Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Simulado Enem- Democracia

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Simulado Enem- Democracia

Mensagem por Liliana Rodrigues Sab 27 Out 2018, 15:20

A liberdade e a participação não levam automaticamente, ou rapidamente, à resolução de problemas sociais. Isto quer dizer que a cidadania inclui várias dimensões e que algumas podem estar presentes sem as outras. Uma cidadania plena, que combine liberdade, participação e igualdade para todos, é um ideal desenvolvido no Ocidente e talvez inatingível. Mas ele tem servido de parâmetro para o julgamento da qualidade da cidadania em cada país e em cada momento histórico.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo caminho. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

Segundo o texto, o processo de construção dos valores democráticos deveria contemplar a

A restrição à participação popular por meio do voto.

B impossibilidade de conciliar liberdade e igualdade.

C cidadania ampliada como uma referência histórica.

D crítica à noção de liberdade como conceito democrático.

E relevância cultural do Ocidente em detrimento do Oriente.

gabarito e dúvida:

Gabarito: letra c).

Gostaria de saber o motivo de não ser a letra d), porque eu entendi que a democracia não é apenas ter liberdade. Ela é, sim, parte da democracia, mas não apenas, sendo que para ter uma democracia completa seria preciso ter participação e igualdade para todos. Então por que essa alternativa está errada??

Simulado Enem- Democracia 503132

Última edição por Liliana Rodrigues em Seg 29 Out 2018, 09:17, editado 1 vez(es)

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Simulado Enem- Democracia

Mensagem por Liss Collins Sab 27 Out 2018, 17:52

Oi, Liliana

Então, eu creio que a alternativa D esteja justamente errada pelo emprego da palavra crítica. 
Esse trecho de Carvalho não critica a noção de liberdade, aliás, ele até diz:"Uma cidadania plena, que combine liberdade, participação e igualdade para todos, é um ideal desenvolvido no Ocidente e talvez inatingível."
De fato, democracia não é só liberdade, mas sim participação igualitária de todos. Eis aí a cidadania.
Mas repare que não é excluído em sua TOTALIDADE o conceito de liberdade, mas é apontado que NÃO É só isso.
Também analisei desse modo: Na coerência do texto quando é dito sobre a cidadania plena é envolvido a liberdade. Essa primeira é servida de parâmetro (cidadania), o que engloba a liberdade também.
Não sei se lhe ajuda, mas quem sabe lhe faça pensar.
Liss Collins
Liss Collins
Jedi
Jedi

Mensagem por dd0123 Sab 27 Out 2018, 18:01

Obg Liss pelo seu comentário, eu também pensei isso sobre a D.
Mas preciso dizer que marcaria a C por eliminação.. eu não entendi a frase cidadania ampliada como uma referência histórica.
é esse o meu maior problema com o enem.. eles criam umas frases que você fica tipo ಠ_ಠ
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Liss Collins Sab 27 Out 2018, 18:08

Oi, ddmr0123

Então, ali é dito que: "Mas ele [cidadania plena]  tem servido de parâmetro para o julgamento da qualidade da cidadania em cada país e em cada momento histórico."
Logo, teria que ter uma cidade ampla para situar-se na história de cada país.

Não tenho certeza, mas estou me baseando tudo no texto.
Liss Collins
Liss Collins
Jedi
Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste fórum