PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

simulado ITA/IME

4 participantes

Ir para baixo

simulado ITA/IME Empty simulado ITA/IME

Mensagem por Convidado Qui 03 Jan 2019, 15:40

Ache o valor de sen(pi/7)sen(2pi/7)sen(3pi/7).

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

simulado ITA/IME Empty Re: simulado ITA/IME

Mensagem por Giovana Martins Qui 03 Jan 2019, 15:56

Eu fiz aqui e o resultado é √7/8.

Essa questão não é muito difícil, não e é um pouco "manjada" para quem estuda para IME/ITA.

Vou deixar o início da resolução e daqui há pouco eu termino. Só vou almoçar.

simulado ITA/IME Codeco80

simulado ITA/IME Codeco81

\\8u^2=1-\left [ cos\left ( \frac{2\pi }{7} \right )+cos\left ( \frac{4\pi }{7} \right )+cos\left ( \frac{6\pi }{7} \right ) \right ]+\underset{M}{\underbrace{\left [ cos\left ( \frac{2\pi }{7} \right )cos\left ( \frac{4\pi }{7} \right )+cos\left ( \frac{2\pi }{7} \right )cos\left ( \frac{6\pi }{7} \right )+cos\left ( \frac{4\pi }{7} \right )cos\left ( \frac{6\pi }{7} \right ) \right ]}}-\underset{N}{\underbrace{cos\left ( \frac{\pi }{7} \right )cos\left ( \frac{2\pi }{7} \right )cos\left ( \frac{3\pi }{7} \right )}}

\\\sum_{i=1}^{n}cos\left [\frac{\pi (2i-1)}{2n+1}  \right ]=cos\left ( \frac{\pi }{2n+1} \right )+cos\left ( \frac{3\pi }{2n+1} \right )+...+cos\left [ \frac{\pi (2n-1)}{2n+1} \right ]=\frac{1}{2}\\\\\sum_{i=1}^{n}cos\left [\frac{2\pi i}{2n+1}  \right ]=cos\left ( \frac{2\pi }{2n+1} \right )+cos\left ( \frac{4\pi }{2n+1} \right )+...+cos\left [ \frac{2\pi n}{2n+1} \right ]=-\frac{1}{2}\\\\2M= 2cos\left ( \frac{2\pi }{7} \right )cos\left ( \frac{4\pi }{7} \right )+2cos\left ( \frac{2\pi }{7} \right )cos\left ( \frac{6\pi }{7} \right )+2cos\left ( \frac{4\pi }{7} \right )cos\left ( \frac{6\pi }{7} \right )

2M=\underset{-cos\left ( \frac{\pi }{7} \right )}{\underbrace{cos\left ( \frac{8\pi }{7} \right )}}+\underset{-cos\left ( \frac{5\pi }{7} \right )}{\underbrace{cos\left ( \frac{2\pi }{7} \right )}}+\underset{-cos\left ( \frac{3\pi}{7} \right )}{\underbrace{cos\left ( \frac{10\pi }{7} \right )}}+cos\left ( \frac{6\pi }{7} \right )+cos\left ( \frac{4\pi }{7} \right )+cos\left ( \frac{2\pi }{7} \right )\to M=-\frac{1}{2}

Agora eu vou calcular o produto da parcela N.

\\N=cos\left ( \frac{\pi }{7} \right )cos\left ( \frac{2\pi }{7} \right )cos\left ( \frac{3\pi }{7} \right )\to 2N=\left [2cos\left ( \frac{2\pi }{7} \right )cos\left ( \frac{3\pi }{7} \right )  \right ]cos\left ( \frac{\pi }{7} \right )\to\\4N=cos\left ( \frac{4\pi }{7} \right )+cos\left ( \frac{6\pi }{7} \right )+1+cos\left ( \frac{2\pi }{7} \right )

Aqui eu usei um malabarismo. Após aplicar Prostaférese, eu multipliquei os dois lados da equação que eu obtive por 2 e cheguei nessa última igualdade. Daí:

4N=1+cos\left ( \frac{2\pi }{7} \right )+cos\left ( \frac{4\pi }{7} \right )+cos\left ( \frac{6\pi }{7} \right )\to N=\frac{1}{8}

Somando tudo...

\\u= \frac{\sqrt{7}}{8}\ \vee\ u= -\frac{\sqrt{7}}{8}\\\\sen\left ( \frac{\pi }{7} \right )>0,sen\left ( \frac{2\pi }{7} \right )>0,sen\left ( \frac{3\pi }{7} \right )>0\\\\\therefore \ sen\left ( \frac{\pi }{7} \right )sen\left ( \frac{2\pi }{7} \right )sen\left ( \frac{3\pi }{7} \right )>0\\\\ \boxed {sen\left ( \frac{\pi }{7} \right )sen\left ( \frac{2\pi }{7} \right )sen\left ( \frac{3\pi }{7} \right )=\frac{\sqrt{7}}{8}}

Nota: a resolução ficou longa, mas tem algumas coisas aí que dava pra ter sido suprimida caso fosse uma questão de alternativas. Além disso, alguns valores aí são bem conhecidos, por exemplo, a soma cos(2pi/7)+cos(4pi/7)+cos(6pi/7) sempre aparece nessas questões e é meio que decorado que isso vale -1/2. O mesmo vale para o produto designado por N que vale 1/8. A parcela designada por M é ligeiramente conhecida também. A princípio, parece ser uma questão difícil, mas eu disse que era simples, porque há meio que um roteiro para resolver questões nesse estilo, a começar pelo primeiro passo da resolução onde você já multiplica os dois lados por dois e assim vai... Enfim, ficou um pouquinho bagunçado, mas se tiver dúvidas, avise-me.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7576
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

simulado ITA/IME Empty Re: simulado ITA/IME

Mensagem por Giovana Martins Qui 03 Jan 2019, 18:36

Tá aí. Se eu não me engano tem uma forma de resolver isso usando uma combinação de De Moivre com uma expansão binomial, mas eu não tenho muita familiaridade com isso. Talvez o colega fantecele (ele já me ajudou algumas vezes com isso Smile) pode te ajudar com isso caso ele veja esta postagem e saiba resolver usando essa ideia.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7576
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

simulado ITA/IME Empty Re: simulado ITA/IME

Mensagem por fantecele Qui 03 Jan 2019, 20:23

Opa, primeiro vou fazer usando polinômios, por que eu acho polinômios massa  Razz

Primeiro perceba que os valores que satisfazem sen(4x) = sen(3x) são 0, ∏/7, 2∏/7, 3∏/7. Elevando ao quadrado iremos obter  sen²(4x) = sen²(3x) e os valores que satisfazem são 0, ∏, ∏/7, 2∏/7, 3∏/7, 4∏/7, 5∏/7, 6∏/7. Agora vamos encontrar o polinômio que possui como raízes os senos desses ângulos ai de cima. Para isso, basta desenvolver sen²(4x) = sen²(3x).



É fácil ver que os valores para x = 0 e ∏ estão no sen²(x) e o restante dos valores estão naquele polinômio do sexto grau.

Da relação acima tiramos que:

sen(∏/7).sen(2∏/7).sen(3∏/7).sen(4∏/7).sen(5∏/7).sen(6∏/7) = 7/64

Perceba que sen(∏/7) = sen(6∏/7), sen(2∏/7) = sen(5∏/7), sen(3∏/7) = sen(4∏/7), portanto:

sen²(∏/7).sen²(2∏/7).sen²(3∏/7) = 7/64
sen(∏/7).sen(2∏/7).sen(3∏/7) = (√7)/8

Vish, por De Moivre seria no caso por raízes da unidade? Não estou lembrado muito não, mas de certa forma tem De Moivre nas raízes da unidade.



Utilizando:





Nesse final ai foi usado sen(∏/7) = sen(6∏/7), sen(2∏/7) = sen(5∏/7), sen(3∏/7) = sen(4∏/7).

fantecele
Fera
Fera

Mensagens : 1217
Data de inscrição : 14/09/2014
Idade : 27
Localização : Nova Venécia-ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

simulado ITA/IME Empty Re: simulado ITA/IME

Mensagem por Giovana Martins Qui 03 Jan 2019, 20:47

Aí, o fantecele sempre salva hehe.

"Vish, por De Moivre seria no caso por raízes da unidade? Não estou lembrado muito não, mas de certa forma tem De Moivre nas raízes da unidade."

Ah, eu me confundi. O que usa a expansão binomial era para demonstrar uma série trigonométrica que eu estava tendo trabalho para demonstrar...

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7576
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

simulado ITA/IME Empty Re: simulado ITA/IME

Mensagem por Mateus Meireles Qui 03 Jan 2019, 20:57


____________________________________________
Links úteis:

Regras do fórum |

Como colocar imagens nas mensagens |

Como inserir códigos LaTex nas mensagens |



“A dedicação é a mãe da boa sorte.”
Mateus Meireles
Mateus Meireles
Matador
Matador

Mensagens : 763
Data de inscrição : 14/07/2018
Idade : 27
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

simulado ITA/IME Empty Re: simulado ITA/IME

Mensagem por Giovana Martins Qui 03 Jan 2019, 21:05

Obrigada, Mateus.

Eu já postei uma questão que pedia essa demonstração por aqui, mas eu não consegui achar.

Obrigada pela contribuição.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7576
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

simulado ITA/IME Empty Re: simulado ITA/IME

Mensagem por paulinoStarkiller Qui 03 Jan 2019, 21:11

Sério, gente, fico impressionado o quanto aprendo com vocês nesse fórum. Que resoluções bonitas!
paulinoStarkiller
paulinoStarkiller
Fera
Fera

Mensagens : 241
Data de inscrição : 05/08/2018
Idade : 23
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

simulado ITA/IME Empty Re: simulado ITA/IME

Mensagem por fantecele Qui 03 Jan 2019, 22:10

"Aí, o fantecele sempre salva hehe."
Oloco meu kkk

Acho que o que a Giovana falou foi esse tópico aqui https://pir2.forumeiros.com/t151332p15-produtorio-de-cossenos

No caso ali é do produto dos cossenos, acrescentando aquelas demonstrações ali, teria uma parecida com essa que eu fiz ali por último no tópico dos cossenos, só que no lugar do 1+cis(x) coloca 1-cis(x), como eu fiz na resolução ali.

fantecele
Fera
Fera

Mensagens : 1217
Data de inscrição : 14/09/2014
Idade : 27
Localização : Nova Venécia-ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

simulado ITA/IME Empty Re: simulado ITA/IME

Mensagem por Convidado Sex 04 Jan 2019, 11:25

Valeu. Vocês são muito ninjas.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

simulado ITA/IME Empty Re: simulado ITA/IME

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos