Pragmatismo

Ir em baixo

Pragmatismo

Mensagem por Liliana Rodrigues em Qui 01 Nov 2018, 21:05

Alguém pode me explicar o que é o pragmatismo/ característica pragmática/ política pragmática/ filosofia pragmática?

Antes de tudo, já pesquisei em diversos sites, em várias ocasiões diferentes, mas nunca consegui entender. Achei as explicações veio vagas, amplas...

Obrigada desde já! (=

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 22
Localização : Ribeirão Preto - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pragmatismo

Mensagem por Liliana Rodrigues em Qui 06 Dez 2018, 14:50

Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 22
Localização : Ribeirão Preto - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pragmatismo

Mensagem por EricFerro em Ter 18 Dez 2018, 22:06

Bom, pelo que eu li da obra de William James de mesmo nome, dado ter sido este o propagador da doutrina no século XIX - XX, é bem simples.

Definição: pragmatismo é um método de verificação do sentido de uma proposição segundo o qual toda e qualquer proposição filosófica e/ou científica só tem sentido se houver formas de traçar uma utilidade prática ou alteração na realidade natural derivadas de uma ou outra distinção.

Vou te dar um exemplo do livro: no século XIX químicos se debatiam na controvérsia a respeito de substâncias químicas com isomeria por tautomeria (isomerismo ou isomeria (gr. ἴσος (ísos) “mesmo” e μέρος (méros)“partes”) é um fenômeno no qual dois ou mais compostos químicos diferentes denominados isômeros apresentam a mesma fórmula molecular(mesmo conjunto de átomos) e diferentes fórmulas estruturais (diferente arranjo entre os átomos). No caso da tautomeria duas fórmulas estruturais (arranjos de átomos para uma mesma molécula --> mesma fórmula molecular)  se alternam constantemente, em uma situação de equilíbrio dinâmico. A controvérsia residia no fato de que alguns químicos acreditavam que o átomo de hidrogênio oscilava em compostos isômeros, alternando a posição do hidrogênio e da dupla ligação, já outros definiam a isomeria como uma situação em que duas substâncias diferentes (as duas fórmulas estruturais diferentes) se misturavam e permaneciam em um estado de uma "mistura instável". Bom, mas porque o pragmatismo resolve esta questão? R: simples, porque independentemente de qualquer uma das duas definições de isomeria, a primeira sendo a oscilação do átomo de H e a segunda uma mistura instável, nenhuma destas definições implica na ocorrência de uma mudança no mundo real e, portanto, não podem nenhuma das duas influenciar nossas condutas. Daí que pelo método pragmático de filosofar se encerra esta disputa química inútil.


Dê uma olhada neste artigo para entender melhor: https://pt.wikipedia.org/wiki/Isomerismo   

EricFerro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 136
Data de inscrição : 09/09/2017
Idade : 23
Localização : Goiânia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pragmatismo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum