PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão teórica de hidrostática

2 participantes

Ir para baixo

Questão teórica de hidrostática Empty Questão teórica de hidrostática

Mensagem por GleiceKelly Qui 08 Nov 2018, 16:16

(Fgv) Quando algum objeto cai dentro da água contida no vaso sanitário, imediatamente, o sifão se encarrega de reestabelecer o nível da água, permitindo que parte dela transborde para o esgoto.


Considerando uma situação de equilíbrio entre a água do vaso sanitário e um objeto sólido que nela foi depositado suavemente, analise:

I. Flutuando parcialmente ou permanecendo completamente mergulhado, qualquer sólido dentro da água do vaso sanitário está sujeito a uma força resultante vertical voltada para cima.
II. Independentemente do corpo flutuar ou não, a força de empuxo tem intensidade igual à do peso do líquido derramado para o esgoto.
III. Um objeto que afunde completamente tem seu peso maior que o empuxo que recebe e densidade maior que a densidade da água.
IV. Quando um objeto afunda totalmente na água, pode-se concluir que o peso do líquido que escorre pelo sifão é igual ao peso do objeto.

Está correto o contido em
a) I e II, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, II, III, IV


Gabarito: letra C

Por que o número I está incorrerto? Sei que ao flutuar, o corpo está em equilíbrio: EMPUXO= PESO; Mergulhado, o peso é maior que o empuxo, mas afirmando o caso de equlibrio, posso afirmar que o empuxo deixa de existir? Só assim realmente a alternativa estaria incorreta.

Por que o IV esté incorreto? Pelo fato de que ao invés de peso eu deveria utilizar o termo volume? Mesmo assim não fica claro pra mim, uma vez que empuxo é o PESO DO LÍQUIDO DESLOCADO.


Obrigada a quem destinar um pouco do seu tempo a me ajudar. Tenham uma boa tarde!

GleiceKelly
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 03/10/2018
Idade : 25
Localização : Santana do Ipanema, Alagoas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão teórica de hidrostática Empty Re: Questão teórica de hidrostática

Mensagem por dd0123 Qui 08 Nov 2018, 16:29

I. Flutuando parcialmente ou permanecendo completamente mergulhado, qualquer sólido dentro da água do vaso sanitário está sujeito a uma força resultante vertical voltada para cima. essa alternativa está errada pois diz que se por exemplo o corpo afundar estará sujeito a uma força RESULTANTE para cima, sendo que não: se ele afundou então P>E e a força RESULTANTE é para baixo (no sentido do peso) Fr = P - E 
Mas isso não significa que o empuxo deixe de existir, ele só é menor que o peso do objeto.

IV. Quando um objeto afunda totalmente na água, pode-se concluir que o peso do líquido que escorre pelo sifão é igual ao peso do objeto.  somente o volume que escorre é igual ao volume do objeto. O peso é P=mg=d.v.g e a densidade da água é sempre diferente que a de qualquer outro objeto..


Se não ficar claro pode dizer!!


Última edição por ddmr0123 em Qui 08 Nov 2018, 16:41, editado 1 vez(es)
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão teórica de hidrostática Empty Re: Questão teórica de hidrostática

Mensagem por GleiceKelly Qui 08 Nov 2018, 16:34

Obrigada! Ficou mais claro mesmo. Só havia encontrado resoluções com a IV estando correta, mesmo o gabarito não batendo.

Gratidão por seu conhecimento e disposição =)

GleiceKelly
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 03/10/2018
Idade : 25
Localização : Santana do Ipanema, Alagoas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão teórica de hidrostática Empty Re: Questão teórica de hidrostática

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos