PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Passeiiiii

+34
Raquel Valadão
Giovana Martins
IsmaelOliveira
gilberto97
Matemathiago
JohnnyC
Augusto H.
Diaz
Liss Collins
thiagoreef108
VesTeles
Thanos
paulinoStarkiller
MalcolnMed
DanMurray
radium226
Elcioschin
Emanuel Dias
renan2014
RoddNig
Medeiros
Lucas Frazão
petras
Help-Anonimo
Oziel
fantecele
Faxineiro do ITA
Emanoel Mendonça
Armando Vieira
Forken
melissa_miranda
brasileiro312
eestudo2
Matheus Tsilva
38 participantes

Página 8 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

Passeiiiii - Página 8 Empty Passeiiiii

Mensagem por Giovana Martins 24/1/2019, 1:15 pm

Relembrando a primeira mensagem :

E não é que deu certo. Agora há pouco minha mãe e minha irmã se sentoram ao meu lado com as faces totalmente pálidas, meio sem graça ou sei lá o que. Elas estavam com o celular na mão, meio que chorando, meio que sorrindo... Um misto de sentimentos. No celular estava a lista de aprovados (engenharia mecânica) da FUVEST com o meu nome.

Primeiramente quero agradecer a minha mãe e minha irmã, porque elas me deram todo o suporte do mundo para que eu fosse aprovada. Igualmente, quero agradecer a todos deste fórum, em especial aos mestres Euclides, Elcioschin e Medeiros por toda a ajuda que vocês me deram. Aos demais membros tenham igualmente minha eterna gratidão.

Eu estava bem pouco confiante de que eu iria passar, porque na segunda fase eu estava muito nervosa e acabei errando algumas besteiras, mas acabou que ainda deu certo de eu passar.

Eu não quero me alongar muito, afinal eu não sou muito boa com as palavras. Assim, como a maioria daqui (creio eu) eu vim de escola pública, porém isso não teve muita influência na minha preparação, visto que eu tive contato logo cedo com bons materiais assim que eu comecei a estudar. Eu comecei a estudar para a FUVEST quando eu estava mais ou menos ali na metade do oitavo ano do ensino fundamental e desde lá eu estudava basicamente todos os dias, o dia inteiro... Eu tinha alguns momentos de lazer ao assistir séries ou ir andar por São Paulo. Quando eu comecei a estudar para a FUVEST para mim passar na USP era um sonho, que com o passar do tempo se tornou um objetivo, que com o passar do tempo se tornou uma opção. Por que uma opção? Simples, com o passar do tempo eu senti que eu só queria passar em alguma faculdade logo, não me importando muito em qual seria desde que fosse um pública, porque eu não conseguiria arcar com os custos de uma particular. Durante esse período eu tive a opção de fazer alguns cursinhos, mas eu optei por não fazer. Para mim seria uma pressão a mais dado os custos de um cursinho além do fato de que eu não gosto de aulas presenciais. Tenho um maior entendimento das coisas quando leio do que quando escuto. Quanto a preparação de fato para o vestibular, a minha estratégia era a mais clichê de todas. Fazer muitos exercícios e saber muito a teoria. Eu costumava olhar as resoluções das questões com frequência. Na minha opinião, ficar mais de 20 minutos tentando fazer um exercício é perda de tempo (friso, minha opinião). Passava os 20 minutos, eu olhava a resolução, entendia, e a reproduzia por várias vezes até aprender. Algo que me fez evoluir bastante nesses anos foi resolver questões aqui pelo fórum (além de ser um passatempo muito legal Razz ). Aqui, aprendi a organizar melhor o raciocínio e deixar as resoluções mais organizadas, o que é fundamental para vestibulares discursivos. Outra coisa que melhorou também foi a minha atenção. Para evitar deslizes ao resolver uma questão por aqui eu ficava me policiando para eu não me distrair. Isso foi bastante útil para quando eu estava estudando. Sem contar que o fórum tem um acervo gigante de questões com níveis excelentes. Enfim, é isso. Abaixo vou deixar a bibliografia que eu usei. Talvez seja útil.

Matemática:

Dante: volumes 1, 2 e 3;
FME/Iezzi: geometria plana e trigonometria.

Física:

Tópicos de Física: volumes 1, 2 e 3.

Biologia:

Amabis: volume 1
César e Sezar: volumes 2 e 3.

Química:

Usberco & Salvador: volume único;
Feltre (como complemento): volumes 1, 2 e 3.

Para as demais matérias: apostilas em pdf do Poliedro e as revistinhas do Guia do Estudante.

Nota: não se prenda muito aos livros. Sei lá, a maioria das coisas que eu aprendi, principalmente na parte de exatas, foi fazendo exercícios dos mais variados níveis. O livro é bom para te dar uma base teórica, mas, na minha opinião, o que irá fazer você evoluir é fazer muitas listas de exercícios.

Nota: perdoem-me pelo textão.

Nota: perdoem-me pelos erros de português.


Última edição por Giovana Martins em 24/1/2019, 1:22 pm, editado 1 vez(es)

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7576
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Alanna_01, ∑davigole e packz gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo


Passeiiiii - Página 8 Empty Re: Passeiiiii

Mensagem por Giovana Martins 3/3/2019, 10:03 pm

Muito obrigada, Gilberto Smile!

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7576
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Passeiiiii - Página 8 Empty Re: Passeiiiii

Mensagem por IsmaelOliveira 29/3/2019, 9:05 pm

Parabéns pela aprovação e obrigado pela retribuição que tem dado a forum, espero que continue por aqui contribuindo com seu conhecimento.
Smile

IsmaelOliveira
Padawan
Padawan

Mensagens : 91
Data de inscrição : 23/05/2017
Idade : 27
Localização : São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Passeiiiii - Página 8 Empty Re: Passeiiiii

Mensagem por Giovana Martins 29/3/2019, 10:13 pm

Muito obrigada, Ismael. Como eu disse em alguma postagem anterior, estar no fórum para mim é uma diversão, então, é muito provável que eu me mantenha por aqui Smile.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7576
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Passeiiiii - Página 8 Empty Re: Passeiiiii

Mensagem por Raquel Valadão 7/4/2019, 6:05 pm

Essa é fera. Parabéns, Giovana!
Raquel Valadão
Raquel Valadão
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 04/04/2017
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Passeiiiii - Página 8 Empty Re: Passeiiiii

Mensagem por Giovana Martins 7/4/2019, 6:24 pm

Muito obrigada, Raquel Smile!

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7576
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Passeiiiii - Página 8 Empty Re: Passeiiiii

Mensagem por foxe 19/4/2019, 3:46 pm

Parabéns Giovana, a USP é a minha universidade dos sonhos. Pretendo cursar ciência da computação lá. Como você fez para aprender a redação da USP, além disso, como realizou a correção? Utilizou alguma plataforma? Além dos livros, usou algum curso online?

foxe
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/03/2019
Idade : 21
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Passeiiiii - Página 8 Empty Re: Passeiiiii

Mensagem por Giovana Martins 19/4/2019, 5:45 pm

Muito obrigada, foxe!!

A parte de redações foi bem estressante de estudar justamente pela falta de uma melhor orientação. Eu costumava ver muitos vídeos no YouTube. Eu não tinha um canal específico para ver. Eu assistia todos os vídeos que eu conseguia achar no YouTube sobre redação e ia fazendo as anotações das dicas que eles davam e ia tentando implementar essas dicas nas minhas redações.

Eu costumava ler muitos jornais online. Minha escrita deu uma boa melhorada ao ler jornais. Isso também me ajudou a aumentar um pouco o vocabulário (o que ajuda a encadear melhor as ideias) e a partir de alguns artigos sempre dá para tirar algumas ideias interessantes para você adicionar aos seus argumentos nas redações.

Outra coisa que ajudava bastante eram as redações que eram selecionadas como as melhores anualmente pela banca e disponibilizadas no site da FUVEST para quem quisesse ler. Eu pegava essas redações e via estilo da escrita, a forma de argumentar, o viés da argumentação (filosófica, sociológica etc), porém, depois da modernização da página da FUVEST eu acho que eles não disponibilizam mais essas redações, o que é uma pena. Lá tinha muita coisa boa de se ler.

Bom, é isso. Se você tiver mais dúvidas é só mandar por aqui ou por mp que eu respondo Smile.

Bons estudos!

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7576
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Passeiiiii - Página 8 Empty Re: Passeiiiii

Mensagem por marcosprb 19/4/2019, 6:20 pm



Outra coisa que ajudava bastante eram as redações que eram selecionadas como as melhores anualmente pela banca e disponibilizadas no site da FUVEST para quem quisesse ler. Eu pegava essas redações e via estilo da escrita, a forma de argumentar, o viés da argumentação (filosófica, sociológica etc), porém, depois da modernização da página da FUVEST eu acho que eles não disponibilizam mais essas redações, o que é uma pena. Lá tinha muita coisa boa de se ler.
Uma pena que não existe mais esse banco de dados :/
Mas apenas para complementar, irei deixar o link das provas comentadas da Unicamp. A Comvest também disponibiliza as melhores(e piores) redações do vestibular 
http://www.comvest.unicamp.br/vestibulares-anteriores/1a-fase-2a-fase-comentadas/
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Passeiiiii - Página 8 Empty Re: Passeiiiii

Mensagem por monica_geller 19/4/2019, 7:03 pm

Giovana, essa minha conta é nova aqui no fórum, mas anteriormente você já me tirou várias dúvidas! Confesso que assim que saiu a lista da Fuvest procurei por uma Giovana Martins e encontrei, porém fiquei na dúvida se era você ou não, mas após poucos minutos pensei: é óbvio que é ela!

Tenho uma admiração imensa por você. Ser mulher e ajudar em um fórum não é algo fácil. Eu sinto que ainda há muito preconceito quando se trata de mulheres nas exatas e pessoas como você ajudam esse preconceito a ser quebrado.

Tenho certeza que a USP não poderia ter ganhado uma aluna melhor, não digo apenas em conhecimento, mas em ser tão atenciosa com as pessoas e disposta a ajudar!

Espero que você tenha uma jornada muito linda e tenho certeza que vamos ouvir falar muito de você!!
monica_geller
monica_geller
Jedi
Jedi

Mensagens : 419
Data de inscrição : 28/03/2019
Idade : 28
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Passeiiiii - Página 8 Empty Re: Passeiiiii

Mensagem por monica_geller 19/4/2019, 7:08 pm

marcos, essas redações foram tiradas do site, mas digite no Google

Melhores redaçãos Fuvest ou redações selecionadas pela banca da Fuvest. 

Ainda há várias online!
monica_geller
monica_geller
Jedi
Jedi

Mensagens : 419
Data de inscrição : 28/03/2019
Idade : 28
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Passeiiiii - Página 8 Empty Re: Passeiiiii

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos