Geometria triângulos
4 participantes
Página 1 de 1
Geometria triângulos
São dados os triângulos AJL , BJL e CJL, tais que (AJ/AL)=(BJ/BL)=(CJ/CL)=(3/2) . Considere o circuncentro "O" do triângulo ABC e calcule o valor da razão (OJ/OL).
Serg.io- Recebeu o sabre de luz
Re: Geometria triângulos
OJ/OL = 9/4 .......... (se minha cabeça não estiver variando)
Tô no celular, no ônibus. Quando chegar em casa eu resolvo explicadinho.
Tô no celular, no ônibus. Quando chegar em casa eu resolvo explicadinho.
Última edição por Medeiros em Seg 11 Fev 2019, 22:54, editado 1 vez(es)
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Medeiros escreveu:OJ/OL = 9/4 .......... (se minha cabeça não estiver variando)
Tô no celular. Quando chegar em casa eu resolvo explicadinho.
Ok , obrigado.
Enviado pelo Topic'it
São dados os triângulos AJL , BJL e CJL, tais que (AJ/AL)=(BJ/BL)=(CJ/CL)=(3/2) . Considere o circuncentro "O" do triângulo ABC e calcule o valor da razão (OJ/OL).
O único segmento fixo que já temos como um dado real é o segmento JL; vamos então coloca-lo sobre uma reta suporte r. E sabemos que existem três pontos A, B e C tais que:
Suponha que existe um ponto P que divide JL na razão k=3/2. E suponha que existe uma circunferência de centro O, sobe a reta suporte r, e raio R=OP tal que qualquer ponto Pi da circunferência atende a razão PiJ/PiL = k. Esta é a circunferência de Apolônio, para a qual o raio R e a posição do centro O é dada por:
Pesquise na web por "circunferência de Apolônio" para ver a dedução destas fórmulas.
Para o nosso problema não importa onde estão exatamente os pontos A, B e C, importa apenas que estão em qualquer lugar sobre a circunferência de Apolônio -- exceto os dois pontos P e P' alinhados com JL porque estes não formam triângulo com JL . Logo o triângulo ABC está inscrito nessa circunferência.
Nota: o desenho que fiz está bem proporcional.
O que nos interessa é a pedida razão OJ/OL.
Poderíamos, como fiz da primeira vez (de bobo), calcular OJ, depois calcular OL = JO - JL = JO - a, e finalmente a razão pedida OJ/OL. Porém, mais elegantemente, podemos "morder" direto o que queremos:
\frac{\;OJ\;}{OL}=\frac{\frac{k^2}{\;\cancel{k^2-1}\;}}{\;\frac{1}{\;\cancel{k^2-1}\;}} \to \boxed{\;\;\frac{\;OJ\;}{OL}=k^2\;\;}
Portanto, nesta questão
Medeiros- Grupo
Muito Obrigado.
Medeiros escreveu:
Portanto, nesta questão\\\frac{\;OJ\;}{OL}=\left(\frac{\;3\;}{2} \right )^2=\frac{\;9\;}{4}
Muito bom!
Como inserir códigos LaTex nas mensagens |
“A dedicação é a mãe da boa sorte.”
Mateus Meireles- Matador
Obrigado, Mateus.
Medeiros- Grupo
Por acaso alguém tem o link com a demonstração das fórmulas ou poderia demonstrar aqui? Não estou encontrando na net :/
paulinoStarkiller- Fera
Paulino
há muito tempo estudei esse assunto pela Internet e nem lembro mais onde foi que achei isso. Mas dando uma rápida busca agora encontrei esta demonstração do link abaixo (que não é onde tinha visto anteriormente):
https://www.tutorbrasil.com.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=43389&sid=52c6b62d0501b5d6cd465b4cf915105a
note que onde se usa a terminologia P1P2, na minha mensagem uso simplificadamente "a" para a medida desse segmento; no resto é a mesma fórmula.
Veja também uma outra aplicação: https://pir2.forumeiros.com/t86876-circulos-de-apolonio
há muito tempo estudei esse assunto pela Internet e nem lembro mais onde foi que achei isso. Mas dando uma rápida busca agora encontrei esta demonstração do link abaixo (que não é onde tinha visto anteriormente):
https://www.tutorbrasil.com.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=43389&sid=52c6b62d0501b5d6cd465b4cf915105a
note que onde se usa a terminologia P1P2, na minha mensagem uso simplificadamente "a" para a medida desse segmento; no resto é a mesma fórmula.
Veja também uma outra aplicação: https://pir2.forumeiros.com/t86876-circulos-de-apolonio
Medeiros- Grupo
Brigadão, Medeiros. Tô com muito sono, então amanhã vejo com mais calma a demonstração. Valeu mesmo
paulinoStarkiller- Fera