na nave, mas, para o observador na nave, o tempo na Terra passaria mais rapidamente.
6-) Conforme a Teoria da Relatividade Especial, os intervalos espaciais, quando medidos em diferentes sistemas de observação, podem diferir.
7-) A Teoria da Relatividade Especial é assim chamada por não adotar uma grandeza considerada absoluta.
luizo
luizo
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 26/02/2019
Idade : 24
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos