FUVEST - Segunda Fase (2003) - Dúvida - Genética
2 participantes
Página 1 de 1
FUVEST - Segunda Fase (2003) - Dúvida - Genética
Certas doenças hereditárias decorrem da falta de enzimas lisossômicas. Nesses casos, substâncias orgânicas complexas acumulam-se no interior dos lisossomos e formam grandes inclusões que prejudicam o funcionamento das células.
a) O que são lisossomos e como eles contribuem para o bom funcionamento de nossas células?
RESPOSTA: a) Lisossomos são organóides intracelulares que executam a digestão de material endógeno e exógeno.
b) Como se explica que as doenças lisossômicas sejam hereditárias se os lisossomos não são estruturas transmissíveis de pais para filhos?
RESPOSTA: b) As enzimas contidas nos lisossomos são proteínas produzidas pelos ribossomos sob comando genético. Mutações nos genes que codificam estes catalisadores protéicos podem ser transmitidas à descendência.
Minha tentativa de resposta à letra B: Explica-se pelo fato de que os elementos que permitem que essa doença hereditária seja expressa estão localizados no material genético das células, o qual fora herdado dos gametas dos progenitores. ;-;
Olá! Eu gostaria de saber, por favor, apenas se a minha resposta para a letra B está correta? ;----;
Fico muito grato a toda resposta, bronca, conselho, chacoalhão!
a) O que são lisossomos e como eles contribuem para o bom funcionamento de nossas células?
RESPOSTA: a) Lisossomos são organóides intracelulares que executam a digestão de material endógeno e exógeno.
b) Como se explica que as doenças lisossômicas sejam hereditárias se os lisossomos não são estruturas transmissíveis de pais para filhos?
RESPOSTA: b) As enzimas contidas nos lisossomos são proteínas produzidas pelos ribossomos sob comando genético. Mutações nos genes que codificam estes catalisadores protéicos podem ser transmitidas à descendência.
Minha tentativa de resposta à letra B: Explica-se pelo fato de que os elementos que permitem que essa doença hereditária seja expressa estão localizados no material genético das células, o qual fora herdado dos gametas dos progenitores. ;-;
Olá! Eu gostaria de saber, por favor, apenas se a minha resposta para a letra B está correta? ;----;
Fico muito grato a toda resposta, bronca, conselho, chacoalhão!
Última edição por GranTorino em Ter 18 Dez 2018, 23:53, editado 1 vez(es)
GranTorino- Mestre Jedi
Re: FUVEST - Segunda Fase (2003) - Dúvida - Genética
GranTorino, não está certa sua resposta. Você precisava explicar que os lisossomos são bolsas contendo enzimas. Essas enzimas são proteínas que foram traduzidas a partir de um RNA mensageiro. Esse RNA mensageiro foi transcrito a partir do DNA e, por isso, a doença está ligada à hereditariedade. Se houver uma mutação num trecho do DNA que codifica as enzimas dos lisossomos, a pessoa gerará lisossomos com enzimas defeituosas, ou seja, que não digerem, por exemplo. As mutações devem ocorrer nas células germinativas. A questão queria que você soubesse da característica dos lisossomos que está, de alguma forma, associada à hereditariedade, ou seja, obrigatoriamente, você deveria falar das proteínas que compõe os lisossomos. Na sua resposta, deu a entender que você não sabe o qual a relação entre essa organela citoplasmática e a hereditariedade, de forma que você não ganharia nem meio certo.
Espero ter sido clara, e bons estudos.
Espero ter sido clara, e bons estudos.
Hayzel Sh- Estrela Dourada