PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Força de Coulomb no Espaço - Dúvida Teórica

2 participantes

Ir para baixo

Força de Coulomb no Espaço - Dúvida Teórica Empty Força de Coulomb no Espaço - Dúvida Teórica

Mensagem por Davi Paes Leme Ter 29 Jan 2019, 20:27

Três pequenas esferas idênticas, com cargas idênticas de 10.10^-6 C, são postas na base de um tetraedro de lado 3. 

No vértice superior é também colocada uma pequena esfera, idêntica as demais, de 100 g de massa e carga Q4, que permanece em equilíbrio devido a ação da forças elétricas das cargas elétricas da sua base e do seu próprio peso. 

Nessas condições, assinale a alternativa que corresponde ao valor da carga Q4, em 10^-8 C.

Gabarito: Raiz de 6 / 6


Segue abaixo, uma parte da resolução.

Força de Coulomb no Espaço - Dúvida Teórica Q04_e_12

Força de Coulomb no Espaço - Dúvida Teórica Q04_e_10
Força de Coulomb no Espaço - Dúvida Teórica Q04_e_11

Minha dúvida é em relação a esse "P VERSOR". 


Na passagem, ele diz que o modulo do versor é 3.10^-2, obviamente. 
Daí, ele divide o versor pelo módulo e acha um novo P versor.


Alguém poderia me explicar como ocorre essa passagem? 
Com base em que e por que ocorre essa divisão pelo módulo?

Se for possível, enviar uma explicação ou algum material sobre o assunto pois eu não encontrei nada muito detalhado.

De vez em quando eu travo em questões espaciais como essa e acho que entendendo essa ferramenta eu vou conseguir fazê-las de formas mais efetiva.

____________________________________________
"Copiar para criar, criar para competir e competir para vencer". Takeo Fukuda
Davi Paes Leme
Davi Paes Leme
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 22/04/2016
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Força de Coulomb no Espaço - Dúvida Teórica Empty Re: Força de Coulomb no Espaço - Dúvida Teórica

Mensagem por SergioEngAutomacao Ter 29 Jan 2019, 20:39

Nessa passagem, note que a força é uma grandeza vetorial e ela manifesta suas direções e seus sentidos por meio de coordenadas. 

Dado que uma grandeza vetorial é dada pelas indicações (coordenadas) (x,y,z), seu módulo é dado por (x^2 + y^2 + z^2)^(1/2). Foi isso que ele aplicou para definir o módulo da grandeza, note que se você pegar cada componente vetorial, elevar ao quadrado (não esqueça do 10^(-2)), soma-lás e tirar a raiz quadrada, acha-se aquele módulo que ele achou ali. 

Versor é um vetor qualquer cujo módulo é igual a um, e dá continuidade à resolução, não tem mistério. O que ele fez foi transformar as componentes vetoriais achadas anteriormente por um versor.
SergioEngAutomacao
SergioEngAutomacao
Jedi
Jedi

Mensagens : 407
Data de inscrição : 04/06/2017
Idade : 27
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos