Desencantamento do mundo
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Desencantamento do mundo
A crescente intelectualização e racionalização não indicam um conhecimento maior e geral das condições sob as quais vivemos. Significa a crença em que, se quiséssemos, poderíamos ter esse conhecimento a qualquer momento. Não há forças misteriosas incalculáveis; podemos dominar todas as coisas pelo cálculo.
WEBER, M. A ciência como vocação. In: GERTH, H.; MILLS, W. (Org.). Max Weber: ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 (adaptado).
Tal como apresentada no texto, a proposição de Max Weber a respeito do processo de desencantamento do mundo evidencia o(a)
a. progresso civilizatório como decorrência da expansão do industrialismo.
b. extinção do pensamento mítico como um desdobramento do capitalismo.
c. emancipação como consequência do processo de racionalização da vida.
d. afastamento de crenças tradicionais como uma característica da modernidade.
e. fim do monoteísmo como condição para a consolidação da ciência.
WEBER, M. A ciência como vocação. In: GERTH, H.; MILLS, W. (Org.). Max Weber: ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 (adaptado).
Tal como apresentada no texto, a proposição de Max Weber a respeito do processo de desencantamento do mundo evidencia o(a)
a. progresso civilizatório como decorrência da expansão do industrialismo.
b. extinção do pensamento mítico como um desdobramento do capitalismo.
c. emancipação como consequência do processo de racionalização da vida.
d. afastamento de crenças tradicionais como uma característica da modernidade.
e. fim do monoteísmo como condição para a consolidação da ciência.
- gabarito e dúvida:
- a resposta é a D. Eu acho que a A e a C também estão corretas. Estou sozinho nessa? Peço as observações de vocês
Última edição por ddmr0123 em Sex 02 Nov 2018, 18:25, editado 1 vez(es)
dd0123- Estrela Dourada
- Mensagens : 1362
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Idade : 25
Localização : Brasil
Re: Desencantamento do mundo
Fala aeee, blz?
No texto, Weber ta dizendo: Antigamente, a gente acreditava em ''forças misteriosas e incalculáveis''. Seguíamos uma tradição de pensamento. A gente costumava acreditar em tudo que nos diziam -Sobretudo a religião. Atualmente, nessa nova era, a gente passa a se afastar um pouco dessa TRADIÇÃO de pensamento inflexível e irracional e passa a exigir explicações mais lógicas e conteúdistas e com justifcativas bem embasadas. Isto é, a RACIONALIZAÇÃO NOS AFASTA DE CRENÇAS TRADICIONAIS. Isso é expresso, segundo ele, como uma característica da modernidade. Letra D.
Letra A: Falso. Não existe uma relação direta entre ''industrialismo'' e progresso civilizatório. Até hoje a gente tem um grande desenvolvimento, mas vivemos numa civilidade que não é totalmente desenvolvida, né? hahahahaha
Letra C. Não é porque você passa a racionalizar que você se torna emancipado. Isso seria generalizar pensamentos/correntes filosóficas de outros tempos.
COnfiou? Abraço!
No texto, Weber ta dizendo: Antigamente, a gente acreditava em ''forças misteriosas e incalculáveis''. Seguíamos uma tradição de pensamento. A gente costumava acreditar em tudo que nos diziam -Sobretudo a religião. Atualmente, nessa nova era, a gente passa a se afastar um pouco dessa TRADIÇÃO de pensamento inflexível e irracional e passa a exigir explicações mais lógicas e conteúdistas e com justifcativas bem embasadas. Isto é, a RACIONALIZAÇÃO NOS AFASTA DE CRENÇAS TRADICIONAIS. Isso é expresso, segundo ele, como uma característica da modernidade. Letra D.
Letra A: Falso. Não existe uma relação direta entre ''industrialismo'' e progresso civilizatório. Até hoje a gente tem um grande desenvolvimento, mas vivemos numa civilidade que não é totalmente desenvolvida, né? hahahahaha
Letra C. Não é porque você passa a racionalizar que você se torna emancipado. Isso seria generalizar pensamentos/correntes filosóficas de outros tempos.
COnfiou? Abraço!
Carlos Augusto Parente- Recebeu o sabre de luz
- Mensagens : 137
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Localização : Niteroi, Rio de Janeiro, Brasil
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